"Porque toda a Vida vem de Ti Em Tua Luz, vejo a Luz. Porque toda a Vida vem de Ti E Tua Luz faz-me ver a Luz.
Que precioso é Teu Amor, Senhor Meu Deus, Mais do que a Vida, sim. E na sombra das Tuas asas Buscarei refúgio e paz.
Na abundância do Amor me prostrarei Ante Teu Trono, oh Deus. Nos Teus átrios com Temor Te louvarei Por Tuas Graças, Senhor.
Na abundância dos Teus átrios Gozarei como o melhor festim. Do Teu rio de delícias Beberei todo o melhor."
[Porque toda a Vida vem de Ti (Baseado no Salmo 36, 7-9) Autoria de John Keating - Servants of the Word – Sword of the Spirit Traduzida do original 'In your light we see light']
Terminado o tempo pascal, na liturgia da Igreja,
retoma-se o tempo comum, iniciado após o tempo de Natal, e interrompido quando
se entrou na Quaresma. Por isso, a semana que terminou foi a VIII do Tempo
comum, mas no domingo a seguir ao Pentecostes celebra-se a solenidade da
Santíssima Trindade.
Na Santíssima
Trindade, mais do que celebrar “um só Deus em três pessoas”, somos convidados a
viver o Deus de Amor, pois mergulhamos na comunhão deste mistério, que nos
sacia a fé. A 1ª leitura apresenta-nos um Deus clemente e compassivo, cheio
de misericórdia e fidelidade, que nos permite experimentar o amor que Deus nos
tem. Na 2ª leitura, S. Paulo faz uma saudação trinitária, que frequentemente
usamos no início da celebração da Eucaristia. No fundo, é um convite a
mergulharmos nesta relação de amor. No evangelho, pelo diálogo de Jesus com
Nicodemos, traz-nos a oferta do amor de Deus, tão grande, que levou o Pai a
enviar-nos o seu Filho, para termos a vida eterna.
Deus Pai, que
revelastes aos homens o vosso admirável mistério, enviando ao mundo a Palavra
da verdade e o Espírito de santidade, concedei-nos que na profissão da
verdadeira fé, reconheçamos a glória da eterna Trindade e adoremos a Unidade na
sua omnipotência. Por NSJC… (Oração de colecta na solenidade da Santíssima Trindade)
Esta oração
leva-nos a viver o mistério do amor de Deus, na comunhão com as pessoas
divinas; o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Mergulhemos na fonte de graça, de
vida e de verdade.
"Deus amou
tanto o mundo que entregou o seu Filho Unigénito." (Jo. 3,16-18)
Quem de nós
daria o filho único, com todo o amor, como Deus o fez para connosco? Como Lhe
estamos gratos! Agradeçamos, e vivamos como seus filhos, procurando
corresponder a este amor.
Que o amor de Deus reine em nossos corações!»
(Pe.Armando Duarte, partilha/reflexão para a semana que segue ao Domingo da Santíssima Trindade, ano A)