domingo, janeiro 04, 2026

A manifestação de Jesus a todos os povos


«A paz e o amor de Deus Pai, que se manifestaram em Cristo, nascido para nossa salvação, estejam convosco!
 

É esta a saudação proposta no novo Missal romano, para o tempo de Natal, que agora termina. Por isso, é com ela que queremos saudar-vos, uma vez que iremos avançar para novo tempo litúrgico. Que bela expressão da ternura de Deus, que nos ama, e assim nos dá Jesus, para nos salvar. Mas tudo isto acontece, se fazemos a experiência, e não ficamos à margem. 

Neste domingo celebramos a Epifania, isto é, a manifestação de Jesus a todos os povos. É também designada popularmente como festa dos reis ou dos magos. Simbolizada pela luz que os magos seguem, centra-se em Cristo, que é luz do mundo, pois vem iluminar todos os homens. 
Que não fiquemos instalados, e saibamos sair da nossa zona de conforto, assim é a mensagem que os magos nos deixam ficar. 
Que por isso os personagens desta celebração da Epifania nos ajudem a perceber como temos que aprofundar mais a relação com Cristo, para que nos ilumine e experimentemos a salvação que nos oferece.

"Senhor Deus omnipotente, que neste dia revelastes o vosso Filho Unigénito aos gentios guiados por uma estrela, a nós que já vos conhecemos pela fé, levai-nos a contemplar face a face a vossa glória. Por NSJC…" 
(Oração de colecta do domingo da Epifania do Senhor)

Para pedirmos a graça própria desta Epifania, que esta oração manifesta, quero chamar a atenção para a frase intercalar – a nós que já vos conhecemos pela fé – para que supliquemos com verdade este dom, pois se já conhecemos o Senhor pela fé, ela nos deve levar a uma prática constante e regular dos sacramentos, da vivência cristã e comunitária.  
 
"Depois, abrindo os seus tesouros, ofereceram-Lhe presentes: ouro, incenso e mirra". (Evangelho: Mt. 2, 1-12)

Qual é o presente que vou oferecer a Jesus? Em Espanha, é neste dia que se faz a oferta de presentes. E o presente deve sair do meu coração, com verdade. Vou rezar esta Palavra, e vou dizer a Jesus qual é o presente que Lhe ofereço, com autenticidade. Além disso, nada Lhe dou que Ele antes não me tenha já dado. Assim, quero oferecer-me e dar-me, sem reservas!

A 1ª leitura da Eucaristia de hoje, no início, deixa um convite: Levanta-te… A carta aos Efésios lembra que os pagãos beneficiam da mesma graça que foi oferecida aos judeus. Para beneficiar outros, que comigo convivem, serei capaz de lhes dizer quem é Jesus para mim?! Os magos precisaram de perguntar a Herodes, que não soube informá-los! E eu, serei capaz de dizer com coragem o sentido que Cristo dá à minha vida? Hoje é também o dia da Infância Missionária. Por isso, além de abrir o coração a Jesus, em oração, também o quero transmitir aos outros. Ele é, ou não, o meu maior amigo?!
 (Pe.Armando Duarte, partilha/reflexão para a solenidade da Epifania)

5 comentários:

Roselia Bezerra disse...

Amiga Fá, feliz 2026!
Que você receba os presentes merecidos na sua vida!
Tenha dias abençoados e felizes!
Beijinhos fraternos e festivos

lis disse...

Oi Fá
É tão comovente o livro de Mateus _ e percebemos o contraste que há entre os presentes d´gora para os oferecidos no nascimento do menino Jesus . Hoje ,não há nenhuma lembrança do motivo de oferecer presentes_ os do coração do amor da graça que recebemos todo dia. Muito bonito e necessário o texto para essa reflexão. Beijinhos e que 2026 seja pra todos nós um ano de Paz e muito amor.

Majo Dutra disse...

Querida Amiga, desejo-te um FELIZ DIA DE EPIFANIA!
Que tudo seja piedoso, cheio de amor e luz.
Abraços de boa e sincera Amizade. 💐
~~~
Estou regressando, ainda com tosse...

By Me disse...

Estamos muito afastados de Deus, de Jesus Cristo. A concentração vai para o dinheiro, o vil metal , a perdição do mundo! O consumo desmesurado! Enquanto não colocarmos Deus como prioridade e o irmão necessitado como meta, de nada servirá fazer de conta que se é o que não se é.
Beijinhos e boa semana, amiga.

Lucinalva disse...

Bom dia, Fá
A Salvação em Jesus é o melhor presente que podemos receber, um forte abraço.

Partilhas maiores