domingo, janeiro 05, 2025

Os Reis e a Coragem de Buscar e Recomeçar

«A Epifania é a manifestação a todos os povos, em que Deus oferece a salvação de Jesus também aos que provém do paganismo, que os Magos representam.


A solenidade da Epifania, tradicionalmente designada por festa dos Reis, a 6 de Janeiro, é agora celebrada sempre no domingo imediato ao primeiro dia do ano. Se não fosse assim, a maioria dos fiéis ficaria sem possibilidade de celebrar a liturgia da Epifania, tão importante nas celebrações da Igreja.

Senhor Deus omnipotente, que neste dia revelaste o vosso Filho Unigénito aos gentios guiados por uma estrela, a nós que já Vos conhecemos pela fé levai-nos a contemplar face a face a vossa Glória. (oração de coleta da solenidade da Epifania) 

Que graça pedimos? A parte final da oração é bem clara: viver a fé, para termos a felicidade de contemplar o rosto de Deus, face a face!

“Abrindo os seus tesouros, ofereceram-Lhe presentes: ouro, incenso e mirra” (do Evangelho Mt 2, 1-12)

Na minha oração, nestes dias, que presentes vou oferecer a Jesus?... Abramos-Lhe o coração!»

(Pe.Armando Duarte, partilha/reflexão para a solenidade da Epifania)



«A viagem dos Magos, porém, não foi fácil. Eles perderam a estrela, procuraram no lugar errado, consultaram Herodes, símbolo do poder e do engano. Quantas vezes também erramos na nossa busca por Deus, olhando para o brilho superficial do mundo? Mas o que torna os Magos inspiradores é a sua paciência para recomeçar. Mesmo diante de quedas e dúvidas, continuaram. E assim encontraram o Menino. A lição é clara: não é o erro que nos define, mas a coragem de nos levantarmos e retomarmos o caminho.

Quando os Magos chegaram a Belém, ofereceram presentes, mas o mais precioso não foi o ouro, o incenso ou a mirra. Foi a sua própria viagem: os desafios superados, o esforço para seguir a estrela e o desejo de encontrar o Salvador. Deus quer que O busquemos com o coração aberto, porque Ele tem sede da nossa sede.
(...)
Procura-O com fé, com paciência, e, quando O encontrares, oferece-lhe o presente mais precioso: a tua busca, o teu caminho, a tua vida.» (Padre João Torres)
...

«Dá-nos Senhor, a coragem dos recomeços.

Mesmo nos dias quebrados
faz-nos descobrir limiares límpidos.
Não nos deixes acomodar ao saber daquilo que foi:
dá-nos largueza de coração para abraçar aquilo que é.

Afasta-nos do repetido,
do juízo mecânico que banaliza a história,
pois a desventra de qualquer surpresa e esperança.

Torna-nos atónitos como os seres que florescem.
Torna-nos inacabados como quem precisa
e deseja e antecipa um amanhã.

Torna-nos confiantes
como os que se atrevem a olhar tudo,
e a si mesmos,
com o encanto e a disponibilidade
de uma primeira vez.»
(Cardeal D. José Tolentino Mendonça)

7 comentários:

MELODY JACOB disse...

What a beautiful reflection on the Epiphany! The journey of the Magi really speaks to the resilience and patience we need in our own lives. It's so inspiring to see how their search for truth and the divine was more about the journey and the heart they put into it than the material gifts they brought. I love how you highlight that it’s not about the mistakes we make, but the courage to keep going. May we all have the strength to seek with an open heart and offer our best. Wishing you a Happy New Year filled with grace and joy as we continue our spiritual journeys!

J.P. Alexander disse...

Linda reflexion. Feliz día de reyes. Te mando un beso.

Beites disse...

Singelo momento em beleza Fá. ´,~`)
Bom e belo Domingo em harmonia, beijinhos.

Roselia Bezerra disse...

Boa noite de domingo, querida amiga Fá!
A missa de hoje foi tão linda e inspirora.
Salve os Reis Magos!
Tenha uma nova semana abençoada!
Beijinhos fraternos

" R y k @ r d o " disse...

Não sei se é lenda ou não. Sei sim que, pelo menos, as crianças, gostam dos Reis Magos.
.
Feliz domingo
.

Meulen disse...

Muy enriquecedor este texto...nos revela muchas cosas que a simple mirada , uno no es capaz de visualizar todo el significado de cada momento que pasaron y vivieron estos personajes , que motivados por Dios mismo los levantó de su comodidad y los llevó a los pies de quien es el verdadero Señor de este mundo .
Muchas bendiciones nos regala y bueno ojalá estemos a esa altura cada día de la vida para entregar un tesoro verdadero a Dios.
Abrazo.

Jaime Portela disse...

Um ponto de vista interessante, gostei de ler.
Boa semana amiga Fá.
Beijinhos.

Partilhas maiores