domingo, março 05, 2023

Transfiguração

 «A graça e o amor de Jesus Cristo, que nos chama à conversão, estejam convosco!

Amigos, insisto na saudação quaresmal, apresentada no novo Missal romano, para que não esqueçamos facilmente a proposta da liturgia deste tempo, que é muito rico de graça e de misericórdia, para todos os que querem fazer uma experiência autêntica de vida cristã. Por isso, que não haja ninguém desatento, à margem e em ausência grave da experiência da fé.

No 2º Domingo da Quaresma podemo-nos enriquecer com as leituras bíblicas que, no ciclo A da liturgia deste tempo, nos oferecem a oportunidade de nos colocarmos em sintonia e comunhão com a vivência catecumenal, que a Igreja apresenta desde os tempos mais remotos.

Procuremos sintonizar com o projecto de Deus, que neste domingo nos convida a seguir o caminho de escuta e de adesão aos seus projectos, e com obediência total aos planos do Pai.

Senhor nosso Deus, que nos mandais ouvir o vosso amado Filho, fortalecei-nos com o alimento interior da vossa palavra, de modo que, purificado o nosso olhar espiritual, possamos alegrar-nos um dia na visão da vossa glória. Por NSJC… (Oração Colecta do II Domingo da Quaresma)

Deus vem ao nosso encontro, e fala-nos. E nós devemos estar disponíveis e atentos para o escutar, na pessoa do seu Filho. E assim Ele nos prepara para participarmos da sua glória. Recebamos a graça que nos quer transfigurar, isto é, passar da vida velha à vida nova.

Este é o meu Filho muito amado, no qual pus toda a minha complacência. Escutai-O. (Mt. 17, 1-9)

Procuremos, antes de mais, merecer a escolha de Jesus, para entrarmos na sua intimidade. E Ele nos conduz à comunhão com o Pai. 

Para ouvir a sua voz, peçamos ao Espírito Santo que venha em nosso auxílio, e nos ajude a rezar: Jesus, Tu és o meu Senhor! Contigo, quero ser filho. Acolho a tua voz no meu coração!...»

(Pe.Armando Duarte, partilha/reflexão para a semana que segue ao II Domingo da Quaresma, ano A)

5 comentários:

Roselia Bezerra disse...

Querida amiga Fá, boa noite de domingo!
Na Missa de hoje, trouxe uma mensagem importante sobre a Quaresma e a busca da transfiguração nossa num convite ao Deserto quaresmal que todos estamos sendo convidados a viver.
Tenha uma nova semana abençoada!
Beijinhos

" R y k @ r d o " disse...

Uma religiosa publicação que tem o meu encanto, agrado e respeito. Deus é oi caminho, a luz, a vida.
.
Um domingo feliz.
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

J.P. Alexander disse...

Buena reflexion. La fe nos mueve. Te mando un beso.

Majo Dutra disse...

É a parte da Bíblia mais complicada para mim...
Que o ES me acuda de noite, de dia e em todos os momentos!
Um tempo bom e de fé para ti. Beijinhos
~~~~~~~~~~

Meulen disse...

La comprensión llega cuandos e tiene abierto el corazón...unido al pensamiento por comprender la grandeza divina.

Abrazo.

Partilhas maiores