20130105

Pérolas para Jesus

Todos sabem que os presentes oferecidos ao Menino Jesus pelos Reis Magos foram: ouro, incenso e mirra.

Mas há uma lenda, formada na Idade Média, que nos fala de um outro Rei Mago que lhe levava Pérolas. Será que lhas chegou a oferecer?... vamos ver:

Reza a lenda que o Rei Mago Artaban também viu a estrela brilhar sobre Belém, mas chegava sempre atrasado aos lugares onde Jesus poderia estar, porque encontrava pobres e miseráveis a precisar da sua ajuda.

Primeiro desencontrou-se de Melchior, Gaspar e Baltasar, porque lhe apareceu um homem meio morto no caminho, a quem o coração lhe pediu para ajudar. Quando chegou a Belém, teve de comprar a vida de uma criança que estava para ser assassinada, às ordens de Herodes, tendo dado ao soldado uma das pérolas que levava para oferecer ao Menino Jesus.
Ficando a saber que José e Maria tinham fugido para o Egipto, pôs-se a caminho mas Jesus já havia regressado a Nazaré. Quis ir lá adorá-lO mas um escravo ia ser levado à força para as galés e Artaban achou por bem oferecer-se em troca dele para esse trabalho.
Depois de trinta anos de trabalhos forçados chega então a Jerusalém... quando é tarde demais: o menino já é homem e está a ser crucificado nesse dia.
Este Rei Mago tinha comprado pérolas para Cristo, mas precisou de as vender quase todas para ajudar as pessoas que foi encontrando no seu caminho. Sobrou apenas uma pérola – e o Rei Mago pensa com ela comprar a libertação de Jesus. Mas encontra uma mulher aflita a ser levada por uns homens. E salvou-a, oferecendo a pérola aos atacantes. Agora já nada mais podia fazer. Nem uma pérola lhe restava para resgatar Jesus.

– Falhei a missão da minha vida – pensou o Rei Mago.
Mas nesse momento, ouviu uma voz:

– Ao contrário do que pensas, tu encontraste-me durante toda a tua vida. Eu estava a morrer e tu resgataste-me. Tu livraste-me da morte quando acudistes àquelas pessoas necessitadas. Eu estava em todos os pobres e indefesos do teu caminho. A tua caridade para com essas pessoas necessitadas foi a melhor pérola que me podias dar. Muito obrigado por tantos presentes de Amor!


Este Rei Mago pode ser cada um de nós, quando oferecemos as nossas pérolas a Jesus, nas pessoas dos nossos próximos.


"Virão adorar-Vos, Senhor, todos os povos, todos os povos da terra." (Salmo 71 (72))

13 comentários:

O Árabe disse...

Maravilhosa história... magnífica lição! Boa semana, amiga.

Emília Pinto e Hermínia Lopes disse...

Mas que linda lenda, Fá! Não conhecia, mas comoveu-me; afinal todos os dias podemos oferecer presentes a Jesus ajudando o nosso próximo. E isso é tão fácil, não? Basta um sorriso, uma palavra de conforto uma mão estendida pronta a ajudar. Não precisamos de pérolas; os pequenos gestos são as jóias mais preciosas que existem. Um beijinho, amiga e obrigada por este momento. Fica bem e que este ano possas dar e receber muitas pérolas. Um beijinho
Emília

helia disse...

Uma História muito bonita que me encantou ! Desjo que 2013 qe começou há poucos dias lhe traga muita saúde, Paz e Amor .

Lilá(s) disse...

Adorei a história!
Bjs

Ailime disse...

Olá amiga Fá, que maravilhosa pérola nos contou aqui! Não conhecia esta lenda e fiquei fascinada!Que lição. Grata por partilhá-la. Bjs Ailime

SOL da Esteva disse...

Uma Pérola, este Texto tão sentido, tão genuíno, tão enriquecedor e edificante.
Gostei muito e dou-te os meus parabéns.


Beijos


SOL

GarçaReal disse...

Simplesmente maravilhosa esta história ou lenda que nos dá um enorme ensinamento. Devemos sempre fazer o bem, sem olhar a quem. Assim talvez não falhemos a nossa missão aqui na terra.

Adorei

Um fim de semana de luz em teu coração

Bjgrande do Lago

. intemporal . disse...

.

.

. sem dúvida . que sejamos então uma pérola . que se multiplica na passagem de cada dia . até porque . agradecimento mayor não podemos dar . a Quem nos colocou neste mundo . a caminhar .

.

. um bom.domingo,,, .

.

. um beijo meu .

.

.

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Querida amiga

Quando as palavras,
se vestem
de ensinamentos
de amor,
elas por si
se fazem perfeição.

Que todos os dias
os sonhos nasçam em ti,
como nasce o sol pela manhã...

© Piedade Araújo Sol disse...

muito bela esta história.
um beijo

Maré Viva disse...

Linda a historia, que é realmente uma grande lição.
Também acredito que cada um de nós tem o poder de usar as suas pérolas de muitas e variadas maneiras, desde que em prol do bem e da verdade!
Beijos.

elvira carvalho disse...

Vim agradecer a visita ao Sexta e conhecer o seu blogue. Imagine a minha surpresa quando vi quem era a autora do blogue.
Aproveito para lhe dizer que adorei o seu Memória Alada.
Um abraço e bom fim de semana

Fa menor disse...

Fico muito grata e feliz pelo feedback, amiga Elvira!
Abraço!