sábado, outubro 12, 2019

O preço e o valor; e o sítio certo

Um pai, em determinado dia, chamou o filho e disse-lhe:
- Filho, vou dar-te este relógio, que é muito especial para mim. É um relógio muito antigo do teu bisavô. Há mais de 100 anos que está na nossa família. Talvez seja a melhor herança que eu te possa deixar. Mas antes, quero que procures saber quanto vale. Vai ali ao café em frente e diz às pessoas que lá estiverem que queres vendê-lo, para ver quanto te dão por ele.

O filho lá foi. Quando voltou disse que, lá no café, o máximo que lhe ofereceram foi 10€, porque disseram que era velho. Então o pai disse:
- Agora vai ao relojoeiro e faz o mesmo.
O jovem assim fez e na relojoaria conseguiu uma oferta de 30€ pelo relógio. O pai disse:
- Então agora quero que vás ao museu, nas primeiras horas da manhã, e mostres lá o relógio.
Ele assim fez. Chegou lá ainda antes de o museu abrir. Quando abriu, entrou e procurou por quem dirigia o museu para oferecer o relógio.

Quando voltou disse ao pai:

- O dono do museu ficou com os olhos brilhantes diante do relógio e, irradiando alegria, disse que o relógio é uma peça rara. Existirão no mundo apenas 100 exemplares deste relógio. Disse que algo assim não tem preço... de tão raro que é. Aconselhou-me a não vender, pois eu tinha nas mãos uma verdadeira jóia. Mas, se por acaso, eu me quisesse desfazer do relógio, que o procurasse em primeiro lugar, pois ele pagaria 50.000€ por ele.

O pai então disse:
- Filho, a herança que tenho para te deixar não é o relógio nem os 50.000€ que ele pode valer. A herança que te vou deixar é esta lição: não fiques irritado por não te darem o valor que mereces. Ninguém te vai dar o valor certo enquanto estiveres no lugar errado.
Quem sabe o teu valor é quem te aprecia; nunca fiques num lugar onde não te valorizam, um lugar que não combina contigo. Não sejas a pérola dos porcos. Conhece o teu valor!
O relógio já é teu. Ele pode valer 50.000€... mas escolher os lugares e as pessoas que são tão valiosos como tu, ah, isso não tem preço; isso tem valor! Eu queria que aprendesses que o lugar certo conhecerá o teu valor da maneira certa.

(desconheço o autor)

9 comentários:

Celso José Costa disse...

Linda história que faz lembrar as parábolas biblicas
Muito grato pela partilha
Abraço amigo

alfacinha disse...

A história tem uma moral linda
abraço

Ailime disse...

Boa tarde Fá,
Um história linda de que destaco esta frase que me tocou "Ninguém te vai dar o valor certo enquanto estiveres no lugar errado."!
Tão verdade, Fá!
Só que nos dias que correm a mudança, por vezes, é tão difícil..!
Um beijinho e ótimo domingo.
Ailime

edna figueiredo disse...

Olá querida amiga Fá!
Que história linda!
Beijos, Deus cuide de ti, e te rodeie de quem te dê o valor merecido.

Diná Fernandes disse...

OLá Fá!
Que rica postagem, verdades incontestes

Destaco:
"O pai então disse:
- Filho, a herança que tenho para te deixar não é o relógio nem os 50.000€ que ele pode valer. A herança que te vou deixar é esta lição: não fiques irritado por não te darem o valor que mereces. Ninguém te vai dar o valor certo enquanto estiveres no lugar errado.
Quem sabe o teu valor é quem te aprecia; nunca fiques num lugar onde não te valorizam, um lugar que não combina contigo. Não sejas a pérola dos porcos. Conhece o teu valor!
O relógio já é teu. Ele pode valer 50.000€... mas escolher os lugares e as pessoas que são tão valiosos como tu, ah, isso não tem preço; isso tem valor! Eu queria que aprendesses que o lugar certo conhecerá o teu valor da maneira certa."

Eu comparo esse fragmento que destaquei, com o que acontece nas redes sociais, o
toma lá dá cá,tem usuários que só visita se for visitado, só comenta se for comentado e por ai vai, precisamos estar no lugar certo e estarmos perto de amigos certos, pq os fingidos
a gente descarta.

Bjss

Majo Dutra disse...

Que maravilha, Fá!

Adorei, grande contista!!

Abraços
~~~~

By Me disse...

Cada um de nós tem o seu valor! Se um médico tem mérito, um varredor de rua tem o seu mérito! São diferentes mas ambos necessários! Pena que muita gente não entenda o óbvio!

Bom conto!
Beijinhos

J.P. Alexander disse...

Muy buena lección te mando un beso

Lucimar da Silva Moreira disse...

Fá uma belíssima história pra refletir, uma história de aprendizagem bjs.

Partilhas maiores