segunda-feira, maio 08, 2023

A nossa mãe e a mãe Igreja

No primeiro domingo de Maio, em Portugal, é dia da mãe. É um convite a vivermos a maternidade, a começar por aquela que foi instrumento privilegiado para vivermos uma existência plena de sentido. Se começa por nos ajudar a situar neste mundo, contudo, o plano é bem mais largo, pois faz parte dos projectos de Deus, que para isso nos gerou para uma vida nova, através da nossa mãe Igreja. Mas também se alarga o horizonte, ao conhecermos o amor numa vida mais plena, esta maternidade é assumida na forma mais sublime, através de Maria, mãe de Jesus e de todos os homens. No entanto devemos acentuar que, verdadeiramente, o dia da mãe diz respeito sobretudo à missão daquela que Deus escolheu para nos trazer para a vida, com sentido integral, para não se reduzir a simples progenitora.

Ao celebrarmos o 5º domingo de Páscoa, a Palavra de Deus convida-nos a aprofundar o sentido da vida que a Igreja nos transmite, pois somos comunidade que nasce da vida de Jesus. Assumimos o desafio de procurar viver e crescer como membros, unidos pela fé e pelo amor, na realização dos desígnios de Deus, para termos a vida, a que Deus nos chama. Assim, somos membros da família de Deus, e templo espiritual, como pedras vivas, convidados a seguir o caminho, que é Jesus. É assim que nos inserimos neste plano e queremos corresponder à forma mais bela da nossa realização.

Deus todo poderoso e eterno, realizai em nós sempre o mistério pascal, para que, tendo sido renovados pelo santo Batismo, com o auxílio da vossa proteção, demos fruto abundante e alcancemos as alegrias da vida eterna. Por NSJC… (Oração de coleta do V domingo da Páscoa)

A graça do Baptismo faz-nos viver o mistério pascal de Jesus Cristo, que actualizamos na celebração da Eucaristia. Para que a água do Baptismo, que nos deu uma vida nova, não fique estagnada, importa que ela se manifesta através da abundância de frutos, que nos levem a experimentar as alegrias eternas.

«Respondeu-lhe Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”» (Jo. 14, 1-12)

A vida é um dom de Deus. D’Ele vimos e para Ele vamos. Então, importa viver n’Ele, para caminharmos para Deus. A nossa vida deve ser uma vida em Cristo. Só por Ele podemos experimentar a autenticidade desta relação, numa verdadeira comunhão com Deus. Digamos a Jesus, em oração, a importância que Ele tem para nós.

 (Pe.Armando Duarte, partilha/reflexão para a semana que segue ao V Domingo do Tempo Páscal, ano A)

Também em vídeo, comentário do padre Manuel Barbosa, scj:
 

7 comentários:

Roselia Bezerra disse...


Olá, querida amiga Fá!
A oração do quinto domingo de Páscoa é linda, rezei com fé.
Agradeço a Deus por não nos ter deixado órfãos, com Maria, nossa Mãe Santíssima, tudo podemos, pois ela intercede por nós, com esmero.
Tenha uma nova semana abençoada!
Beijinbos

J.P. Alexander disse...

Buena reflexion la fe nos sostiene . Te mando un beso.

Jaime Portela disse...

A fé faz milagres.
Boa semana.
Beijo.

- R y k @ r d o - disse...

Publicação que muito gostei de ler
.
Um dia feliz ... abraço.
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

Ane disse...

Amém! Aqui o dia das mães é no próximo domingo!
♥ Beijos e boa semana! :)

Meulen disse...

Cada día debemos entregar todo lo que somos en manos de Dios, y suplicar su compañía...
Hermoso.

Lucinalva disse...

Bom dia, Fá
Linda postagem, aqui no Brasil o dia das mães é comemorado no segundo domingo de maio, ser mãe é um presente de Deus, parabéns querida, um forte abraço.

Partilhas maiores