domingo, dezembro 29, 2024

Jesus, Maria e José

«Vivemos a integração de Jesus no seio da Sagrada Família.

Jesus, o Filho de Deus, integra uma família normal, como todos nós, dando sentido à nossa vida e valorizando aquela que é a célula fundamental da sociedade, a família. 

Com esta celebração, somos chamados a descobrir o papel fundamental duma família bem constituída, que seja lugar indispensável para o acolhimento e desenvolvimento da vida - riqueza maravilhosa - que nos foi concedida. 

Como se torna tão importante valorizar o valor absoluto da vida, e ter condições para que se realize na harmonia, na beleza, em todas as suas potencialidades, e na sua mais profunda valorização!

"Senhor, Pai santo, que na Sagrada Família nos destes um modelo de vida, concedei que, imitando as suas virtudes familiares, e o seu espírito de caridade, possamos um dia reunir-nos na vossa casa, para gozarmos as alegrias eternas. Por NSJC…." (Oração de colecta da Festa da Sagrada Família)

Peçamos a graça de ser família!

"Jesus ia crescendo em sabedoria, em estatura e em graça, diante de Deus e dos homens.(do Evangelho da Sagrada Família: Lc 2, 41-52)

Rezemos, para que o seu amor, a sua graça, e a sua vida cresçam em nós! Se possível, rezemos em família, Igreja doméstica, e procuremos concretizar que meios vamos usar para crescer!» 

(Pe.Armando Duarte, partilha/reflexão para a Festa da Sagrada Família)

quarta-feira, dezembro 25, 2024

“O Verbo fez-se carne, e habitou entre nós”


«Eis que é chegado o dia, em que se deu início a nossa salvação, com o nascimento do Filho de Deus, que assumiu a nossa natureza, e rasga o horizonte da eternidade, na história da humanidade, e na vida de cada um de nós! Como estamos gratos! Na noite de Natal, a luz brilhou nas trevas do mundo, e renasce a esperança no seio do povo da aliança. Um Menino nos nasceu, um Filho nos foi dado!
 
1. 
Jesus, o Filho de Deus, nasce no meio dos homens, assumindo a nossa natureza.

Com esta celebração, somos chamados a descobrir o valor fundamental do dom da nossa vida.
Como se torna tão importante valorizar o valor absoluto da vida, e ter condições para que se realize na harmonia, na beleza, em todas as suas potencialidades, e na sua mais profunda valorização!

2.
Senhor nosso Deus, que de modo admirável criastes o homem, e de modo ainda mais admirável o renovastes, fazei que possamos participar na vida divina do vosso Filho, que se dignou assumir a nossa natureza humana. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. (Oração de colecta da solenidade do Natal)

Nesta oração, lembrando o dom da vida, na criação de Deus, pelo nascimento de Jesus, somos chamados a participar da vida divina. Renovemos a graça do baptismo!

3. (Do Evangelho do dia de Natal: Jo. 1, 1-18):
O Verbo fez-se carne, e habitou entre nós”.

Por isso, louvamos com os anjos: 
Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens!

Alimentando-nos da Palavra, que ela se faça vida em nós. 
Jesus quer continuar a nascer nos nossos corações! 
Pela minha, e pela tua oração, brota nos lábios a vida que nasce no coração!»

 (Pe.Armando Duarte, partilha/reflexão para o Natal do Senhor)

Que assim nos seja um Santo Natal 
-- que se prolonga por uma semana como um dia continuado --
neste Verbo que se fez carne humana. 

domingo, dezembro 22, 2024

Esperança que nos fortalece


Ó Rei das nações:
Desejado dos povos, Rei das gentes,
Tudo ajuntas em ti, Pedra Angular,
Inimigos tu vens apaziguar,
Vem salvar este povo tão dormente,
Pois do barro formaste o nosso ente,
Vem, Senhor, e não tardes, vem salvar, ó!
________________________

«Estamos a chegar ao fim da caminhada de Advento. Os nossos passos encaminham-se para Jesus, vivendo o mistério da sua encarnação e do seu nascimento. A esperança da humanidade fortalece-se, porque chega o nosso Salvador. Ele é o Emanuel, Deus connosco! Anunciado pelos profetas, acolhido no seio da Virgem Maria, pela acção do Espírito Santo, Ele partilha a nossa natureza humana, e dá o sentido mais pleno à nossa existência. Abramos-lhe o nosso coração!
1.
Durante este tempo, evocando a grande noite da humanidade, até as estrelas do céu parecem brilhar com mais luz. Mas concretiza-se a promessa da chegada da luz das nações, porque a Luz brilha nas trevas, porque chega o dia de a Virgem O dar à luz. Naquele que chega, para fazer a vontade de Deus, saibamos também dizer “eis-me aqui”, participando da sua Vida! No início da novena do Natal, suplicávamos na liturgia: “feito homem, como nós, nos torne participantes da sua vida divina”!

2. 
Infundi, Senhor, a vossa graça em nossas almas, para que nós, que pela anunciação do Anjo conhecemos a Encarnação de Cristo, vosso Filho, pela sua paixão e morte na cruz, alcancemos a glória da ressurreição. Por NSJC… (Oração de colecta do IV domingo de Advento)

Esta oração é tão significativa, que se reza diariamente na oração do Angelus, de manhã, ao meio-dia e ao cair da tarde. Por isso, muitos fiéis a rezam de cor, após as 3 Ave-Marias do Angelus. Ela pede a graça de viver o mistério de Cristo, desde a incarnação até à glória da ressurreição. Que grande graça se obtém!

3. “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre(cf. Lc 1, 39-45)
 ( partilha/reflexão semanal ao II Domingo Advento - ano C - Pe.Armando Duarte)

"O Evangelho da Liturgia do quarto Domingo do Advento, narra a visita de Maria a Isabel. 

Tendo recebido o anúncio do Anjo, a Virgem não fica em casa, a pensar no que aconteceu e no que havia de fazer com aquela notícia. Em vez de se concentrar nos seus problemas, pensa nos necessitados, pensa em Isabel, sua prima, de idade avançada e grávida: uma coisa estranha, milagrosa. 

Maria levantou-se à pressa e vai ter com Isabel. Parte para ajudar e partilhar a sua alegria.  parte com generosidade, sem se deixar intimidar pelos desconfortos da viagem, respondendo a um impulso interior que a chama a estar perto e a ajudar. Vai a pé, por uma longa estrada com muitos quilómetros." 
(da caminhada de Advento-Natal SDEC)


Agradeçamos a generosidade e o amor da Virgem Maria, que nos deu a grande bênção do seu Filho Jesus. 

[sugestão] 

Rezar o Angelus com as suas 3 Ave-Marias
ao nascer do sol, ao meio-dia e ao fim da tarde

seguido da oração de colecta, como está acima no n. 2,

 terminando com o Glória ao Pai (3 vezes)!»


sábado, dezembro 14, 2024

Convidados à alegria

"No 3º Domingo do Advento celebramos a Alegria! A Alegria e a Esperança…
Estamos perto do Natal!... Caminhamos na Esperança de lá chegar e de nos encontrarmos com o nosso Salvador!... 
Cheios de Alegria e cheios de Esperança, vamos também treinar a Paciência, porque ESPERAR, muitas vezes torna-nos IMPACIENTES…
(caminhada de Advento-Natal SDEC)

«O caminho do Advento já leva três semanas. Somos convidados à alegria, porque o encontro com o Senhor, que virá no final dos tempos, realizará plenamente a esperança da humanidade. Vale a pena conhecer a palavra que a realiza: será a parusia final! Então se cumprirá a plenitude dos tempos e da história! É, pois, o domingo da alegria, porque o Senhor vem!

1. 
A Eucaristia é já sinal, promessa e antecipação. Entre outros momentos, após a consagração, em que se faz memória da paixão, morte e ressurreição do Senhor, o povo aclama, terminando com a súplica: “Vem, Senhor Jesus”. Inclusive, só a assembleia dos fiéis faz esta aclamação, pelo que, se a Eucaristia for apenas concelebrada por padres, esta aclamação omite-se.

A alegria será ainda mais profunda, pois nos prepara para as festas que se aproximam, além de antecipar a certeza da segunda vinda gloriosa do Senhor. Participamos nos mistérios centrais da nossa fé, nas fontes da salvação, que nos fazem mergulhar na eternidade, com a mais plena realização a que aspiramos!

2.
"Deus de infinita bondade, que vedes o vosso povo esperar fielmente o Natal do Senhor, fazei-nos chegar às solenidades da nossa salvação, e celebrá-las com renovada alegria. Por NSJC …" (Oração de colecta do III domingo)

=> Que graça se pede nesta Eucaristia?
- Uma esperança firme, para obter a salvação, celebrada com a melhor alegria! A liturgia deste domingo traz-nos este feliz anúncio: o Senhor virá! Por isso, alegremo-nos!

3.
Ele batizar-vos-á com o Espírito Santo e com o fogo(a frase evangélica dominical do 3.º Domingo do Advento. - Evangelho: Lc 3, 10-18)

=> Que devemos fazer?
- Peçamos ao Senhor, na nossa oração, ao longo da semana, que derrame sobre nós o Seu Espírito, um Espírito de fogo, para que nos renove, transforme e vivifique.»

Pe.Armando Duarte, partilha/reflexão ao II Domingo Advento - ano C - Proposta semanal.


"Vinde, Espírito Santo! 
Enchei os corações dos Vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. 

Enviai o Vosso Espírito, e tudo será criado. 
E renovareis a face da Terra."

Derramai sobre nós o Vosso Espírito de fogo, para que nos renove, transforme e vivifique.
Ámen.

domingo, dezembro 08, 2024

Preparar o Caminho do Senhor


«Na nossa caminhada litúrgica, vem o segundo domingo de Advento. Como a palavra indica (ad-venire), preparamos o encontro com Aquele que vem, somos convidados a viver a segunda vinda gloriosa de Cristo, quando “Deus for tudo em todos” (1 Cor 15, 28). 


Com frequência no inicio da Eucaristia cantamos: “Povo de reis, assembleia santa, povo sacerdotal…” Ora isto brota do que somos, desde o baptismo. Nesse dia, fomos ungidos com o óleo do Crisma, na fronte, dizendo-nos: “para que reunido(a) ao seu povo, permaneças, eternamente, membro de Cristo sacerdote, profeta e rei”.

 Na Eucaristia: como membros do Povo sacerdotal, cada um vive o seu sacerdócio: o bispo (plenitude do sacerdócio ordenado) ou o padre (sacerdócio presbiteral), que presidem; assembleia dos fiéis, em que cada um participa com o sacerdócio comum, que recebeu no baptismo. 
Reunidos em Nome do Senhor, somos sinal da presença viva de Cristo, no meio de nós, em que cada um se une pelo seu sacerdócio, apresentando sacrifícios agradáveis a Deus, por Jesus Cristo.

"Concedei, Deus omnipotente e misericordioso, que os cuidados deste mundo não sejam obstáculo, para caminharmos generosamente ao encontro de Cristo, mas que a sabedoria do alto nos leve a participar no esplendor da sua glória. Por NSJC…" (Oração de colecta)

=> Que graça pedimos?

- Procurar que o sentido da nossa vida, e dos nossos passos, não se confinem apenas a este mundo, mas se orientem para a vida eterna, ao encontro com Cristo, para participarmos da sua Glória e da vida plena, com Deus. Peçamos a sabedoria do alto!
Só assim saberemos apreciar os bens da terra e a amar os bens do céu!

Preparai o caminho do Senhor(Evangelho: Lc 3, 1-6)

E do Evangelho da Imaculada Conceição (Lc 1, 26-38):

“Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra”

Reza esta Palavra, ao longo da semana, para que o teu coração também possa ver a salvação de Deus, na forma de pensar e de agir, segundo os valores do Evangelho!

Como Maria, disponíveis para a vontade de Deus, que a Palavra se faça vida em nós!»

 (Pe.Armando Duarte, partilha/reflexão ao II Domingo Advento - ano C e Imaculada Conceição)


«“O tempo do Advento é profundamente cristológico-mariano” e, “ao venerarmos Maria podemos crescer mais na intimidade com Cristo”. 

 “O amor à Mãe de Deus, bem ordenado e orientado, nunca constituiu obstáculo para se amar a Jesus Cristo. Por isso, ao contemplarmos a Imaculada Conceição da Virgem Maria, podemos como ela e com ela, aguardar o Natal do seu Filho Jesus Cristo e prepararmos a sua vinda pela oração e pelo silêncio”.» 

domingo, dezembro 01, 2024

Vigiar e Orar


Mensagem «para o aprofundamento e vivência da Santíssima Eucaristia, que o Concílio Vaticano II apresenta como “centro e cume de toda a vida cristã” (PO, 6), a partir da qual deve começar toda a educação do espírito comunitário. Assim se percebe que, quem não vive a Eucaristia, tem uma falha grave do que é essencial na vida de fé.

3 pontos: uma breve introdução, para ajudar a perceber a sua importância central; depois a oração inicial, para se entender qual é a graça própria da Missa, e depois a frase, que resume o Evangelho do domingo, para que a continuemos a rezar ao longo da semana.

Alimentemo-nos, então, com o dom da Eucaristia:

1. Breve introdução:

Sempre os amigos de Jesus se reuniram ao domingo (ex.: domingo da ressurreição, segundo domingo pascal, Pentecostes…), ao ponto de os cristãos da Abitínia (norte de África), no ano de 304, responderem à proibição que o imperador romano lhes queria impor, dizendo convictamente: “não podemos viver sem o domingo”…

2. Oração colecta do I domingo de Advento:

"Despertai, Senhor, nos vossos fiéis, a vontade firme de se prepararem, pela prática das boas obras, para ir ao encontro de Cristo, de modo que, chamados um dia à sua direita, mereçam alcançar o reino dos céus. Por NSJC…"


=> Que graça se pede? Antes de mais, que sejamos fiéis, à graça baptismal e à celebração todos os domingos e dias santificados. E porque tendo Jesus Cristo vindo a primeira vez, ao meio de nós, prometeu voltar gloriosamente no fim dos tempos. Então, importa estarmos preparados para ir ao seu encontro. Recordo que, no dia do baptismo, foi-nos dito que vivamos “sempre como filhos da luz, perseverando na fé, e, quando o Senhor vier, possa ir ao seu encontro, com todos os santos, no reino dos céus”.

3. Evangelho (citação completa, para quem queira ler na íntegra): Lc 21, 25-28.34-36

“Vigiai e orai em todo o tempo”

Reza esta Palavra, sempre que possível, ao longo da semana!»

 (Pe.Armando Duarte, partilha/reflexão ao I Domingo Advento - ano C)

Partilhas maiores