sábado, dezembro 21, 2024

Esperança que nos fortalece


Ó Rei das nações:
Desejado dos povos, Rei das gentes,
Tudo ajuntas em ti, Pedra Angular,
Inimigos tu vens apaziguar,
Vem salvar este povo tão dormente,
Pois do barro formaste o nosso ente,
Vem, Senhor, e não tardes, vem salvar, ó!
________________________

«Estamos a chegar ao fim da caminhada de Advento. Os nossos passos encaminham-se para Jesus, vivendo o mistério da sua encarnação e do seu nascimento. A esperança da humanidade fortalece-se, porque chega o nosso Salvador. Ele é o Emanuel, Deus connosco! Anunciado pelos profetas, acolhido no seio da Virgem Maria, pela acção do Espírito Santo, Ele partilha a nossa natureza humana, e dá o sentido mais pleno à nossa existência. Abramos-lhe o nosso coração!
1.
Durante este tempo, evocando a grande noite da humanidade, até as estrelas do céu parecem brilhar com mais luz. Mas concretiza-se a promessa da chegada da luz das nações, porque a Luz brilha nas trevas, porque chega o dia de a Virgem O dar à luz. Naquele que chega, para fazer a vontade de Deus, saibamos também dizer “eis-me aqui”, participando da sua Vida! No início da novena do Natal, suplicávamos na liturgia: “feito homem, como nós, nos torne participantes da sua vida divina”!

2. 
Infundi, Senhor, a vossa graça em nossas almas, para que nós, que pela anunciação do Anjo conhecemos a incarnação de Cristo, vosso Filho, pela sua paixão e morte na cruz, alcancemos a glória da ressurreição. Por NSJC… (Oração de colecta do IV domingo de Advento)

Esta oração é tão significativa, que se reza diariamente na oração do Angelus, de manhã, ao meio-dia e ao cair da tarde. Por isso, muitos fiéis a rezam de cor, após as 3 Ave-Marias do Angelus. Ela pede a graça de viver o mistério de Cristo, desde a incarnação até à glória da ressurreição. Que grande graça se obtém!

3. “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre” (cf. Lc 1, 39-45)
 ( partilha/reflexão semanal ao II Domingo Advento - ano C - Pe.Armando Duarte)

"O Evangelho da Liturgia do quarto Domingo do Advento, narra a visita de Maria a Isabel. 

Tendo recebido o anúncio do Anjo, a Virgem não fica em casa, a pensar no que aconteceu e no que havia de fazer com aquela notícia. Em vez de se concentrar nos seus problemas, pensa nos necessitados, pensa em Isabel, sua prima, de idade avançada e grávida: uma coisa estranha, milagrosa. 

Maria levantou-se à pressa e vai ter com Isabel. Parte para ajudar e partilhar a sua alegria.  parte com generosidade, sem se deixar intimidar pelos desconfortos da viagem, respondendo a um impulso interior que a chama a estar perto e a ajudar. Vai a pé, por uma longa estrada com muitos quilómetros." 
(da caminhada de Advento-Natal SDEC)


Agradeçamos a generosidade e o amor da Virgem Maria, que nos deu a grande bênção do seu Filho Jesus. 

[sugestão] 
Rezar o Angelus com as 3 Ave-Marias, ao nascer do sol, ao meio-dia e ao fim da tarde, seguidas da oração de colecta, como está acima no n. 2, terminando com o Glória ao Pai (3 vezes)!»


Sem comentários:

Partilhas maiores