segunda-feira, março 06, 2017

As tentações a que Jesus não fugiu, mas enfrentou


O Evangelho de Mateus 4,1-11 faz-nos reflectir nas tentações de Jesus, que são também as nossas:

⇒ tentação de Ter:
«Se és Filho de Deus, diz a estas pedras que se transformem em pães»
(a tentação de ser Messias através das riquezas e da posse;

⇒ de Poder:
«Tudo isto Te darei, se, prostrado, me adorares»
(a tentação de ser Messias através da subjugação do outro e do domínio):

⇒ de (A)parecer (dar nas vistas):
«Se és Filho de Deus, lança-Te daqui abaixo, pois está escrito: ‘Deus mandará aos seus Anjos que te recebam nas suas mãos, para que não tropeces em alguma pedra’»
(a tentação de ser Messias através do sucesso e da imagem).


 Às quais somos desafiados a contrapor as atitudes fundamentais de
 ➸ Desprendimento:
«Está escrito: ‘Nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus’»;

➸  Serviço:
«Vai te, Satanás, porque esta escrito: ‘Adorarás o Senhor teu Deus e só a Ele prestarás culto’»;

 Autenticidade:
«Também está escrito: ‘Não tentarás o Senhor teu Deus’»;

11 comentários:

Unknown disse...

Tentações/desafios a que nós estamos inevitavelmente sujeitos como filhos de Deus e que devemos agradecer,porque provas indispensáveis ao nosso crescimento espiritual.
Abraço.

Majo Dutra disse...

Muito interessante, Fá.
Dias felizes.
Abraço.

Smareis disse...

Estamos sujeitos a tentação e somos desafiados todos os dias.

O fundo musica é muito bom.
Gosto muito de Only Time , com Enya

Um lindo e aconchegante outono e que vocês possam preencher cada minuto desta nova estação com muita alegria, fé e paz!
Abraço!

Roselia Bezerra disse...

Bom dia, querida Fá!
As tentações nos impelem a sermos melhores e vermos, paralelamente, qual fraco somos sem Jesus!
Bjm muito fraternal

alfacinha disse...

A fé é uma guia que dá muito apoio durante o tempo que estamos nesta terra
Abraço

By Me disse...

Jesus, fez-se Homem e como tal, um ser igual a nós. As mesmas tentações, as mesmas dúvidas, a mesma vontade de fugir. Reflito; Jesus tinha a certeza que era Filho do Pai e nós ? De qualquer forma, viveu na maior simplicidade, humildade, santidade. Após
Mais de dois mil anos, continuam, pelo mundo inteiro, a reunir-se em seu nome. E será para sempre Eterno ! Grande mistério !!!
Beijinho

J.P. Alexander disse...

Genial reflexion te mando un beso

Ana Tapadas disse...

Uma releitura perfeita.
Estou contigo.
Beijo

Jaime Portela disse...

Interessante.
As tentações são o diabo...
Boa semana, amiga Fá.
Beijo.

Fá menor disse...

As tentações de Jesus no deserto (Padre Nuno Serras Pereira)

«Aproveitando-se da Sua fraqueza e da necessidade humana o diabo insinua-se dizendo-lhe que se é quem é, o Messias, o Filho de Deus, transforme as pedras em pão. Ao que Jesus responde citando a Sagrada Escritura: “Está escrito: Nem só de pão vive o homem”. Convirá notar que nesta tentativa de sedução do diabo se topam claramente duas tentações.

1- A primeira, se assim podemos falar, consiste na concupiscência da carne, precisamente aquela a que Eva e Adão não resistiram comendo do fruto proibido; trata-se do prazer sensual, daquilo que satisfaz, desordenadamente, os nossos apetites. Curiosamente a queda nesta tentação, num certo sentido, ocorre também no Êxodo do povo israelita quando na sua jornada submetido a um jejum de pão se revolta contra Deus, representado por Moisés. Desconfiaram de Deus, não acreditando que lhes pudesse dar o pão do céu - o maná.

2- A segunda está subtilmente implícita na primeira. Podemos dizer que ela só se descobre pela resposta pronta de Jesus: Nem só de pão vive o homem. Jesus Cristo desmascara o diabo revelando a essência da sua proposta, a saber que o pão, a fartura, os bens materiais seriam suficientes para salvar o mundo - o homem seria reduzido ao seu estômago, quem garantisse somente a alimentação material salvaria o mundo. Pelo contrário Jesus afirma que a Palavra de Deus, que é Ele próprio, é fundamental, é essencial. De facto, é esta Palavra feita carne e feita Eucaristia, que se multiplica continuamente e Ela só é capaz de quebrar os grilhões do nosso egoísmo, que salvará o mundo.

B) A segunda tentação está assim descrita: Levando-o a um lugar alto, o diabo mostrou-lhe, num instante, todos os reinos do universo e disse-lhe: «Dar-te-ei todo este poderio e a sua glória, porque me foi entregue e dou-o a quem me aprouver. *Se te prostrares diante de mim, tudo será teu.» Jesus respondeu-lhe: «Está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a Ele prestarás culto.»

O diabo mostra a Jesus, numa visão, todos os reinos, que lhe foram entregues por Adão, rei de toda a Terra - sendo Eva a rainha -, ao cair na sua diabólica tentação.

Enquanto na primeira tentação a gula e os prazeres sensuais são sublinhados, nesta segunda acentua-se o ter e o poder, o “sereis como Deus” se comerdes do fruto proibido, tudo vos estará sujeito, dominareis todo o universo, não precisais de Deus para nada, Ele é vosso inimigo, tem-vos inveja. A cruz é uma tolice, uma ignomínia incompatível com o ter e o poder.

A isto Jesus replica que não Se deixa vender, afirmando a Verdade absoluta: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a Ele prestarás culto. Podia-se porventura acrescentar, para nosso proveito: “Que importa ao homem ganhar o mundo inteiro se vier a perder a sua alma?”.

C) Em seguida, conduziu-o a Jerusalém, colocou-o sobre o pináculo do templo e disse-lhe: «Se és Filho de Deus, atira-te daqui abaixo, pois está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito, a fim de que eles te guardem; 11e também: Hão-de levar-te nas suas mãos, com receio de que firas o teu pé em alguma pedra.»
Disse-lhe Jesus: «Não tentarás ao Senhor, teu Deus.»

Nesta tentação é de notar que tanto o diabo como Jesus citam passagens da Sagrada Escritura. O sentido mais profundo desta contraposição significa que o Antigo Testamento lido sem Cristo torna-se um instrumento do Maligno, enquanto que lido em Cristo e com Cristo é, de facto, Palavra de Deus.

O diabo aqui tenta persuadir Jesus que alcançará o Seu propósito, o Seu destino através do sucesso, da honra, da vaidade, como que obrigando Deus (Pai) a fazer um Milagre extraordinário para provar que Jesus É quem É. Mas o Senhor conhece melhor do que ninguém os caminhos do Pai. E a Sua relação de Amor infinito com Ele sabe muito bem que não se põe Deus à prova com um espectáculo imbecil. »

http://senzapagare.blogspot.com/2022/03/as-tentacoes-de-jesus-no-deserto.html

Fá menor disse...

Porque nem só de pão vive o homem (Pe. Armando Duarte)

https://partilhas-em-fa-m.blogspot.com/2023/02/nem-so-de-pao-vive-o-homem.html

Partilhas maiores