quinta-feira, setembro 13, 2007

O desafio de CRER

"Se amanhã não chover, vai estar um lindo dia!", expressão engraçada que uma minha amiga usa às vezes com sentido de humor. Esta não quer afirmar nada. Não é "carne nem é peixe", é apenas uma graçola, ou um disfarce de algo subentendido.

Mas eu posso dizer, com certo grau de convicção, que creio que amanhã não choverá, se não se apresentam indícios de chuva.
Ao utilizar a palavra creio, nesta frase, quero dizer que suponho que acontecerá assim, ou seja, não sei bem, não tenho certeza, mas acredito, tenho fé de que assim será. Essa é a minha opinião, embora possa não ser absolutamente segura.

Por outro lado, posso usar a palavra crer para significar que acredito, que confio em alguém, amigo, médico, advogado..., que tenho fé nessa pessoa.
É este segundo sentido do verbo crer que se usa na Fé dos cristãos. Eu creio em Jesus Cristo. Eu confio em Jesus Cristo, o enviado do Pai. Eu tenho Fé.

Ter Fé é deixar as seguranças humanas e embarcar numa aventura radical. Entrar numa relação interpessoal de amor com Cristo, de modo totalizante, até que esse amor já não caiba mais só dentro da relação, mas tenha de extravasar daí para fora, sendo arrastado aos que estão próximos.

Conhecemos ou já ouvimos falar de muitas pessoas concretas que rumaram neste sentido, desde Abraão até aos nossos dias. Pessoas como nós, que confiaram e aderiram a um projecto de vida novo. E fizeram-no de todo o coração, transformando assim o seu viver e o mundo à sua volta.

A definição de ou crer será, assim, uma atitude de confiança total na pessoa de Jesus Cristo vivo, Verbo de Deus, não de maneira abstracta, mas em comunhão íntima com Ele, que leva a acreditar na sua mensagem, procurando conhecê-la cada vez melhor e fazê-la chegar aos outros; que leva a um compromisso de ajudar a construir um mundo mais fraterno, mais justo.

"Mostra-me a tua fé sem obras e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras." (Tgo. 2, 18)

Eu sei que não é fácil, que surgem dificuldades, momentos de dúvida e de desânimo, avanços e recuos... mas se eu tenho Fé, a minha vida será conforme essa Fé e não conforme se apresentar o dia. Quer com sol, quer com chuva, terei de agir de acordo com aquilo em que creio.
É este o caminho da felicidade.

Obrigada, António, por me indicares Mc. 2, 17 [«Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os enfermos. Eu não vim chamar os justos mas, os pecadores»].

A minha resposta, então, até poderia ser com a citação de Lc. 6, 39 [«Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois nalguma cova?»].

Ou então, muito bem, com a de Lc. 7, 39 [«Se este homem fosse profeta, saberia quem e de que espécie é a mulher que lhe está a tocar, porque é uma pecadora!»].


Agora concluo com Lc. 11, 28:
"Felizes os que escutam a palavra de Deus e a põem em prática."

 
.

14 comentários:

Elsa Sequeira disse...

Coragem de crer....Adorei ler!!!

Passo para avisar que Domingo 16 de Setembro, é o Dia Global da acção por Darfur, vários paises vão unir as suas vozes...em Portugal o evento terá lugar em Lisboa Concentração no LARGO DO CAMÕES - pelas 18 horas!
Junta a tua voz a estas vozes!
Beijitos!!!

Pinguim Alegre disse...

Fantástico!

Obrigado!

Bj gende

Sandra Dantas disse...

Querida Fá,
espero que tenhas sempre a coragem de crer!!!

Existe um cântico do qual gosto imenso e "reza" assim: "Creio em Deus, como creio nas crianças e no sol. Como creio no caminho, no Homem e seu destino. Para além de Tudo eu creio em Deus.
Eu creio em Deus para além da alegria e também da minha dor, eu creio em Deus. E não sei se, muitas vezes, eu mereço o seu amor..."

E mais algimas coisas...
Gostei muito do teu texto,
Um grande abraço!

Anónimo disse...

"Nas gotas de água a espelhar
O formoso corpo na envolvência
Do exaltante perfume a emanar"

Bom fim de semana .

Anónimo disse...

adorei o post...
adorei imenso...e tem um fim puro!
bravo à escritora.

bjss

Anónimo disse...

os dedos mexem, a mente regozija...e a escrita nasce!
(assim funciona mente do Fontez)

:)
bjs e bom fds dear.

C Valente disse...

E que o amnã venha com sol ou com chuva , é sempre um lindo dia, estamos vivos
saudações amigas
Bom fim de semana

quintarantino disse...

Obrigado pela visita. Continue, mas sobretudo diga o que sentiu ao ler. Gostei do seu blogue.

antonio disse...

Acabo de chegar das Jornadas Missionárias e é curioso ler aqui que a Fé é deixar as seguranças e partir numa aventura radical com total confiança em Jesus Cristo. Ouvi isto mesmo da boca de quem fez essa opção e partiu em Missão. Fiquei surpreendido com a coragem desses (muitos) jovens que colocaram no centro das suas vidas a execução prática desta frase.

Lc 7,39, deve ser motor, porque somos todos assim quando estendemos a mão para Ele... e se com essa mão tocarmos o nosso irmão, então Ele estará em nós, como uma eucaristia renovada.

Fá menor disse...

Meus amigos,
não vou responder-vos individualmente, apenas desejar-vos uma boa semana sem medos de CRER! Tenhamos, pois, Fé corajosamente, sem receio de a demonstrar.
Bjinhos a todos

Anónimo disse...

Gostei muito!
Creio que crer é isso mesmo, acreditar, sem certeza e sem segurança, é uma aventura, uma escolha...

Uma boa semana! A crer... e a querer um mundo melhor!

Beijinhos.

Cátia disse...

Ola minha querida,

Hoje passo para te dar um beijinho e para te felicitar pela tua filhota. Crer é tambem acreditar que tudo correrá bem, que tudo irá seguir o seu caminho sempre acompanhadas por Ele. "O Senhor é meu pastor e nada me faltará"!!

Sei que a tua familia sofrerá algumas alterações e que as coisas não ficarao iguais, mas sei que irás ser forte, e que teras consciencia que terá que ser assim, que é este o caminho. Se precisares de alguma coisa, estou por perto.
Beijinhos grandes

Tiago R Cardoso disse...

Agradeço a visita ao meu blogue, vou likar lá este excelente local.

quintarantino disse...

Parabéns à menina linda que entrou em Arte e Design... e que seja bem sucedida no futuro.

Partilhas maiores