domingo, março 19, 2023

A Luz que vem de Deus

«Prossegue a nossa caminhada quaresmal, pois chegou o quarto domingo. Oxalá a estejamos a aproveitar.

A Palavra de Deus deste domingo está marcada pela cura do cego, para ajudar a perceber que há uma cegueira pior, e que o Senhor quer curá-la nos baptizados. Diz o povo, na sabedoria milenária, que “não há maior cegueira do que não querer vê-la”. Peçamos ao Senhor que nos cure desta terrível cegueira. O convite que nos é dirigido apela à vivência do Baptismo, começando na primeira leitura, a propósito da unção com óleo, passando depois pela chamada de passar das trevas do pecado e do erro, para o caminho da luz. S. Paulo lembra: “Desperta, tu que dormes…” Mas agora Jesus nos quer curar pela fé, pois o pecado nos impede de ver.

Senhor nosso Deus que, pelo vosso Filho, realizais admiravelmente a reconciliação do género humano, concedei ao povo cristão fé viva e espírito generoso, a fim de caminhar alegremente para as próximas solenidades pascais. Por NSJC… (Oração de coleta do IV Domingo da Quaresma)

Para melhor vivermos o baptismo, com a cura da cegueira do pecado, o Senhor nos propõe o sacramento da Reconciliação. É esta graça que solicitamos logo no início da Eucaristia. Desta maneira nos preparamos para celebrar a Páscoa com verdade, passar da morte à vida nova.

Ele foi, lavou-se e começou a ver. (Jo. 9, 1-41)

Acolho esta Palavra. Também eu me quero lavar, curar as minhas cegueiras, libertar das prisões do pecado, e experimentar uma vida nova e plena em Cristo ressuscitado. Essa graça vem-me pela Confissão. Também “eu creio, Senhor”!» (Pe.Armando Duarte, partilha/reflexão para a semana que segue ao IV Domingo da Quaresma, ano A)

Uma outra reflexão - pelo padre Manuel Barbosa, scj:

4 comentários:

- R y k @ r d o - disse...


A luz de Deus é a luz da vida. Gostei de ouvir a voz do vídeo
.
Saudações cordiais e poéticas

Porventura escrevo disse...

Palavras de devoção
Poderoso

J.P. Alexander disse...

Profunda reflexión te mando un beso.

Majo Dutra disse...

A propósito de cego, lembrei que fiz um 'post' divulgando o blogue do meu amigo brasileiro, mas todos se puseram ao largo, quando ele escreve excelentes poemas e é muito cumpridor em retribuir cumprimentos...
Há pessoas muito sensíveis, com falta de sensibilidade... Ora por elas, querida Amiga.
Beijinhos
~~~~~~~~~~~~

Partilhas maiores