Vigiar e Orar


Mensagem «para o aprofundamento e vivência da Santíssima Eucaristia, que o Concílio Vaticano II apresenta como “centro e cume de toda a vida cristã” (PO, 6), a partir da qual deve começar toda a educação do espírito comunitário. Assim se percebe que, quem não vive a Eucaristia, tem uma falha grave do que é essencial na vida de fé.

3 pontos: uma breve introdução, para ajudar a perceber a sua importância central; depois a oração inicial, para se entender qual é a graça própria da Missa, e depois a frase, que resume o Evangelho do domingo, para que a continuemos a rezar ao longo da semana.

Alimentemo-nos, então, com o dom da Eucaristia:

1. Breve introdução:

Sempre os amigos de Jesus se reuniram ao domingo (ex.: domingo da ressurreição, segundo domingo pascal, Pentecostes…), ao ponto de os cristãos da Abitínia (norte de África), no ano de 304, responderem à proibição que o imperador romano lhes queria impor, dizendo convictamente: “não podemos viver sem o domingo”…

2. Oração colecta do I domingo de Advento:

"Despertai, Senhor, nos vossos fiéis, a vontade firme de se prepararem, pela prática das boas obras, para ir ao encontro de Cristo, de modo que, chamados um dia à sua direita, mereçam alcançar o reino dos céus. Por NSJC…"


=> Que graça se pede? Antes de mais, que sejamos fiéis, à graça baptismal e à celebração todos os domingos e dias santificados. E porque tendo Jesus Cristo vindo a primeira vez, ao meio de nós, prometeu voltar gloriosamente no fim dos tempos. Então, importa estarmos preparados para ir ao seu encontro. Recordo que, no dia do baptismo, foi-nos dito que vivamos “sempre como filhos da luz, perseverando na fé, e, quando o Senhor vier, possa ir ao seu encontro, com todos os santos, no reino dos céus”.

3. Evangelho (citação completa, para quem queira ler na íntegra): Lc 21, 25-28.34-36

“Vigiai e orai em todo o tempo”

Reza esta Palavra, sempre que possível, ao longo da semana!»

 (Pe.Armando Duarte, partilha/reflexão ao I Domingo Advento - ano C)

Sem comentários:

Partilhas maiores