segunda-feira, agosto 28, 2023

Quem é Cristo para mim?

«Quem sou Eu para ti? 
 Pergunta de Jesus a cada um de nós! 
(...) 
Eu posso ser seu: “simpatizante” e “ouvinte” ou seu “amigo” e “seguidor”. 
(...) 
Cristo não é o que digo d’Ele, mas o que vivo d’Ele... 
Cristo não é as minhas palavras, mas o que d’Ele arde em mim... 

Quem sou Eu para ti? 
Deus não quer saber do que sabemos d’Ele, mas da nossa paixão por Ele…»
(Padre João Torres, Quem sou Eu para ti?)

Vivemos o 21º Domingo comum, em que na liturgia da Palavra percebemos a necessidade de ter duas traves mestras para manifestar a autencidade da fé: a relação com Cristo e com a Igreja

A manifestação da fé em Cristo oferece-nos o dom da Igreja, que leva a dar testemunho da proposta de salvação que Jesus veio trazer. No evangelho deste dia verificamos a dificuldade de perceber a identidade de Jesus, mas nos nossos dias continua a haver tantas lacunas, no conhecimento da sua vocaçáo e missão, por parte de muitos cristãos! Por isso, continua a ser vital perceber quem é Jesus para nós.

Senhor nosso Deus, que unis os corações dos vossos fiéis num único desejo, fazei que o vosso povo ame o que mandais e espere o que prometeis, para que, no meio da instabilidade deste mundo, fixemos os nossos corações onde se encontram as verdadeiras alegrias. Por NSJC… (Oração de colecta do XXI Domingo comum)

Como é bela esta oração, num convite a mergulhar onde se encontram as verdadeiras alegrias, as únicas que nos realizam e tornam felizes! Reparem que nos basta um único desejo!

«Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo» (Mt. 16, 13-20)

Façamos também esta confissão de fé, como Pedro. Repitamo-la com frequência, ao longo da semana.

(Pe.Armando Duarte, partilha/reflexão para a XXI semana Comum, ano A)

5 comentários:

Porventura escrevo disse...

Perceber o nosso âmago

J.P. Alexander disse...

Buena pregunta para mi es mi señor quien me guia y me cuida. Te mando un beso.

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida amiga Fá!
Tu és o meu Deus Amado.
És meu TUDO na face da Terra.
Que a humanidade reconheça o Filho de Deus!
Tenha uma nova semana abençoada!!
Beijinhos

lis disse...

A cada dia uma confissão de Fé , renovando os votos de confiança
porque sem Deus nada seríamos. É o nosso refúgio bem presente.
Obrigada, Fá

Meulen disse...

Cuanta verdad encierra esta Palabra...hemos saber de buscar y reconocer la verdadeeo Cristo que nos da por su gracia la salvación.

Abrazo.

Partilhas maiores