terça-feira, fevereiro 06, 2007

O essencial é AMAR




Amar é muito diferente de gostar.

"Quando gostas de uma flor, pensas em colhê-la; quando amas uma flor, rega-la todos os dias." (Buda)
O que quer dizer: Se gostas, queres para ti; se amas, queres a sua felicidade.

Gostar é simpatizar com o outro.
Amar é aceitar o outro, ainda que isso seja difícil.

E “ Se amais apenas os que vos amam, que recompensa haveis de ter?”

( Mt 5, 46)

É urgente amar também todos aqueles de quem não gostamos.


“O amor é paciente,
o amor é prestável,
não é invejoso;
o amor não é arrogante nem orgulhoso,
nada faz de inconveniente,
não procura o seu próprio interesse,
não se irrita nem guarda ressentimento.
não se alegra com a injustiça,
mas rejubila com a verdade.
Tudo desculpa, tudo crê,
tudo espera, tudo suporta.”

(1 Cor 13, 4-7)


Nos nossos relacionamentos com os outros devemos observar uma regra de ouro:
Não fazermos aos outros o que não queremos que nos façam;
E fazermos aos outros o que queremos que nos façam.

Porque ninguém é feliz sozinho.


(adenda)
Ver também: E Amar Sem Medida?

11 comentários:

Fá menor disse...

Bem a propósito, este filme retrata esta Regra de Ouro: Fazer pelo outro o que gostariamos que fizessem por nós. Mas sem esperar que o outro retribua.
É a Lei do amor.

https://www.youtube.com/watch?v=BN7px3XzRoU

alfacinha disse...

São regras douradas ,simples,no entanto precisa tenecidade e muito amor para realizar .
Bjs

By Me disse...

O homem não aprende! A minha máxima é essa mesmo, não fazer aos outros o que não desejo que façam comigo. A minha avó foi quem me ensinou a frase e outras. Foi uma avó inesquecível e está com certeza num lugar bom, um lugar à sua medida! Apelidada de santa por muitos!
As pessoas não amam! Só vejo actos de egoísmo! arrogância, orgulho, injustiça, ressentimentos. Os homens estão afastados do Amor, dizem que não, custa muito pouco fingir que se é verdadeiro!
Com amizade me despeço !

Beijo

" R y k @ r d o " disse...

"" Não fazermos aos outros o que não queremos que nos façam;
E fazermos aos outros o que queremos que nos façam.
Porque ninguém é feliz sozinho."""


Poeticamente perfeito. Disse tudo

Cumprimentos

Diná Fernandes de Oliveira Souza Souza2 disse...

Parece que o amor está em desuso, as pessoas tornaram-se pedras, olhar indiferente como se fossem auto suficientes, engano...
ai veio a pandemia estendeu o tapete da igualdade.

Boa tarde Fá. Se cuide. Bjss d DINÁ

Fê blue bird disse...

Amiga Fá,
Vou começar pelo fim do seu precioso post.
"Ninguém é feliz sozinho ! "

Bastava todos seguirem este princípio, para que o mundo tivessem amor, e paz perfeita.

Beijinho, continuação de feliz semana.

Majo Dutra disse...

Porém, não gostar de quem não gosta de nós!!!

Eu não sou capaz... Quero logo distância, mas nem assim...

Um excelente 'post', Fá. Beijinhos
~~~~~~~~

Fá menor disse...

Não temos de gostar de quem não gosta de nós... Mas podemos amá-los no amor de Deus - a caridade.
Gostar é uma inclinação, parte dos sentidos, e aí não dá muito para contrariar, pois não depende da nossa razão; amar, no amor caridade, parte da vontade, do querer. Não é fácil, mas não é impossível. Não é por não gostarmos de uma pessoa, que não lhe podemos desejar o bem, fazer-lhe bem, mesmo indirectamente, se a oportunidade se proporcionar, rezar por ela... ainda que queiramos distância, pois muitas vezes a proximidade só nos afecta negativamente, e a nossa paz é essencial. É o que penso.

Luiz Gomes disse...

Boa tarde Fá. Obrigado pelo texto maravilhoso.

MARILENE disse...

Amar é mesmo uma arte, Fá! E precisa, portanto, ser trabalhada constantemente.
O sentimento possibilita que nos entreguemos, independente do retorno, já que o amor há que ser vivenciado em todos os sentidos. Bjs.

Parapeito disse...

Grande verdade.
"Ninguém é feliz sozinho !
Eu gosto de gostar de ver os amigos felizes.
Eu gosto de gostar de fazer o melhor que posso por aqueles que eu amo.
Eu gosto de fazer aos outros aquilo que gostava que me fizessem.
Eu acredito em milagres.
No milagre do Amor, principalmente.
Abraço e tudo de bom para esse lado *****

Partilhas maiores