segunda-feira, dezembro 07, 2020

Um Ano dedicado a São José

“Depois de Maria, a Mãe de Deus, nenhum Santo ocupa tanto espaço no magistério pontifício como José, seu esposo”.  (Carta Apostólica ‘Patris Corde’, Papa Francisco)


O Papa convoca a um “Ano especial de São José
entre 8 de Dezembro de 2020 e 8 de Dezembro de 2021.

Esta iniciativa assinala o 150.º aniversário da declaração de São José como padroeiro da Igreja. 


“Todos podem encontrar em São José – o homem que passa despercebido, o homem da presença quotidiana discreta e escondida – um intercessor, um amparo e uma guia nos momentos de dificuldade”.    

“Todos os fiéis terão assim a oportunidade de se comprometer, com orações e boas obras, para obter, com a ajuda de São José, chefe da Família celestial de Nazaré, conforto e alívio das graves tribulações humanas e sociais que hoje dominam o mundo contemporâneo”, refere o Papa.

São José é o padroeiro da Igreja; da família; dos trabalhadores; das almas aflitas...

São-lhe celebradas duas festas: a 19 de Março – Esposo da Virgem Maria, Dia do Pai; e a 1 de Maio – São José Operário.

Temos agora oportunidade especial durante todo um ano.

Dirijamos-lhe as nossas orações.

«Glorioso Patriarca São José, cujo poder consegue tornar possíveis as coisas impossíveis, vinde em minha ajuda nestes momentos de angústia e dificuldade. Tomai sob a vossa protecção as situações tão graves e difíceis que vos confio, para que obtenham uma solução feliz. Meu amado Pai, toda a minha confiança está colocada em Vós. Que não se diga que eu vos invoquei em vão, e dado que tudo podeis junto de Jesus e Maria, mostrai-me que a vossa bondade é tão grande como o vosso poder. Ámen» 
(oração rezada diariamente pelo Papa Francisco a São José, tirada dum livro francês de devoções, do século XIX, da Congregação das Religiosas de Jesus e Maria) 

«Ah! Vós que ninguém jamais invocou em vão! Vós cujo poder junto a Deus é tão grande que se diz: "No céu José manda, não suplica!", rogai e intercedei por mim junto a Jesus. Sede meu advogado junto a este divino Filho, de quem fostes na terra protetor fiel. Ajuntai a todas as vossas glórias aquela de ganhar a causa desesperada que vos confio... (citar o que deseja). Eu creio, sim, eu creio que podeis acudir os meus votos, livrando-me das penas que me acabrunham e das amarguras de que sofre a minha alma. Tenho, além disso, confiança em que nada deixareis de fazer em favor do aflito que vos implora.Humildemente prostrado a vossos pés eu vos peço: Tende piedade de minhas súplicas e de minhas lágrimas, cobri-me com a vossa misericórdia e abençoai-me. Assim seja.»

Glorioso São José, castíssimo esposo da Virgem Maria, rogai por nós!



E para o encerramento do Ano de São José, o Papa convidou os católicos a rezar a seguinte oração: 

 "São José, vós que sempre confiastes em Deus e fizestes as vossas escolhas, guiado pela sua providência, ensinai-nos a não contar tanto com os nossos projectos, mas com o Seu desígnio de amor. Vós, que viestes das periferias, ajudai-nos a converter o nosso olhar e a preferir o que o mundo descarta e marginaliza. Confortai quantos se sentem sozinhos e apoiai quantos se comprometem em silêncio para defender a vida e a dignidade humana. Ámen."

10 comentários:

Majo Dutra disse...

São José é meu padrinho de batismo...

Gostei muito do 'post'...

Dias bons e serenos. Beijinhos.
~~~~~~

Roselia Bezerra disse...

Bom dia de sábado, querida amiga Fã!
Abençoado ano será, então...
Amo São José.
Obrigada por um post tão lindo
Tenha dias abençoados!
Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

" R y k @ r d o " disse...

Que S. José abençoe todas as famílias em geral, e em particular, as mais necessitadas.
.
Saudações poéticas

Isa Sá disse...

Que nos dê proteção a todos nós.

By Me disse...

A família de S. José era toda ela, incluindo Cristo,pobre ! Tão diferente do que se almeja hoje! Deseja-se a todo o custo, riqueza,bens materiais, dar nas vistas... que famílias? Só vaidade!

Beijinhos

MARILENE disse...

Gostei muito da postagem e da oração. Que São José rogue por nós. Bjs.

Amélia disse...

Belíssimo post, gostei da oração que S. José abençoe e proteja todss famílias.
Bjs

Ulisses de Carvalho disse...

comentário bem oportuno o de Pedrasnuas, é verdade, é exatamente assim! tanto se desvirtuou... espero que tu estejas bem, um abraço!

Fê blue bird disse...

"“Todos podem encontrar em São José – o homem que passa despercebido, o homem da presença quotidiana discreta e escondida – um intercessor, um amparo e uma guia nos momentos de dificuldade”.

Fá, Obrigada pela partilha e pelos ensinamentos nela contida.

Um beijinho

By Me disse...

Justiça lhe seja feita! S. José representa aos olhos dos homens, aquele que pouco importa, o trabalhador honesto, que dedica o suor do seu ofício à família! Representa o povo! O que caleja as mãos! Estamos habituados a saber quem pensou as cidades e quem as ergueu? Infelizmente, poucos se lembram disso!

Boa postagem! Lembrar aquele que está esquecido !

Beijinho

Partilhas maiores