domingo, agosto 06, 2023

Transfigurados por Cristo

«A celebração da Eucaristia é fundamental, para uma fé autêntica e coerente. Não pode haver domingo sem Eucaristia.

Hoje celebrar-se-ia o XVIII Domingo comum, mas como ocorre no dia 6 de Agosto, tem preferência a celebração da festa da Transfiguração do Senhor, que é própria deste dia. Será bom saber que a festa da Transfiguração do Senhor, celebrada no Oriente desde o século V, celebra-se no Ocidente desde 1457. Por ser importante, o Papa S. João Paulo II, ao propor novos mistérios para a recitação do terço (Luminosos), um deles reflecte precisamente a Transfiguração do Senhor. A Transfiguração, manifestação da vida divina, que está em Jesus, é uma antecipação do esplendor, que encherá a noite da Páscoa. Os Apóstolos, quando virem Jesus na sua condição de Servo, não poderão esquecer a sua condição divina.

Deus eterno e omnipotente, que na gloriosa transfiguração do vosso Filho Unigénito confirmastes os mistérios da fé, com o testemunho da Lei e dos Profetas, e de modo admirável anunciastes a adopção filial perfeita, fazei que, escutando a Palavra do vosso amado Filho, mereçamos participar da sua glória. Por NSJC…  (Oração de colecta da Transfiguração do Senhor)

Que belíssimo quadro da transfiguração do Senhor! Queremos participar com Ele, para obtermos também a graça da transfiguração. Na oração do fiéis, na Eucaristia de hoje, pedimos esse dom!

"Este é o meu Filho muito amado, no qual pus toda a minha complacência. Escutai-O". (Mt 17,1-9)

Que bom escutarmos também nós!»
(Pe.Armando Duarte, partilha/reflexão para  XVIII semana Comum, ano A)

 

«A JMJ é uma verdadeira Transfiguração de luz e de beleza... Trata-se de ver Jesus como o sol da nossa vida, e a nossa vida mover-se debaixo do sol de Deus. Isso provoca alegria e contágio. Ajuda-nos a alcançar outra perspectiva de vida, mais luminosa, mais positiva, mais confiante.
 
O primeiro passo para se ser contagiado pela beleza e luz de Deus é a escuta, dar tempo e coração ao seu Evangelho. E depois segui-lo, amando as coisas que Ele amava, preferindo aqueles que Ele preferia, reprovando o que Ele reprovava.»

Então veremos a gota de luz oculta no coração vivo de todas as coisas, veremos um rebento de luz despontar e subir dentro de nós.»

4 comentários:

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida amiga Fá!
Que sejamos constantemente transfigurados por Cristo!
Que tenha sido bem proveitosa a estadia do Papa aí!
Tenha uma nova semana abençoada!
Beijinhos

J.P. Alexander disse...

Profunda reflexion te mando un beso.

Sérgio Santos disse...

Que linda postagem!

Ailime disse...

Boa tarde Fá,
Pois foi a celebração da Transfiguração do Senhor, apercebi-me na Missa do Papa, nas JMJ, mas o Portal dos Dehonianos fazia apenas uma ligeira alusão ao facto e coloquei no meu post o Evangelho referente ao 18° do tempo Comum.
Sublime o seu post.
Beijinhos,
Ailime

Partilhas maiores