domingo, julho 23, 2023

O trigo e o joio

«Volta o desafio das parábolas, para tentarmos perceber o sentido da semente do trigo e do joio. O evangelho é claro. 
Um desafio: meditem na íntegra o texto do evangelho. Se formos coerentes e autênticos, podemos descobrir uma grande riqueza. A beleza do texto tem uma profundidade inexcedível. Que nos enriqueça!

O 16º Domingo comum convida a continuar a viver as parábolas, com o tema da semente, na liturgia da Palavra. Mas, no centro, está a boa notícia do Reino de Deus.

O Senhor é indulgente e compassivo para com todos, lembra a 1ª leitura, e, através do Espírito Santo, vem em auxílio da nossa fraqueza, assim propõe a 2º leitura, da carta aos Romanos. Mas pelo evangelho percebemos como o trigo e o joio germinam ao mesmo tempo no nosso coração. Importa, pois, reflectir a mensagem que Jesus nos propõe.

"Sede propício, Senhor, aos vossos servos e multiplicai neles os dons da vossa graça, para que, fervorosos na fé, esperança e caridade, perseverem na fiel observância dos vossos mandamentos. Por NSJC…" (Oração de colecta do XVI Domingo comum)

Suplicamos ao Senhor, que envie sobre nós a abundância dos seus dons, para que progridamos na Graça, através das virtudes da fé, da esperança e da caridade.

"A boa semente são os filhos do Reino e o joio são os filhos do Maligno". (Mt. 13, 24-43)

Precisamos de aprender a discernir as sementes que frutificam em nós, pela qualidade do trigo ou do joio. A Palavra que proponho, para rezarmos durante a semana, ajudar-nos-á a frutificar. Mas não esqueçamos que em nós há sementes de trigo e de joio.»

(Pe.Armando Duarte, partilha/reflexão para a semana que segue ao XVI Domingo Comum, ano A)

 
"Alguém pergunta a um grupo de crianças como seriam os seus corações, se os corações maus fossem escuros e branquinhos os corações bons, respondeu imediatamente uma pequenina: “Ah! O meu é às riscas!” 
(...) 
O trigo e o joio não são dois tipos de pessoas, mas duas formas de conduta, que estão (sempre) presentes em cada um de nós." (Padre João Torres)

.

9 comentários:

  1. Gostei da definição do trigo e o joio. Belo texto.
    .
    Saudações poéticas. Uma semana feliz.

    ResponderEliminar
  2. Excelente reflexão, grata pela partilha. Abços

    ResponderEliminar
  3. Olá, querida amiga Fá!
    O joio e o trigo estão em nós e nos meio de nós.
    Excelente reflexão!
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Buena reflexion te mando un beso.

    ResponderEliminar
  5. Olá Fá, excelente reflexão. Acredito que o joio e o trigo estão dentro de nós e com nosso livre arbítrio decidir qual regar. Bjinhos

    ResponderEliminar
  6. Interessante a definição...Todos temos falhas e virtudes...e todos temos que aprender a lidar com isso.
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
  7. Esta parábola é muito falada, lembro dela desde criança.
    E é uma lição que devemos aprender na vida, nossa conduta é tudo.
    Não é o que a gente diz é o que a gente faz!
    Beijos! :)

    ResponderEliminar
  8. Muito elucidativo, Fá
    Essa compração entre joio e trigo_ estudei muito a Palavra nas escolas
    dominicais da minha adolescência e a cada leitura me remete aos bons momentos.
    Bom quando lembramos das parábolas e renovamos a Fé com o propósito de continuar espalhando sementes boas.
    Obrigada ,amiga Fá
    um abraço

    ResponderEliminar

«As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável.»
(Sta Madre Teresa de Calcutá)
.
Leia pf: Indicações sobre os Comentários

Partilhas maiores