domingo, abril 09, 2023

Ressuscitou o nosso Salvador!

«Chegámos à celebração central do mistério da fé, o fundamento indispensável para a vida cristã da comunidade. Celebramos a Páscoa do Senhor, com o apoio imprescindível da Ressurreição de Cristo, para vivificação da nossa fé. Sem vivência da ressurreição, a fé da Igreja não teria sentido. Se este é o dia que fez o Senhor, cada domingo é dia de ressurreição, mas estamos numa solenidade de uma semana, fundante da páscoa semanal. Alegremo-nos e rejubilemos, porque o Senhor ressuscitou, e imprime novo dinamismo da vida à nossa fé.

Após a celebração da passagem (páscoa), na Vigília pascal, nasceu o novo dia para toda a humanidade, pois a ressurreição de Cristo traz a boa notícia da vitória sobre o pecado, a morte e a vida velha. A esperança da vida nova é oferecida a todas as pessoas, que queiram despertar para a luz, da vitória sobre as trevas, com a vida em plenitude. Vivemos o domingo por excelência, dia dos dias, princípio duma nova criação, fundamento essencial para uma vida nova em Cristo. Assumimos esse novo dinamismo, pela graça do Baptismo, em que morremos para o pecado, para vivermos sempre para Deus, em Cristo Jesus, o Senhor ressuscitado.

     A liturgia deste domingo celebra a ressurreição e garante-nos que a vida em plenitude resulta de uma existência feita dom e serviço em favor dos irmãos. A ressurreição de Cristo é o exemplo concreto que confirma tudo isto. Como discípulos de Cristo, devemos anunciar Cristo, que passou pelo mundo fazendo o bem, lembro a 1ª leitura. Revestidos de Cristo, pelo baptismo, caminhemos numa vida nova (2ª leitura), e sejamos testemunhas da ressurreição.

 Senhor Deus do universo, que, neste dia, pelo vosso Filho unigénito, vencedor da morte, nos abristes as portas da eternidade, concedei-nos que, celebrando a solenidade da ressurreição de Cristo, renovados pelo vosso Espírito, ressuscitemos para a luz da vida. Por NSJC…   (Oração de colecta do Domingo da ressurreição)

Abriram-se as portas da eternidade, porque Cristo ressuscitou. Participemos dessa vitória, pela ressurreição e renovação do Espírito, para que vivamos na luz e na vida plena.

Juntemo-nos a Maria Madalena, a Simão Pedro e ao outro discípulo, para nos deixarmos inundar de alegria pelos sinais da ressurreição do Senhor. Sepulcro vazio, ligaduras no chão, o sudário… 

"Viu e acreditou." (Jo, 20, 1-9)

Que outros sinais podemos descobrir?»

 (Pe.Armando Duarte, partilha/reflexão para a semana que segue ao Domingo de Páscoa)

da Via Lucis (no santuário de Fátima - II estação)

9 comentários:

Roselia Bezerra disse...

Boa noite de Oitava de Páscoa, querida amiga Fá!
Cristo ressuscitou verdadeiramente, aleluia!
Agora sim, renovamos a nossa fé e nos fortalecemos ainda mais.
Tenha dias abençoados!
Beijinhos pascais

Elvira Carvalho disse...

Que ELE ressuscite no coração dos homens, que tão afastados andam do Amor pelo próximo que ELE pregou.
Abraço, saúde e boa semana

J.P. Alexander disse...

buena reflexion . Te mando un beso.

Caderrno de San disse...

Como disse Elvira que Ele ressuscite no coração dos homens, Fá, para que possamos redescobrir o amor!
Uma boa semana, Fá!
Beijinhos,

- R y k @ r d o - disse...

Belo texto que muito gostei de ler
.
Deixando saudações cordiais

Jovem Jornalista disse...

Isso aí! Viva aquele que ressuscitou!


Boa semana!




Até mais, Emerson Garcia

lis disse...

Que tenha sido uma Páscoa de amor e paz ,Fá.
E quenos comprometamos seguir os dias na mesma harmonia e mesmo
sentimento. De Fé e amor ao próximo.
Linda leitura nos destes.
Um abraço grande

Meulen disse...

Un tiempo de recogimiento que deberíamos hacer cada día, en un monento del diario hacer ,recordar que quien padeció por nosotros fue para darnos la posibilidad y oportunidad de reconcilairnos con Dios y obtener la vida eterna.

Abrazos.

Porventura escrevo disse...

Admiro as devoções, desde que racionais

Partilhas maiores