terça-feira, junho 14, 2022

O Cântico dos Cânticos

A Comissão que coordena a nova tradução da Bíblia da Conferência Episcopal Portuguesa  acaba de tornar público o texto provisório do Cântico dos Cânticos

pdf do texto na imagem:


"Num trabalho iniciado em 2012, e que conta com a participação de 34 investigadores, a tradução realiza-se a partir das línguas originais." (in: Educris|02.06.2022)

"O título de Cântico dos Cânticos é a tradução das duas primeiras palavras do texto hebraico desse livro: Shir hashirim. A expressão é uma forma de superlativo e significa 'o mais belo dos cânticos' ou 'o cântico maior'. 

Poema lírico de tema amoroso, o Cântico dos Cânticos "celebra encontros e desencontros entre dois amados, dando-lhes a palavra de forma alternada, num diálogo estruturado em forma narrativa e de encenação teatral"; "o tema, o género e algumas das imagens e metáforas utilizadas são comuns na poesia lírica dos povos vizinhos de Israel e de Judá no Próximo Oriente Antigo".

 "O erudito judeu Saadia Gaon (séc. IX-X d.C.) escreveu que o Cântico dos Cânticos era como uma porta fechada, da qual há muito se perdera a chave. Esta metáfora exprime bem a variedade e as subtilezas com que nas tradições judaica e cristã sempre se processou a sua leitura e interpretação. 

Mas, quer no judaísmo quer no cristianismo, impôs-se, desde muito cedo, uma interpretação alegórica do Cântico dos Cânticos: o amor entre os amados é imagem ou metáfora do amor entre Deus e o povo de Israel ou entre Cristo e a Igreja". 

"Nos últimos duzentos anos, a tendência tem sido para redescobrir a possibilidade de ler o Cântico dos Cânticos nos seus próprios termos, enquanto celebração do desejo apaixonado e do amor mútuo entre um homem e uma mulher".

"Trata-se, portanto, de poesia lírica de tema amoroso que celebra e descreve os avanços e recuos, o jogo de distância e intimidade que caracteriza a expressão do amor, na sua dimensão afetiva e sexual".

"O leitor actual não precisa de assumir uma interpretação em detrimento da outra. A tradição de leitura alegórica legou-nos um riquíssimo património literário e espiritual". 

"Por outro lado, ao assumir desta maneira o sentido literal, a exegese moderna e contemporânea reabriu a porta ao reconhecimento de que o amor entre homem e mulher é um lugar teológico a redescobrir: a beleza e sublimidade do encontro amoroso é dom divino e, por isso, sacramento da presença e intimidade de Deus com as suas criaturas."


9 comentários:

- R y k @ r d o - disse...

Acredito que seja um cântico muito bonito.
.
Cumprimentos poéticos.
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

Roselia Bezerra disse...

O amor entre os amados é imagem ou metáfora do amor entre Deus e o povo de Israel ou entre Cristo e a Igreja.

Boa tarde de paz, querida amiga Fá!
Sempre gostei do cântico dos cânticos, ainda mais quando soube do Amor teológico que exala dele.
Gostei muito de vê-lo aqui tão bem explicado.
Tenha dias abençoados!
Beijinhos

MARILENE disse...

Gostei muito do texto, Fá. Deus e suas criaturas... amor sublime. Bjs.

J.P. Alexander disse...

lindo y profundo poema te mando un beso. Dios nos guia. Te mando un beso.

Jaime Portela disse...

O Cântico do cânticos, qualquer que seja a sua interpretação, é de uma beleza fora do comum.
Penso que é a parte da Bíblia que melhor conheço.
Continuação de boa semana e bom feriado, amiga Fá.
Um abraço.

solfirmino disse...

Adorei e fiz o download. Gosto muito desse texto. Obrigada pela partilha. Fique com Deus.
O haicai não é difícil, mas não é tão simples de fazer para quem nunca fez. Eu tenho dois livros premiados na minha página. Já fez o download do livro de haicais infantis? Está lindo.
Um abraço

Majo Dutra disse...

Sempre considerei um "dom divino"...
Adorei ler e saber. Obrigada.
Bons e felizes dias. beijos
~~~~

Porventura escrevo disse...

Uma excelente noticia para os crentes

Mário Margaride disse...

Muito interessante trabalho, amiga Fá. Excelente partilha.
Deixo os meus votos de uma feliz semana, com muita saúde e paz.
Beijinhos!

Mário Margaride

http://poesiaaquiesta.blogspot.com

Partilhas maiores