sábado, dezembro 08, 2007

Imaculada Conceição



Dogma da Imaculada Conceição:
Maria foi concebida sem o pecado original.

Foi concebida sem mácula do pecado original, diferenciando-se assim de todos os outros mortais. Portanto, ela é cheia de graça, desde o momento de sua concepção.

Este dogma da Igreja foi definido no Século XIX e proclamado oficialmente por Pio IX, na Bula Ineffabilis Deus, em 8 de Dezembro de 1854, após uma longa reflexão e amadurecimento de vários séculos: 

Já em 17 de Outubro de 1320, o bispo de Coimbra, D. Raimundo Evrard, instituiu o culto da Imaculada Conceição em Portugal, mandando que fosse celebrada todos os anos a 8 de Dezembro, na Basílica de Santa Maria de Coimbra, a actual Sé Velha. 

Também em 1646, o rei D. João IV proclamou como rainha e padroeira de Portugal a Imaculada Conceição.


Maria foi preservada do pecado original, por obra e graça do Espírito Santo, por estar destinada a vir a ser mãe de Jesus Cristo, o Filho de Deus que assumiu a nossa natureza humana. 

Foram seus pais São Joaquim e Santa Ana.

--------


Do Evangelho de hoje:
O Anjo disse a Maria:
«Não temas, Maria, pois achaste graça diante de Deus. Hás-de conceber no teu seio e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-Se-á Filho do Altíssimo.»

Maria confiou e disse SIM:
«Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra».



É nesta resposta conclusiva ao Anjo, que se manifesta a fé de Maria.


A fé consiste, assim, na entrega total a Deus, como fez Maria ao declarar-se serva do Senhor. Uma entrega que leva a que Deus seja tudo na pessoa que nEle confia, e em que a pessoa se dispõe a fazer tudo o que agrada ao seu Senhor.


«Avé, cheia de graça, o Senhor está contigo»


Santa Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, roga por nós, pecadores. Ajuda os teus filhos a dizerem, como tu, um SIM sem reservas.

12 comentários:

antonio disse...

Plena de Graça, como Eva nasceu sem pecado, Senhora da vida é ela quem esmaga a cabeça da serpente.

Fá menor disse...

A Virgem Maria, ao ser isenta do pecado original, constitui, de facto, a primeira vitória contra o pecado, simbolizado pela serpente. Ela é, sim, a Nova Eva, que vem intervir na obra da Redenção de todo o género humano.

quintarantino disse...

... desculpa, Fá... não sei que dizer...

C Valente disse...

Paz e amor , ao homens de boa vontade
Saudações amigas

Anónimo disse...

Este é um post complicado...
Não é simples esse sim sem reservas... mas tb me parece que a ideia não é ser simples...

Beijo.

" R y k @ r d o " disse...

Essa teoria de ser concebida por graça do Espirito Santo não contraria o: Amai-vos e multiplicai-vos?
.
Abraço poético

Fá menor disse...

Ricardo, não há contradição alguma.
1. Não é teoria, é um Dogma de Fé.
2. Há que distinguir duas situações, dois momentos ou duas concepções ou conceições: a de Maria e a de Jesus:
a) Jesus é O Filho de Deus, que foi concebido no ventre de Maria sem intervenção de homem algum, apenas de Deus Espírito Santo.
b) Maria, por ter sido de antemão escolhida por Deus para ser a Mãe que traria o Seu Filho ao nosso mundo, teria de ser uma mulher especial; por isso foi preservada, por Deus, de mácula original logo na sua concepção pelos seus pais Joaquim e Ana. E é disso que se trata hoje: a imaculada concepção/conceição de Maria, ou seja, hoje celebramos o dia em que Maria foi concebida, sem mácula, sem mancha de pecado original. Por isso daqui a nove meses, 8 de Setembro, celebramos o nascimento de Maria.

MARILENE disse...

Linda postagem, Fá! A fé é preciosa e Maria a nossa intercessora . Bjs.

Fá menor disse...

"Talvez o dogma que se celebra neste dia seja muito claro para algumas meninas na Índia. O NASCIMENTO DELAS NÃO FOI UMA ALEGRIA. Deram-lhes os nomes de NAKUSHA ou de NAKUSHI, que significada «não foste desejada, não és querida», em vez de VAISHALI, que quer dizer beleza, bondade, prosperidade. É urgente recusar RÓTULOS... rejeitar SENTENÇAS... Ignorar o FATALISMO... Precisamos tanto de ti Mulher de Nazaré, a quem chamamos BENDITA... FELIZ... "

Eneida Costa

Lucimar da Silva Moreira disse...

Maria teve a graça de ser a escolhida pra ser a mãe de Jesus, Fa bjs.

Mário Margaride disse...

Olá amiga,
Como não crente, não dou muita relevância a esta comemoração. Todavia, respeito as crenças de cada um. Por isso mesmo, compreendo a importância que os crentes dão à este feriado.

Muito Obrigado, pela visita e gentil comentário no meu cantinho.
Beijinhos, e feliz semana!

Mário Margaride

http://poesiaaquiesta.blogspot.com

Meulen disse...

Gracias a su Si, el mundo puede respirar al final del tiempo para que por esa misericordia excelsa de su vientre donado nos dió al Salvador y ella como Madre de la humanidad.

Un abrazo.

Partilhas maiores