sábado, junho 07, 2025

O Espírito Santo que nos é dado

 

O amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo!


«Completa-se o tempo pascal com o Pentecostes, a vinda do Espírito Santo. 
Páscoa e Pentecostes são duas faces da mesma moeda: o dom à Igreja do Espírito de Cristo ressuscitado. 
Acolhamos com a alegria e gratidão um dom tão excelente, para colocar a render ao serviço dos irmãos. Com o Espírito Santo recebemos o dom de Deus, que dá vida, renova e transforma, para construir a comunidade e fazer surgir o Homem Novo, em cada um de nós. Que bom poder partilhar tema tão belo com jovens, que o não querem ser apenas na idade, mas vivê-lo em verdade! Aqui está o segredo: é pela vida em Cristo ressuscitado, e pela ação do Espírito, que se obtém a renovada juventude da alma!

Duma forma visível, é o primeiro dia da Igreja. “Igreja em saída”, em missão no meio dos homens. Maria e os Apóstolos estavam unidos, em oração no Cenáculo, mas o Espírito Santo impeliu-os para o meio da multidão. 
O pior que pode acontecer a um cristão é continuar fechado dentro de si. Precisa de reunir-se aos irmãos, acolher o dom do Espírito, e assumir a missão do envio. Como os Apóstolos e Maria, no Cenáculo, reunamo-nos em assembleia, para recebermos os dons, e podermos proclamar “as maravilhas de Deus”, assim finaliza a primeira leitura. Como membros dum só Corpo, invoquemos o Senhor, pois sabemos que “em cada um se manifestam os dons do Espírito para o bem comum” (1 Cor. 12, 7).

"Deus do universo, que no mistério do Pentecostes santificais a Igreja, dispersa entre todos os povos e nações, derramai sobre a terra os dons do Espírito Santo, de modo que também hoje se renovem no coração dos fiéis os prodígios realizados nos primórdios da pregação do Evangelho. Por NSJC…"     (Oração de colecta no domingo de Pentecostes)

O que se pede nesta solenidade, não é o Espírito, por medida, mas que seja derramado abundantemente, para continuar a operar as maravilhas da primeira hora. O Espírito Santo acompanha sempre a Igreja, e só Ele a renova e edifica. Invoquemo-lO com confiança!

"Recebei o Espírito Santo" (Evangelho: Jo. 20, 19-23)

Os discípulos em Éfeso nem sequer sabiam que existia o Espírito Santo (Cf. Act. 19, 2), mas muitos de nós ouvimos falar d´Ele, continuando a desconhecê-lO. 
Peçamo-lO, na nossa oração, sem medo, e com toda a confiança. O Pai do céu dá o Espírito Santo àqueles que lho pedem. Abramos e renovemos o nosso coração. Ele nos diz: “Recebei…”  Acolhamos com gratidão!»
(Pe. Armando Duarte, partilha/reflexão para a Solenidade do Pentecostes – ano C e semana que se lhe segue)



 
Senhor, que, pelo Espírito Santo, estais sempre presente no mundo: 
Senhor, tende piedade de nós. 
     R: Senhor, tende piedade de nós. 

Cristo, que dais o Espírito Santo para o perdão dos pecados: 
Cristo, tende piedade de nós. 
     R: Cristo, tende piedade de nós. 

Senhor, que enviais o Espírito Santo para criar um mundo novo: 
Senhor, tende piedade de nós. 
     R: Senhor, tende piedade de nós.
(Acto penitencial no Pentecostes)

7 comentários:

Roselia Bezerra disse...

Querida amiga Fá, adoro o Espirito Santo de Deus.
O Hino que cantamos hoje na Missa é por demais lindo, de uma unção envolvente.
Tenha uma nova semana abençoada!
Beijinhos fraternos de paz e bem

Ana Tapadas disse...

Minha amiga, tu conheces muito bem o ritual da Fé.
Uma entrada que é uma lição de catecismo.
Um beijinho, minha amiga

J.P. Alexander disse...

Dios nos cuida e ilumina. te mando un beso.

Lucimar da Silva Moreira disse...

Jesus morreu mas deixou o espírito santo pra nos consolar, Fá boa semana bjs.

Majo Dutra disse...

Ámen.
Grande abraço.
Beijinhos.
====

lis disse...

Um ensinamento que precisa ficar marcado em nós, Fá
Estamos vivenciando o que Jesus ensinou: " E eu pedirei ao Pai que vos envie outro Consolador e este nunca vos abandonará. Ele é o Espírito Santo, o Espírito que conduz a toda a verdade...." Gosto muito das suas oferendas de graça e amor aos que te leêm.Obrigada.
Um abraço grande

Meulen disse...

Este pasaje de Hechos 19,2 nos recuerda que el conocimiento del Espíritu Santo no es solo cuestión de haber oído hablar de Él, sino de abrir el corazón a su presencia y acción. Los discípulos de Éfeso desconocían su existencia, pero al recibirlo, experimentaron una transformación profunda.
Tu reflexión nos invita a hacer lo mismo: pedir con confianza, sin temor, sabiendo que el Padre celestial da el Espíritu Santo a quienes lo buscan sinceramente. Renovar el corazón es un acto de entrega, de disposición a recibir la gracia que nos transforma desde dentro.

Que toda la sabiduria divina nos encuentre en este tiempo y sepamos permanecer abiertos a sus enseñanzas.
Cariños.

Partilhas maiores