terça-feira, dezembro 29, 2009

O Saldo

Os balanços não se dão bem comigo.
Tempos houve em que os quis e nem por isso os tive. Lembro-me apenas de, com cinco ou seis anos, me abalançar nas pernas de trás de uma cadeira e cair de costas; e também, já pré-adolescente, ter um balancé numa árvore do quintal onde me balançava sem grande jeito.
Anos mais tarde, os balanços foram de noites quase inteiras com os bebés ao colo para ver se os calava.
Depois vieram outros balanços... e balancetes... e enjoos com eles.

Agora, estando mais um ano quase quase no fim, pensei em fazer outro tipo de balanço, mas sem grande entusiasmo. Abalanço-me para 2010 desejando que seja um pouco melhor que este que vai terminar, que foi marcado por grandes cansaços, tristezas, dores, desgostos - grandes desgostos, mas também alegrias - enormes alegrias; e sucessos, e também fracassos, desfechos que se vinham anunciando, perdas, ganhos, avanços, retrocessos...
Dizem que bem e mal tudo é passar! Eu digo que as contrariedades e as desilusões fazem parte da vida e que sem elas não daríamos o devido valor ao que nos torna felizes. E são tantas as pequenas coisas do dia-a-dia que concorrem para a nossa felicidade!
No fim do balanço, quase fechadas as contas, aventuro-me a encerrar o ano com saldo positivo.

"Pedras no caminho? Guardo-as todas, um dia vou construir um castelo." - já dizia o poeta.

Para todos um Feliz Ano Novo, com muita Saúde, Paz, Tranquilidade, Amor e muitas outras coisas boas que venham por acréscimo.

26 comentários:

continuando assim... disse...

gostei de ler :)

pedras no caminho... são todas para guardar, são o nosso passado, somos feitos dele :)

bj
bom ano
teresa

saudades disse...

querida amiga o ano esta acabar e um novo a começar...nao me podia esquecer de quem me tem dado força com algumas palavras de carinho e amizade...para ti minha amiga votos de um... FELIZ ANO NOVO ...para ti e toda a tua familia...um beijinho....

Mare Liberum disse...

Agradeço e retribuo os teus votos de Ano Novo.Para nós, os que por aqui andamos, acho que na generalidade o balanço foi positivo mas para muitos, muitos outros, a sorte não bateu à porta.

Não os esqueçamos que Natal é sempre que o Homem quiser e outro precisar.

Beijinhos mil

Bem-hajas!

Dulce Gomes disse...

Olá amiga Fá. Passei para te desejar um bom ano e deparei-me com um texto belíssimo:)
Pois é, o Fernando Pessoa tinha razão. Quem não tem pedras no caminho? Há que saber viver com elas quando não há outro jeito.
Bom ano cheio de bençãos para ti e todos os que amas.
Beijinho

Je Vois La Vie en Vert disse...

O meu saldo também é positivo mesmo se estou amontoando as pedras nas parte de trás da minha casa, isto quer dizer que tenho casa ! E ainda tenho roupa, comida, cama, amigos e vou começar o ano que vem com toda esta riqueza !

Feliz ANO NOVO !

Beijinhos

Verdinha

Alberto Oliveira disse...

... gostei das "pedras no caminho... ". Se alguns fizessem como o poeta, este seria sem dúvida, um país de castelos...

Feliz Ano Novo!

Lilá(s) disse...

Gostei de te elr, um BOM ANO também para ti
Bjs

teresa disse...

bem amiga já somos duas a pedir que o proximo ano seja um pouquinho melhor que este ..
e não somos muito de balanços , olha o meu ultimo balanço foi quando eu devia ter 6 anos , no baloiço e sai desparada dele esfolando os joelhos , eheheh ..
por isso desejo-te para 2010 muita saúde , amor , e paz ...
feliz ano novo ..
beijinhos ..

Sara disse...

Amiga, mais um interessante post.

Faz-nos reflectir sobre muita coisa na nossa vida.

Muitas vezes o nosso balanço não pende positivamente para o nosso lado mas como dizes, o importante é o saldo final.

Temos de aprender a relativizar as coisas pois existem sempre pessoas piores do que nós.

Temos de aproveitar todas as vitórias e tombos que damos sabendo que demos sempre o nosso melhor. Depois virá sempre uma nova oportunidade, uma nova corrida.

Aproveito para te desejar um bom ano novo, pleno de oportunidades e com muita saúde e boa disposição. Bjs

Fá menor disse...

Obrigada a todos vós.
Que tenham todos um final de ano feliz e um início de Ano Novo luminoso...

(que o meu final de ano, afinal, não vai ser tão luminoso assim... luto na família... outra vez)

Voltarei um dia destes... lá para 2010!

Beijos

Osvaldo disse...

Olá Fa;

Os votos de um maravilhoso Novo Ano e que a alegria, felicidade, amor e amizade seja uma constante durante 2010.

Feliz Ano Novo.

Osvaldo

Canela disse...

Venho a correr;

Desejar-te um ano 2010 repleto das bençãos de N. Senhor, para ti e para todos os teus.

Beijinho fraterno.

avlisjota disse...

OLÁ FA

PASSO PARA TE DESEJAR UM BOM ANO DE 2010

QUE O FUTURO TE SORRIA.

BEIJOS

JOSÉ

sou...serei? disse...

Nada mais bonito do que um pensar assim. O passado foi aprendizagem e o presente começa por não ser repetitivo, de acontecimentos negativos. Há que viver um dia de cada vez e...tanto quanto possível, continuar com esse "saldo positivo".

bj...nho

gaivota disse...

também já colhi tantas pedrassssssssssss
vou construir esse castelo, fora daqui, adivinha onde!?!?!?!?!?!?!?
ainda faltam algumas...
feliz ano minha amiga, com mauita saúde e paz, alegri e luz nesse tal caminho...
beijinhos

Laura disse...

É verdade nina, balançando a vida ao sabor dos exitos e fracassos, chegamos sempre à conclusão que, há quem esteja muito pior e nós nem assim, tanto... Com as perdas e ganhos ganhamos sabedoria na poupança e nos gastos, estragar ou não...assim, vamo-nos preparando para a vida sabendo que é preciso economizar quando há e gastar com parcimónia quando parece que vem lá muito e depois nem vem...quem passa pla vida com altos e baixos, como eu..sabe o que é dar valor..beijinhos e abraços, da laura

Å®t Øf £övë disse...

Fá,
Com ou sem balanço para o ano que terminou, apenas te desejo que este ano que já se iniciou seja muito mais preenchido de alegrias do que tristezas.
Bjs.

joaquim disse...

Só para deixar-te o meu primeiro abraço em Cristo e Maria deste ano, que seja para ti e todos os teus cheio da paz e amor de Deus.

Nilson Barcelli disse...

Querida amiga, ando com imensa falta de tempo. Mas ainda que um pouco tarde, não poderia deixar de passar por aqui para te desejar um excelente 2010.
De preferência, com um bom balanço...
Beijos.

Pena disse...

Estimada Amiguinha:
A sua beleza e pureza deliciam e encantam.
1 de Janeiro de imensa significação na luta pelos mais desfavorecidos e de todos em geral.
Assim, o vejo e sinto.
Um Feliz 2010 na companhia dos que lhes são ternos e próximos.
Excelente Post de fascinar e maravilhar.
Bem-Haja, pelo seu valor precioso e lindo.
Beijinhos puros de uma amizade sincera.
Sempre a admirá-la e a respeitá-la.

pena


Um Post Lindo numa pessoa perfeita e linda...! Com sentimentos francos do seu harmonioso coração doce.
Adorei.

Rita Galante disse...

Valerá mesmo a pena guardar as pedras?? É só peso a mais no caminho que trilhamos e não nos vão servir de nada... O que se tinha de aprender, já se aprendeu e agradeceu por isso. Não há nada como nos desapegarmos de tudo e de todos, para que a nossa caminhada seja bastante mais leve e tranquila.

Já tinha saudades de passar por aqui.

Não te desejo um Feliz Ano Novo, mas sim o Feliz Dia Novo, porque é no Hoje que poderemos fazer a diferença, seja em que ano estiver colocado.... e assim se constrói o tão desejado bom ano.

Beijinhos de Amor, Paz, Luz e Harmonia,
Ritinha
(Angel of Light)

avlisjota disse...

Olá Fa

Que seria do poeta sem as pedras?...

O balanço esse... espero que seja mais equilibrado e não me refiro ás pedras do caminho, mas ás pedras da consciência humana! Que bloqueiam os caminhos de quem realmente quer caminhar.

beijos e um ano feliz

José

Mário Margaride disse...

Olá, querida amiga

Desejo que este novo ano, te traga tudo quanto desejas.

Beijinhos e feliz 2010!

Mário

Utilia Ferrão disse...

Amiga
eu quero dar-lhe os parabéns pelo saldo positivo do ano 2009
E desejar este ano com muitas coisas lindas úteis e maravilhosas
Beijinhos da Utilia

Daniel disse...

Feliz 2010 e que Deus ilumine cada passo nesse novo ano.
Beijos

Paula Raposo disse...

Balanços e balancetes lembram-me trabalho.
Mas posso dizer que o balanço de 2009 fechou com saldo positivo, animicamente falando, não financeiramente...
Beijos para ti.

Partilhas maiores