sábado, fevereiro 14, 2026

Ditoso o que anda na lei do Senhor

 «O Deus da esperança que, pela acção do Espírito Santo, nos alegra com a sua paz, esteja convosco!

Com esta saudação, retomamos uma saudação inscrita na nova versão do Missal romano, e que ajuda a aprofundar toda a riqueza que a Eucaristia nos proporciona. A de hoje evidencia o dom da paz, que o Espírito Santo realiza nos nossos corações. Como é bom sentir Deus a agir em nós, numa simples saudação, que nos convida a uma relação pessoal com Deus!

Ao celebrarmos o VI Domingo comum, a Palavra do Senhor convida a tomar atitudes face ao projecto de Deus, para que possa haver vida plena e experiência de salvação. Logo a primeira leitura nos anuncia que o homem é livre de escolher entre a proposta de Deus e a sua auto-suficiência. Na 2ª leitura, o apóstolo Paulo faz uma apresentação do projecto salvador de Deus, preparado para aqueles que O amam. O evangelho convida a assumir a verdadeira atitude, que manifesta essa adesão. Então importa saber o que há de verdadeiramente novo na proposta de Jesus.

"Senhor, que prometestes estar presente nos corações rectos e sinceros, ajudai-nos com a vossa graça a viver de tal modo que mereçamos ser vossa morada. Por NSJC…" (Oração de colecta do VI Domingo comum)

Muitos cristãos afastam-se da Igreja e da prática dos sacramentos, exactamente por não tomarem atitudes face à proposta da Palavra de Deus. Esquecem-se que o segredo está na renovação do coração, manifestando atitudes que expressem a experiência da novidade que a vivência da Palavra nos traz. Com esta oração, peçamos essa graça ao Senhor.

"A vossa linguagem deve ser: Sim, sim; não, não". (Evangelho: Mt. 5, 17-37)

Os “ditos” de Jesus oferecem à Igreja a novidade por que deve orientar-se, na sua caminhada histórica, para seguir a originalidade de Cristo. Na dinâmica do Reino, a atitude dos discípulos tem de manifestar o fruto da vivência, com um compromisso coerente no estilo de vida e dos valores dessa adesão. Daí, o paralelismo: "foi dito",… "porém, Eu digo-vos".»

(Pe. Armando Duarte, partilha/reflexão para o VI Domingo comum ano A e semana que se lhe segue)

Sem comentários:

Partilhas maiores