Mostrar mensagens com a etiqueta Vídeos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Vídeos. Mostrar todas as mensagens

domingo, junho 21, 2009

E pelo meio, o mar... outra vez

"Nada do que foi será
De novo do jeito que já foi um dia
Tudo passa, tudo sempre passará
A vida vem em ondas, como um mar
Num indo e vindo infinito

Tudo que se vê não é
Igual ao que a gente viu há um segundo
tudo muda o tempo todo no mundo

Não adianta fugir
Nem mentir pra si mesmo agora
Há tanta vida lá fora
Aqui dentro sempre
Como uma onda no mar"

(Como uma onda no mar - Lulu Santos / Nelson Motta)

____________________

Também o mar, na liturgia de hoje, em posts de duas amigas:

Quem é este homem?, por Sandra Dantas;

Cantai ao Senhor, porque é eterno o Seu amor, por Ailime.

sexta-feira, maio 08, 2009

Quando o sol não brilha

E... de repente, o cansaço... de novo.

Tenho que falar sobre Reinserção Social [de reclusos].

O céu está cinzento e branco
As nuvens toldam-me a luz
Que chega, até mim, opaca...

Ouço Robbie Wllliams, Angels.



Trabalho uma dada afirmação...

Essa afirmação indica que, segundo a nova concepção de ressocialização do actual modelo político-criminal, o trabalho prisional continua, tal como antes, a ter um papel de tratamento, mas agora pretende ir muito mais para além disso: o trabalho prisional tem por objectivo a reinserção social dos reclusos, levando-os a ser intervenientes activos na sua própria recuperação. Ou seja, pretende-se levá-los a quererem, eles próprios, recuperar-se e modificar o seu comportamento, de modo a que se reinsiram na sociedade sem cometerem os mesmos actos que os levaram à prisão. Portanto, pretende-se que esse tratamento dos reclusos seja mais “de dentro para fora” do que “de fora para dentro”. É preciso que sejam eles a querer, se assim não for... nada feito - voltam ao mesmo. É pretendido que eles próprios sintam a necessidade de se valorizarem, com vista a uma participação plena na sociedade, quando saírem em liberdade. Mais do que a punição (não deixando esta de ser importante), é importante a prevenção da reincidência, daí o pretender-se que a pena sirva para estimular o recluso a participar voluntária e conscientemente na sua reinserção, com a elaboração de um plano individual, em que o trabalho e a formação sejam tidos como ferramentas importantes para desenvolver as suas capacidades, com vista a terem uma actividade remunerada quando em liberdade; mas pretende-se também que a sociedade colabore na realização desses fins, aceitando a reinserção dos reclusos, sem os estigmatizar.

Concordo, mas não será, em muitos casos, utopia?

Hoje o céu não está azul.

Continuo a ouvir a mesma música... agora em
versão instrumental.



Tenho que escrever sobre Reinserção Social
[de toxicodependentes].


Pesquiso, alinhavo o trabalho, faço o esqueleto... falta o recheio.

E o sol que não brilha...

Estou cansada!

Vou almoçar e dormir.

sábado, março 21, 2009

No Dia Mundial da Poesia

Ser Poeta - Florbela Espanca


Um dos mais belos poemas de Florbela Espanca na voz de Luís Represas.

quarta-feira, fevereiro 25, 2009

Tempo de fazer render os Talentos

“Mas o que recebera um [talento] foi, e cavou na terra, e escondeu o dinheiro do seu senhor” (Mat.25,18)

Por que razão enterramos os Talentos?

Será porque:

1) Não valorizamos o que recebemos: nos achamos diminuídos e fragilizados ante a força do sistema e, por isso, nos julgamos sem nenhum valor perante os mais graduados em dons e talentos?

Mas talentos e dons são para serem usados, independente da quantidade e, pelo contrário, ainda que pouco, temos que empregar a maior qualidade possível no seu uso.

2) Não achamos onde os usar?

Mas os talentos não são para enterrar, pois não nascem! Que não se enterrem alegando falta de oportunidade, pois em algum lugar, haverá uma utilidade à altura do talento que se recebeu. A cada um de nós compete procurar esse lugar.

3) Temos medo da dureza do Senhor, que castiga se o talento for mal empregue?

Mas o Senhor não é nenhum tirano, ou déspota insensível que só pense em castigar se falharmos. Muitos, se calhar, estão parados em relação a talentos e dons por não conhecerem o seu Senhor na intimidade ou por não se relacionarem bem com Ele.

4) Preferimos a neutralidade?

Mas neutralidade, "murismo", indecisão são coisas que estão fora do dicionário divino.

Que a Quaresma seja, também, um tempo para repensar e fazer render os Talentos recebidos do Senhor!
Pois não há nenhuma desculpa para se deixar de usar os dons e talentos que Deus nos deu. Alguma coisa haveremos de saber e poder fazer.

Por isso:
Faz o que Deus espera de ti


terça-feira, janeiro 20, 2009

Paz!


 
(The Prayer)


Tenho muita dificuldade em perceber guerras, sejam elas que guerras forem.

Há que dizer não à intolerância e à brutalidade!

Fazer a PAZ é aproximar-se do outro e reconhecê-lo como um igual.


quarta-feira, janeiro 14, 2009

Espero-te tanto...


(imagem algures na net)

Absorta
Aguardo

No meio do ruído
Insinuam-se momentos de música
Um único pensamento me absorve
De uma saudade quase a volatizar-se

As horas que nos separam
Não tardam a afastar-se
Diminuem ao embalo
Do bater do coração
Cada vez mais apressado
Na ânsia de te abraçar
De te mimar

Espero-te...
Na música que me dá cor
Amor!
Mais nada me canta!



"É que eu quero-te tanto,
é sempre mais do que eu te sei dizer...
mil vezes mais do que eu te sei dizer"


  (Mafalda Veiga - Imortais)


quarta-feira, dezembro 31, 2008

Ano Novo de Amor e Paz!

Abre o coração
Deixa que ele solte todo o Amor que aprisiona!

Deixa egoísmos e,
com as tuas cores,
vem ajudar a construir um arco-íris de Amor e Paz
que envolva a Terra inteira.

A Paz é de quem a faz
O Amor é de quem se dá!

Que assim tenhas um 2009
repleto do que mais desejas!

_______________________

Deve haver um lugar dentro do teu coração
Onde a paz brilhe mais que uma lembrança
Sem a luz que ela traz já nem se consegue mais
Encontrar o caminho da esperança

Sinta, chega o tempo de enxugar o pranto dos homens
Fazendo-te irmão e estendendo a mão

Só o amor, muda o que já se fez
E a força da paz junta todos outra vez
Venha, já é hora de acender a chama da vida
E fazer a terra inteira feliz


Se você for capaz de soltar a sua voz
Pelo ar, como prece de criança
Deve então começar outros vão te acompanhar
E cantar com harmonia e esperança

Deixe, que esse canto lave o pranto do mundo
Pra trazer perdão e dividir o pão

Só o amor, muda o que já se fez
E a força da paz junta todos outra vez
Venha, já é hora de acender a chama da vida
E fazer a terra inteira feliz


Quanta dor e sofrimento o mundo ainda tem,
Pra manter a fé e o sonho dos que ainda vêm.
A lição pro futuro vem da alma e do coração,
Pra buscar a paz, não olhar pra trás, com amor

Se quiseres começar outros vão te acompanhar
E cantar com harmonia e esperança.

Deixe, que esse canto lave o pranto do mundo
Pra trazer perdão e dividir o pão



quinta-feira, dezembro 25, 2008

Oh, Jesus, renova o nosso espírito neste Natal!

Somos só peregrinos na viagem da vida,
Uns caminham nas trevas, outros seguem a luz.
Trazemos tesouros junto ao coração,
Alguns vão e outros nunca nos deixarão.
Algures na caminhada encontramos o Rei
que nos transformou, a Ele damos tesouros.

Homens sábios procuram e seguem a estrela,
Que os guia a Jesus, vindos de longe.
Dos fortes das nações aos pobres da terra,
Todos juntos proclamam:
Jesus nasceu.

Às vezes não damos lugar dentro de nós,
esperanças e sonhos todos sem Jesus.
Caminhamos às voltas sem encontrar saída,
Eis a estrela no Céu a brilhar como o dia.
Ele encontra lugar nos corações mais duros,
segreda "Eu te amo", "Não te abandonarei".

Homens sábios procuram e seguem a estrela,
Que os guia a Jesus, vindos de longe.
Dos fortes das nações aos pobres da terra,
Todos juntos proclamam:
Jesus nasceu.

Estrela de Belém brilha esta noite,
Leva-nos, guia-nos, à sua luz perfeita.
Oh, vem Jesus, pedimos-te "fica",
Renova o nosso espírito neste Natal.

Somos só peregrinos na viagem da vida,
saímos das trevas agora vemos luz.
Trazemos o tesouro mais precioso que o ouro,
a vida eterna, sua graça nós temos.
Um dia estaremos aos pés do Rei,
Juntos com os anjos, louvando a Deus.

Homens sábios procuram e seguem a estrela,
Que os guia a Jesus, vindos de longe.
Dos fortes das nações aos pobres da terra,
Todos juntos proclamam:
Jesus nasceu.

(Homens Sábios Procuram)
(Wisemen Still Seek Him - Lynn Cooper)



Wisemen Still Seek Him.wma

Wisemen Still Seek Him (Mais aqui)


Saibamos ser sábios!
Deixemos-nos guiar pela Luz!
Um Salvador nasceu para nós!

domingo, novembro 30, 2008

Fados de Coimbra

Foi uma noite deliciosa, para desanuviar...
O fado de Coimbra pode ser nostálgico, mas aquece o espírito.

Fiz uma cova na areia
P'ra enterrar minha mágoa
Entrou por ela o mar todo
Não encheu a cova d'água

Ninguém conhece no rosto
Todo o bem que a alma inspira
A vida é gosto e desgosto
Mentira tudo mentira


(Fado da Mentira)

domingo, outubro 12, 2008

Ser grão de trigo

Se o grão de trigo não morrer na terra é impossível
que nasça fruto.
Aquele que dá a sua vida aos outros terá sempre o Senhor


Felizes seremos nós na pobreza
se em nossas mãos houver o amor de Deus,
se nos abrirmos à esperança,
se trabalharmos por fazer o bem.
Felizes seremos nós na humildade
se como crianças soubermos viver
a terra será a nossa herança, a nossa herança.

Felizes seremos se partilharmos,
se o nosso tempo for para os irmãos
para quem vive em grande tristeza
e para quem caminha em solidão.
Felizes seremos se dermos amor
se houver sinceridade em nossas mãos
poderemos sempre olhar e ver a Deus, e ver a Deus.

Felizes seremos se oferecermos paz
se denunciarmos toda opressão
se desterrarmos ódio e rancores
será mais limpo o nosso coração.
Felizes seremos na adversidade
se nos perseguirem sem terem razão
então, a vida terá sentido em Deus, sentido em Deus.


(Grão de Trigo no Youtube)

Primeira Missa das Crianças do novo Ano Catequético.Nestas Missas das Crianças, um dos principais objectivos é o de que se sintam parte integrante da Comunidade, ao participarem mais activamente, quer pelo canto, leituras, ofertório, acólitos...

Vão chegando e começando a ficar agitados, uns pelas tarefas que lhes cabem, outros pela natural irrequietude das crianças.
Mas estão ali com sorrisos estampados nos rostos. Estão ali dispostos a ser pequenos grãos de trigo na seara do Senhor!

sábado, setembro 20, 2008

Do Caos para Eros

game… to be [Ser]

sou quem sou
e quero ser.
sei para onde vou (?)
e espero merecer.

és quem és…
porque queres ser.
vai lés a lés…
[e]nao penses no ter.

(by Fontez - Don’t panic! The truth is… )

Não feches o coração
Se queres ser alguém
E tornar a vida melhor
És um com o mundo
Na alegria ou na dor
Na paz ou na aflição
Sozinho não és nada
Só te completas no outro, teu irmão

(by Fa menor - Partilhas em Fa menor)

A minha mensagem:
Solidão...

(música: Sarah Mclachlan - Angel)

Sarah McLachlan - Angel por ILONA0034

Este é um desafio proposto pelo Fontez.
Diz ele, e muito bem, que "cada um de nós deixa uma marca afectando os demais…"

O desafio consiste em juntar uma estrofe às já colocadas pelos participantes no jogo, e passá-las todas para outro amigo, que por sua vez lhes juntará a sua e assim por diante... formando uma corrente de "Eros num Caos".

Atrever-me-ia a pedir que cada participante juntasse ainda uma mensagem ou complemento/justificação da estrofe (facultativo).
O Fontez deixou-a num pequeno texto, eu coloquei-a sob a forma de vídeo.

E agora peço à minha recente amiga Peregrina que use a sua criatividade e se atreva!


E quem mais quiser "apanhar este barco" sinta-lhe o embalo e avance!

domingo, junho 01, 2008

Às minhas "crianças"... no dia da criança

(Polo Norte - Asa livre)


Como um pássaro que vai
Quando uma porta se abre
Não olhes para trás e vai depressa

Como a noite quando cai
Abraçando a cidade
Deixa simplesmente que aconteça

Abre as asas e vai
Das tuas asas as minhas também
Abre as asas, eu fico bem

(...)

E que a despedida
Seja só o recomeço
Livre asa solta
Voa alto, eu não te esqueço

Abre as asas e vai
Das tuas asas as minhas também
Abre as asas, eu fico bem

Abre as asas e vai
abre as asas eu fico bem
abre as asas

Abre as asas e vai
Das tuas asas as minhas também
Abre as asas
que eu fico bem!

(Na vida tudo se transforma... até a própria vida!)

sábado, maio 10, 2008

(...)



Onde as palavras falham, a música fala.
(Hans Christian Andersen)



Emmanuel - Vídeo no Youtube

Emmanuel - Hino JMJ Roma 2000

domingo, março 09, 2008

Hoje cantámos assim

Chamas meu nome Senhor
Bates na porta gentilmente
Eu vou abrir para ti
Quero entregar-me totalmente

Contigo eu quero comer
Ó que presença e comunhão
Restaura todo o meu ser
Faz tua morada em meu coração

Jesus,
Meu Jesus, és o pão
Tu és meu alimento
Jesus,
Quero ser o teu lar
Amado da minh’alma
Jesus

Meu Jesus, és o pão
Tu és meu alimento
Jesus,
Quero ser o teu lar
Amado da minh’alma
Jesus




(Beto Tavares - Chamas Meu Nome)

sábado, fevereiro 16, 2008

Onde Deus te levar

Podes achar que não tens
P'ra onde ir, nem que fazer
Não sabes bem quem és aqui
Neste mundo tão grande e frio
Mas há qualquer coisa em ti
Que te faz querer, querer ser alguém,
Querer ser alguém...

E a Vida não vai parar,
Vai como vento,
Tens tudo a dar
Não percas tempo
Podes saber que vais chegar
Onde Deus te levar

Mas pode ser tão difícil,
de acreditar, em Deus assim
Será que Ele se vai lembrar...
de me ajudar, será que sim?
Mas há qualquer coisa em mim
Que me faz querer: acreditar
Acreditar!


sábado, janeiro 19, 2008

O Verbo de Deus

Queres saber de que cor são os Sonhos de Deus?
Volta a olhar o mundo pela primeira vez.
(bis)

Pois o verbo de Deus habitou entre nós
Pois o verbo de Deus habitou entre nós
(bis)

Queres saber o lugar da morada de Deus?
Volta a olhar o Homem pela primeira vez.
(bis)

Queres saber o segredo do coração de Deus?
Volta a olhar o amor pela primeira vez.
(bis)

(Música - JMJ 2000)


Isto me anima! Procurar os acordes na viola... Cantarolar vezes sem conta, até ouvir "mamã já chega!"... Adormecer e acordar com a música na cabeça, no coração... Sentir que interiorizando a letra, posso ser uma pessoa melhor... que posso tornar o mundo melhor!

Acordes e ouvir aqui

Ouvir aqui só a melodia



quinta-feira, setembro 20, 2007

Fugir ou morder o anzol?

Ai, eu já pensei,
Mandar pintar o céu em tons de azul,
Para ser original.
Mas só depois notei,
Que azul já ele é, houve alguém,
Que teve ideia igual.

Eu não sei se hei-de fugir ou morder o anzol
Já não há, nada de novo aqui, debaixo do sol

Já me persegui,
Por becos e ruelas de horror,
Caminhos sem saída.
Até que me perdi,
Sozinha sem saber,
De que cor pintar a minha vida.


(Anzol - Rádio Macau)



segunda-feira, junho 04, 2007

Eu sou nuvem passageira



Eu sou nuvem passageira
Que com o vento se vai
Eu sou como um cristal bonito
Que se quebra quando cai

Não adianta escrever meu nome numa pedra
Pois essa pedra em pó vai se transformar
Você não vê que a vida corre contra o tempo

Sou um castelo de areia na beira do mar

A lua cheia convida para um longo beijo
Mas o relógio te cobra o dia de amanhã
Estou sozinho, perdido e louco no meu leito
E a namorada analisada por sobre o divã

Por isso agora o que eu quero é dançar na chuva
Não quero nem saber de me fazer ou me matar
Eu vou deixar um dia a vida e a minha energia
Sou um castelo de areia na beira do mar

(Hermes Aquino, Nuvem Passageira)




"Tudo é vaidade"
(Livro do Eclesiastes: 1,12 – 6)

A incerteza do amanhã não nos deverá induzir a viver de "qualquer forma”.

Devemos entender que, no Céu, "qualquer um" pode entrar, mas não de "qualquer maneira".
O Céu é oferecido a todos, é para todos. Mas a liberdade humana é uma realidade, pode tudo.
Muitos querem ir para o céu, mas não se querem submeter à vontade de Deus para que tal aconteça.

Mas, como é bom saber que a salvação é fruto da graça divina, através de Jesus ao morrer na cruz!
É preciso que nos arrependamos do mal que fizemos e que aceitemos Jesus como nosso salvador.

Somos, nesta vida, como uma "nuvem passageira", mas, em certeza de fé, sabemos que temos a eternidade na presença de Deus, no céu.


segunda-feira, maio 07, 2007

Toma a tua Cruz


Lema do “Fátima Jovem 2007”:
“Renuncia a ti mesmo, toma a tua cruz”
A canção:

Toma a tua Cruz e segue-Me
Vive sem medo de te dares
Toma a tua cruz e segue-Me
Já que tens tanto p’ra dar

Cristo que te chama nunca te deixa só
Está contigo antes que chegues a pensar
Mesmo que duvides, não duvides de ti
É na tua cruz que Ele está

Se Cristo te chama, Ele sabe porquê
Pois sabe o que fez e o que criou em ti
Pára para veres tudo aquilo que és
É no teu amor que Ele está

(letra e musica: JPVaz)

"Renuncia a ti mesmo, toma a tua cruz e segue-me." -- É difícil, sim, mas é possível.
“Estamos cheios de experimentar soluções falhadas...”
“Não devemos temer de mudar hábitos velhos e comodistas, de renunciar a tudo o que é sinal de morte ainda que esteja na moda...”
(da homilia do Fátima Jovem – 06/05/2007)

(E como no slogan que diz "Em Fátima rezei por ti", aí também aproveitei essa oportunidade de rezar por ti, por mim, por vós, por nós...)



sexta-feira, abril 13, 2007

Eu finjo ter paciência…

Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma,
Até quando o corpo pede um pouco mais de alma,
A vida não pára...
Enquanto o tempo acelera e pede pressa,
Eu me recuso, faço hora, vou na valsa;
A vida é tão rara...

Enquanto todo mundo espera a cura do mal,
E a loucura finge que isso tudo é normal,
Eu finjo ter paciência...
O mundo vai girando cada vez mais veloz,
A gente espera do mundo, e o mundo espera de nós
Um pouco mais de paciência...

Será que é tempo que lhe falta pra perceber?
Será que temos esse tempo pra perder?
E quem quer saber?
A vida é tão rara, tão rara...
Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma,
Até quando o corpo pede um pouco mais de alma,
Eu sei,
A vida não pára...

(Paciência - Lenine)




Partilhas maiores