20110220

Paradoxos

A Ailime mostrou-me um toque do Divino:

“Para chegares a saborear tudo,
Não queiras ter gosto em coisa alguma.
Para chegares a possuir tudo,
Não queiras possuir coisa alguma.
Para chegares a ser tudo,
Não queiras ser coisa alguma.
Para chegares a saber tudo,
Não queiras saber coisa alguma.”


Um paradoxo de "nada saber para perceber tudo" de S. João da Cruz.

E eu fiquei com sede e fui procurar mais:

“Entrei onde não sabia,
e fiquei sem saber,
toda a ciência transcendendo.

Eu não sabia onde entrava,
porém, quando lá me vi,
sem saber onde estava,
grandes coisas entendi.
Não direi o que senti
pois fiquei sem saber,
toda a ciência transcendendo.

De paz e de piedade
era a ciência perfeita,
em profunda solidão,
diretamente entendida;
era coisa tão secreta,
que fiquei balbuciando,
toda a ciência transcendendo.

Estava tão enlevado,
tão absorto e desatento,
que meu sentido ficou
de todo sentir privado;
e o espírito dotado
de um entendimento sem entender
toda ciência transcendendo.”


Descobri sabedoria muito bela nestes escritos de um Santo-poeta que nos deve levar à reflexão - S. João da Cruz, o poeta do amor!

"Para chegares ao que não gostas, hás de ir por onde não gostas."

.

7 comentários:

Nova Civilização disse...

Amiga Fa,

São João da Cruz nos leva a refletir e a meditar o amor, a sabedoria da cruz.No youtube tem um dos seus poemas cantados. Noite escura. É belíssimo!!! Meditar sobre este poema é algo extraordinário... nos faz ir ao mais profundo da alma,

A irmã Kelly Patrícia da comunidade Hesed tb tem uma musica sobre este poema.

NOITE ESCURA: Poema de São João da Cruz, Carmelita.

http://www.youtube.com/watch?v=Uf_szFUll2I

abraços,

Gisele

gatinhafofa disse...

adoro paradoxos.... não sei porkê mas fazem-me rir.

Pena disse...

VOCÊ e a amiga enorme Ailime transcendem-me de pureza, beleza e encanto.
São perfeitas como as lições dos Santos/Sabedores.
Terei maior atenção. MUITO OBRIGADO, amiga.
MUITO OBRIGADO pelos doces comentários.
Fiquei maravilhado e sensibilizado.
Abraço amigo forte de uma autêntica amizade na Fé em Cristo que respeito em quem crê nela.
Sempre admirá-la

pena

Fiquei sem palvras, acredite?
É magistral de pureza.
Perfeita.
Fantástica.
Bem-Haja, amiga a sério.

Álvaro Lins disse...

Bonito! Só.

teresa disse...

gostei muito ,, não conhecia muitas coisas deste santo ..

jinhos ..

xistosa - (josé torres) disse...

Por isso são paradoxos.
Quando chego a um cruzamento acelero a fundo. Quanto mais depressa me vir livre da morte, melhor.
Penso que uma boa definição para paradoxo.Há muitos mais, mas não consigo, aqui, enumerá-los.
São mais do que muitos.
Uma boa semana.

Ailime disse...

Ó Fá,
Que bom "saborear" de novo S. João da Cruz.
Muito obrigada.
Beijinhos da
Ailime

Podes partilhar também aqui as tuas palavras