terça-feira, maio 02, 2023

Sigamos o Bom Pastor!

 «O IV Domingo de Páscoa é também conhecido pelo domingo do Bom Pastor, em virtude do evangelho, que neste domingo nos é proposto, na Eucaristia. O Bom Pastor vem conduzir o rebanho, e levá-lo às melhores pastagens, para lhes dar vida em plenitude, ao contrário dos falsos pastores, que exploram e se servem das ovelhas. O Pastor conhece cada ovelha pelo seu nome, e chama-a, caminha à sua frente, e as ovelhas precisam conhecer a sua voz, e segui-lO.

Na 1ª leitura, Pedro fala de Jesus Cristo ao coração do povo, que se interroga: “Que havemos de fazer, irmãos?” Cada um de nós também deve fazer a mesma pergunta, uma vez que só Cristo nos pode realizar plenamente. Uma vez que fomos chamados, lembra-nos a 2ª leitura, procuremos seguir os seus passos, pois somos seus discípulos, e só Ele nos faz felizes.

Deus Todo Poderoso e Eterno, conduzi-nos à posse das alegrias celestes, para que o pequenino rebanho dos vossos fiéis chegue um dia à glória do reino, onde já Se encontra o seu poderoso Pastor, Jesus Cristo, vosso Filho, Ele que é Deus e convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.   (Oração de Colecta do IV Domingo de Páscoa)

Que maravilhosa oração, a convidar-nos a abrir o coração, para beneficiarmos da vida que Jesus Cristo, nosso Bom Pastor, nos oferece, e por isso O queremos acolher e seguir, deixando o instante para ficarmos com o eterno!

"Eu vim para que as minhas ovelhas tenham vida e a tenham em abundância." (Jo. 10, 1-10)

Como ovelhas, precisamos de escutar a voz do Pastor, para O seguirmos e participarmos na vida abundante que nos oferece. Falemos com Ele. Digamos-Lhe da importância que Ele tem para nós. Escutemo-lO, respondamos-Lhe, e sigamo-lO!»

 (Pe.Armando Duarte, partilha/reflexão para a semana que segue ao IV Domingo do Tempo Páscal, ano A)


«Jesus não foi, nem quis que os seus seguidores fossem “CARNEIRADA!”. O seu pastoreio não tinha nada a ver com poder que se impõe, nem liderança que arrasta, nem controle das consciências. (...) Segui-lo implica uma relação pessoal profunda, feita de confiança e de amor.» (Padre JoãoTorres,“Pensar diferente da carneirada”)

7 comentários:

- R y k @ r d o - disse...

Sigamos ...
.
Resto do dia 1º de Maio feliz.
.

Cidália Ferreira disse...

Uma publicação bem interessante!!
.
Beijos e uma boa semana.

J.P. Alexander disse...

Profunda reflexión. Te mando un beso.

Jovem Jornalista disse...

A gente não perde nada de seguir os passos do bom pastor!

Boa semana!



Até mais, Emerson Garcia

Mariete Salema disse...

Seguir o bom pastor é seguir pelos caminhos do bem

Um dia de ternura, com Saúde, Paz e Amor.

Ailime disse...

Boa tarde Fá,
As leituras de Domingo foram maravilhosas.
Sigamos o Bom Pastor!
Beijinhos,
Ailime

Porventura escrevo disse...

Post de tranquilidade
:-)

Partilhas maiores