Mostrar mensagens com a etiqueta Músicas. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Músicas. Mostrar todas as mensagens

sábado, julho 31, 2010

[Somos] Vasos de Barro





domingo, julho 25, 2010

Ei-los que partem...

... em Missão JP2

Gostei muito de participar na Celebração do Envio de um grupo de jovens que partem em Missão para a Chapadinha - Nordeste do Brasil .

Que o Senhor os abençoe e proteja!


-

Se sentes dentro de ti
A vontade de amar
Em gestos que criam fontes
A audácia de sonhar
Mais longínquos horizontes
E o apelo a escalar
Cada vez mais altos montes
Cada vez mais altos montes
Então ...

Tens em ti um pedacinho de Deus
Tens rumos certos no coração
Desperta o sonho, tens em ti os céus
Liberta a vida da palma da mão
Faz desses rumos os caminhos teus
De Jesus recebeste,recebeste, esta missão


Se sentes dentro de ti
Sempre a sede de gritar
O nome da liberdade
A coragem de falar
A palavra da verdade
E a servir, participar
Na construção da cidade
Na construção da cidade
Então ...

Se sentes dentro de ti
O silêncio inspirar
A paz ao teu coração
Chamando-te a enfrentar
A vida com decisão
E teimas acreditar
Na esperança de um mundo novo
Na esperança de um mundo novo
Então ...

Pedacinho de Deus

quarta-feira, julho 07, 2010

Abrir as mãos se o salto é sem rede



Pedes-me um tempo,
para balanço de vida.
Mas eu sou de letras,
não me sei dividir.
Para mim um balanço
é mesmo balançar,
balançar até dar balanço
e sair..

Pedes-me um sonho,
para fazer de chão.
Mas eu desses não tenho,
só dos de voar.

Agarras a minha mão
com a tua mão
e prendes-me a dizer
que me estás a salvar.
De quê?
De viver o perigo.
De quê?
De rasgar o peito.
Com o quê?
De morrer,
mas de que paixão?
De quê?
Se o que mata mais é não ver
o que a noite esconde
e não ter
nem sentir
o vento ardente
a soprar o coração...

Prendes o mundo
dentro das mãos fechadas
e o que cabe é pouco
mas é tudo o que tens.
Esqueces que às vezes,
quando falha o chão,
o salto é sem rede
e tens de abrir as mãos.

Pedes-me um sonho
para juntar os pedaços
mas nem tudo o que parte
se volta a colar.

E agarras a minha mão
com a tua mão e prendes-me
e dizes-me para te salvar.
De quê?
De viver o perigo.
De quê?
De rasgar o peito.
Com o quê?
De morrer,
mas de que paixão?
De quê?
Se o que mata mais é não ver
o que a noite esconde
e não ter
nem sentir
o vento ardente
a soprar o coração.

Balançar - Mafalda Veiga

sábado, julho 03, 2010

Rezar de manhãzinha



Deus reza de manhãzinha

Poder rezar-lhe e poder escutá-lO é
simplesmente uma delícia!



LUDOVICO EINAUDI - Nefeli


quinta-feira, junho 24, 2010

P'lo S.João - Queijo e Pão

Dão nas vistas em qualquer lugar
Jogando com as palavras como ninguém
Sabem como hão-de contornar
As mais directas perguntas

Aproveitam todo o espaço
Que lhes oferecem na rádio e nos jornais
E falam com desembaraço
Como se fossem formados em falar demais

Demagogia feita à maneira
É como queijo numa ratoeira

P’ra levar a água ao seu moinho
Têm nas mãos uma lata descomunal
Prometem muito pão e vinho
Quando abre a caça eleitoral

Desde que se vêem no poleiro
São atacados de amnésia total
Desde o último até ao primeiro
Vão-se curar em banquetes, numa social

Demagogia feita à maneira
É como queijo numa ratoeira

Demagogia- Lena D’Água (Single, EMI, 1982)





Há canções que não são novas mas que permanecem actuais.

É como no reino dos pardais:
eles não conseguem mudar os acordes aos chilreios
mas quando se juntam fazem um grande cagaçal.

segunda-feira, maio 31, 2010

Mãe, no Teu Mês que Chega ao Fim...

Mãe, o meu dia chegou ao fim
Sinto uma paz dentro de mim
E estou feliz, no meu cansaço

Mãe, por tudo o que eu fui e dei
Leva o meu obrigado ao Pai
Enquanto fico em Teu regaço


Em ti, eu encontrei o que procuro
Mais energia para dar, e para ser
Mãe, és meu caminho e meu seguro
E sinto bem que Tu me estás a acolher

Aqui, o abandono filial
Vou aprender e o Teu colo experimentar
Mãe, confio a Ti meu ideal
E sinto bem que Tu me estás a transformar



Mãe, o meu dia chegou ao fim
Letra e Música: Ir. Maria Amélia Costa IFHIC
Acordes, Pauta e Ouvir

sábado, abril 24, 2010

Tu és, Senhor, o meu Pastor

Pelos prados e campinas verdejantes eu vou,
é o Senhor que me leva a descansar.
Junto às fontes de águas puras repousantes eu vou,
minhas forças o Senhor vai animar.

Tu és, Senhor, o meu pastor,
por isso nada em minha vida faltará. (bis)

Nos caminhos mais seguros junto d’Ele eu vou,
e pra sempre o seu nome eu honrarei.
Se eu encontro mil abismos nos caminhos eu vou,
segurança sempre tenho em suas mãos.

Ao banquete em sua casa muito alegre eu vou,
um lugar em sua mesa me preparou.
Ele unge minha fronte e me faz ser feliz
e transborda a minha taça em seu amor.

Bem à frente do inimigo confiante eu vou,
tenho sempre o Senhor junto de mim.
Seu cajado me proteje e eu jamais temerei
sempre junto do Senhor eu estarei.

Co’alegria e esperança, caminhando eu vou,
minha vida está sempre em Suas mãos.
E na casa do Senhor eu irei habitar
e este canto para sempre eu cantarei.

Pelos Prados e Campinas

(Padre Zezinho, Pelos Prados e Campinas - Salmo 22)
(Partitura e acordes)


sexta-feira, abril 16, 2010

A Vida Deixa Sempre a Porta Aberta

A vida é tão diferente
Daquilo que sonhamos
Talvez o nosso mal seja acordar
Lancei o meu futuro
Para lá do firmamento
E agora não consigo lá chegar

Estou a sentir
A minha voz perdida no deserto
Mas sou quem diz
Que a vida deixa sempre a porta aberta
P'ra que eu possa lá entrar
E quem sabe regressar
À mais pura inocência

A vida é tão diferente
Dos sonhos que lembramos
Eu sei que o nosso mal é recordar
Perdi o teu futuro
P'ra lá do nosso tempo
E agora não consigo lá voltar

Estou a Sentir
A minha voz perdida no deserto
Mas sou quem diz
Que a vida deixa sempre a porta aberta
P'ra que eu possa lá entrar
E quem sabe te encontrar
Na mais pura inocência

(Polo Norte, Pura Inocência)



(acordes)

Mas sou quem diz
Que a vida deixa sempre a porta aberta

sábado, março 06, 2010

Vem Senhor, ensina-me a rezar

Vem Senhor, ensina-me a rezar
Vem Senhor, ensina-me a esperar
Quero ter uma razão p’ra viver
Algo em que acreditar
Eu só quero amar em Ti, Senhor

Então saberei qual o caminho a seguir
E encontrarei a razão de existir (bis)

Sei Senhor que um dia Tu verás
Este mundo que Te pede amor e paz
Construir algo que a todos trará
A alegria de sentir
Que esta vida mudará

Vem Senhor - Maria Durão e Luis Roquette


sexta-feira, dezembro 25, 2009

Eis O Milagre!



Santo! Santo! Santo! Santo!
Todo o céu veio cantar,
Eis aqui O milagre !
na cidade de Belém,
com uma Estrela a brilhar,
e Deus sorrindo entre nós,
Eis aqui O milagre !
Levai as novas sobre a terra,
Vinde para adorar,
Toda a criação cante...
Eis aqui O milagre !
Para ti nasceu o Rei.

E vós pastores no campo,
Ouçam os anjos cantar,
"Novas de alegria trazemos,
Nasceu o vosso Rei,
Sigam a estrela brilhante,
nesta noite de natal,
Encontrareis o Salvador,
Debaixo da sua luz".

(Behold a Miracle - letra em português)



Linda Edge - Behold a Miracle.wma

sábado, dezembro 19, 2009

Que Brilhe [em nós] Uma Nova Luz!

Existe um grande céu
Tão perto de você
Eu sei que encontrei
Essa nova forma de viver
Me tocou com seu amor
E mudou meu coração
Me iluminou com sua luz
E deu a paz com seu perdão

Então que brilhe a Nova Estrela
E renove todos nós
Vem mostrar o Teu poder
Que nos cura e faz crescer
Pois que brilhe a Nova Estrela
Eu sei que é Jesus
Que nos chama de irmãos e nos conduz


Os dias que eram vazios
Se encheram de alegria
Hoje aprendi viver melhor
Com Jesus não me sinto só
Se você não me entendeu
O importante é ser feliz
Abra o coração e se entregue a Deus
E saberá o que ele diz

(Anjos de Resgate - Uma Nova Luz)

Vídeo no Youtube: O Nascimento de Jesus


Que brilhe sobre nós a Nova Estrela e nos fortaleça com os seus dons - os dons do Deus Menino.

Um Santo e Feliz Natal para todos vós!

sexta-feira, novembro 06, 2009

Manda Teu Espírito

Ao meu redor
Procuro entender
O que virá
Se bem longe eu vou estar

Diante de Ti
Eu entreguei os meus caminhos
Pra Te sentir
E nunca mais chorar sozinho

Mas cansado estou
e fraco a esperar
que Tua doce voz
venha o meu sono despertar

Manda Teu espírito e vem me abraçar
Pra eu não chorar
Preciso de Ti aqui
Pra me consolar


Só Você faz o mar se acalmar
E traz paz iluminando o meu olhar
Sabes ouvir as dores do silêncio
E persistir em esquecer os meus lamentos

Sei que em Você
Encontro meu alento
Estendo as minhas mãos
Entrego os meus sentimentos

Manda Teu espírito e vem me abraçar
Pra eu não chorar
Preciso de Ti aqui
Pra me consolar


 (As Dores Do Silêncio, Rosa de Saron
Composição: Eduardo Faro)


sábado, outubro 03, 2009

O Inferno que escolhemos

"Deus desapareceu da política.
Por isso, a política tornou-se um Inferno."

Li isto e muito mais em
Crónicas de uma peregrinação
sob o título:
O Inferno Somos Nós.

Nunca tinha lido um retrato tão perfeito do inferno que escolhemos!

Por isso:

"Se ouvires a voz do vento
Chamando sem cessar
Se ouvires a voz do tempo
Mandando esperar.

A decisão é tua
A decisão é tua
São muitos os convidados
Quase ninguém tem tempo

Se ouvires a voz de Deus
Chamando sem cessar
Se ouvires a voz do mundo
Querendo te enganar

A decisão é tua
A decisão é tua
São muitos os convidados
Quase ninguém tem tempo

O trigo já se perdeu
Cresceu, ninguém colheu
E o mundo passando fome
Passando fome de Deus

A decisão é tua"

(Padre Zezinho - A Decisão é Tua)


sábado, agosto 22, 2009

Abençoa, Senhor, o JP e a Cris

abençoa-os sempre!
...

Que nenhuma família comece em qualquer de repente
Que nenhuma família termine por falta de amor
Que o casal seja um para o outro de corpo e de mente
E que nada no mundo separe um casal sonhador
Que nenhuma família se abrigue debaixo da ponte
Que ninguém interfira no lar e na vida dos dois
Que ninguém os obrigue a viver sem nenhum horizonte
Que eles vivam do ontem, no hoje e em função de um depois

Que a família comece e termine sabendo aonde vai
E que o homem carregue nos ombros a graça de um pai
Que a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor
E que os filhos conheçam a força que brota do amor

Abençoa, Senhor, as famílias, Amén!
Abençoa, Senhor, a minha também!

Que marido e mulher tenham força de amar sem medida
Que ninguém vá dormir sem pedir ou sem dar seu perdão
Que as crianças aprendam no colo o sentido da vida
Que a família celebre a partilha do abraço e do pão
Que marido e mulher não se traiam nem traiam seus filhos
Que o ciúme não mate a certeza do amor entre os dois
Que no seu firmamento a estrela que tem maior brilho
Seja firme esperança de um céu aqui mesmo e depois

Que a família comece e termine sabendo aonde vai
E que o homem carregue nos ombros a graça de um pai
Que a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor
E que os filhos conheçam a força que brota do amor

Abençoa, Senhor, as famílias, Amén!
Abençoa, Senhor, a minha também!!




__________

...
...
... com uma lágrima ao cantinho do olho...

só espero que esta não chame as outras todas ;)

domingo, julho 12, 2009

Vem Espírito

Eu quero amar,
Eu quero ser,
Aquilo que Deus quer
Sozinho(a) eu não posso mais
Sozinho(a) eu não posso mais viver.

Eu quero viver,
Eu quero fazer,
Aquilo que Deus quer
Sozinho(a) eu não posso mais
Sozinho(a) eu não posso mais viver.

Vem Espírito (vem Espírito)
Oh, vem Espírito.
Sozinho(a) eu não posso mais
Sozinho(a) eu não posso mais viver.

(Padre Marcelo Rossi)



domingo, junho 21, 2009

E pelo meio, o mar... outra vez

"Nada do que foi será
De novo do jeito que já foi um dia
Tudo passa, tudo sempre passará
A vida vem em ondas, como um mar
Num indo e vindo infinito

Tudo que se vê não é
Igual ao que a gente viu há um segundo
tudo muda o tempo todo no mundo

Não adianta fugir
Nem mentir pra si mesmo agora
Há tanta vida lá fora
Aqui dentro sempre
Como uma onda no mar"

(Como uma onda no mar - Lulu Santos / Nelson Motta)

____________________

Também o mar, na liturgia de hoje, em posts de duas amigas:

Quem é este homem?, por Sandra Dantas;

Cantai ao Senhor, porque é eterno o Seu amor, por Ailime.

sexta-feira, maio 08, 2009

Quando o sol não brilha

E... de repente, o cansaço... de novo.

Tenho que falar sobre Reinserção Social [de reclusos].

O céu está cinzento e branco
As nuvens toldam-me a luz
Que chega, até mim, opaca...

Ouço Robbie Wllliams, Angels.



Trabalho uma dada afirmação...

Essa afirmação indica que, segundo a nova concepção de ressocialização do actual modelo político-criminal, o trabalho prisional continua, tal como antes, a ter um papel de tratamento, mas agora pretende ir muito mais para além disso: o trabalho prisional tem por objectivo a reinserção social dos reclusos, levando-os a ser intervenientes activos na sua própria recuperação. Ou seja, pretende-se levá-los a quererem, eles próprios, recuperar-se e modificar o seu comportamento, de modo a que se reinsiram na sociedade sem cometerem os mesmos actos que os levaram à prisão. Portanto, pretende-se que esse tratamento dos reclusos seja mais “de dentro para fora” do que “de fora para dentro”. É preciso que sejam eles a querer, se assim não for... nada feito - voltam ao mesmo. É pretendido que eles próprios sintam a necessidade de se valorizarem, com vista a uma participação plena na sociedade, quando saírem em liberdade. Mais do que a punição (não deixando esta de ser importante), é importante a prevenção da reincidência, daí o pretender-se que a pena sirva para estimular o recluso a participar voluntária e conscientemente na sua reinserção, com a elaboração de um plano individual, em que o trabalho e a formação sejam tidos como ferramentas importantes para desenvolver as suas capacidades, com vista a terem uma actividade remunerada quando em liberdade; mas pretende-se também que a sociedade colabore na realização desses fins, aceitando a reinserção dos reclusos, sem os estigmatizar.

Concordo, mas não será, em muitos casos, utopia?

Hoje o céu não está azul.

Continuo a ouvir a mesma música... agora em
versão instrumental.



Tenho que escrever sobre Reinserção Social
[de toxicodependentes].


Pesquiso, alinhavo o trabalho, faço o esqueleto... falta o recheio.

E o sol que não brilha...

Estou cansada!

Vou almoçar e dormir.

quinta-feira, abril 16, 2009

No Dia Mundial da Voz...

... e não só. Também nos outros dias:
Exercita a tua voz... CANTA!

E porque ainda é Páscoa, canta assim:

Se a tua voz... trouxer mil vozes p'ra cantar...
vais descobrir... mil harmonias belas que ao céu hão-de chegar
Fica mais rica a alma de quem dá...
Chega mais Alto o hino de quem vive a partilhar!

Tu tens que dar um pouco mais do que tens
Tens que deixar um pouco mais do que há

Se vais ficar muito orgulhoso vê bem,
Tens de te lembrar:
És um grãozinho de uma praia maior
E deves dar tudo o que tens de melhor
P'ra avaliar a tua alma há leis
Tu tens que dar um pouco mais do que tens


Olhou p'ro Céu... Sentiu que a Sorte estava ali...
E com valor... Foi conseguindo tornar bom o que até era mau
E grão a grão construiu o seu poder...
E pouco a pouco subiu a escadaria do Amor!

O tempo vai... E de um rapaz um homem vem...
Sem medo, vê, O teu destino vai em frente p'ra servir o bem
É tão profunda a mensagem que chegou...
São tão seguras e largas as pontes que Ele deixou!


Dar Mais




sábado, março 21, 2009

No Dia Mundial da Poesia

Ser Poeta - Florbela Espanca


Um dos mais belos poemas de Florbela Espanca na voz de Luís Represas.

quarta-feira, fevereiro 25, 2009

Tempo de fazer render os Talentos

“Mas o que recebera um [talento] foi, e cavou na terra, e escondeu o dinheiro do seu senhor” (Mat.25,18)

Por que razão enterramos os Talentos?

Será porque:

1) Não valorizamos o que recebemos: nos achamos diminuídos e fragilizados ante a força do sistema e, por isso, nos julgamos sem nenhum valor perante os mais graduados em dons e talentos?

Mas talentos e dons são para serem usados, independente da quantidade e, pelo contrário, ainda que pouco, temos que empregar a maior qualidade possível no seu uso.

2) Não achamos onde os usar?

Mas os talentos não são para enterrar, pois não nascem! Que não se enterrem alegando falta de oportunidade, pois em algum lugar, haverá uma utilidade à altura do talento que se recebeu. A cada um de nós compete procurar esse lugar.

3) Temos medo da dureza do Senhor, que castiga se o talento for mal empregue?

Mas o Senhor não é nenhum tirano, ou déspota insensível que só pense em castigar se falharmos. Muitos, se calhar, estão parados em relação a talentos e dons por não conhecerem o seu Senhor na intimidade ou por não se relacionarem bem com Ele.

4) Preferimos a neutralidade?

Mas neutralidade, "murismo", indecisão são coisas que estão fora do dicionário divino.

Que a Quaresma seja, também, um tempo para repensar e fazer render os Talentos recebidos do Senhor!
Pois não há nenhuma desculpa para se deixar de usar os dons e talentos que Deus nos deu. Alguma coisa haveremos de saber e poder fazer.

Por isso:
Faz o que Deus espera de ti


Partilhas maiores