domingo, abril 23, 2023

Ele é a nossa esperança viva!


«O evangelho de hoje, com o episódio dos discípulos de Emaús, desalentados e sem esperança, ajuda-nos a perceber o que se passa na Igreja, particularmente nos nossos dias, com tantos cristãos, desanimados, a afastar-se e a andar para trás. Porquê tudo isto? A segunda leitura dá parte da resposta: por causa da "vã maneira de viver". Mas na primeira leitura percebemos a nossa deficiente evangelização, esquecendo-nos do anúncio do kerigma: Cristo morto e ressuscitado, e do qual nós somos testemunhas. Nesta partilha, vai uma pequena ajuda.

Graça e paz vos sejam dadas em abundância, assim apresenta a primeira carta de S. Pedro (1, 2) a saudação inicial. Salienta a grande riqueza e bondade de Deus para connosco, que muito nos deve confortar! Desde logo, corresponde a uma necessidade vital, para incutir ânimo e esperança aos nossos corações, para que não nos deixemos invadir de tristeza e desalento, como os discípulos de Emaús. Só Jesus Cristo nos pode enriquecer com a sua graça e paz, e para isso Ele vem ao nosso encontro. Abramo-nos, e seremos vivificados!

Estamos no 3º domingo de Páscoa. A Palavra de Deus, que nos é anunciada, convida-nos a acolher Cristo, que vem ao nosso encontro e caminha connosco. Também nós precisamos de fortalecer a nossa esperança, que Ele nos transmite através da sua partilha. Só Ele tem poder para revelar-nos o sentido das Escrituras, e fazer a sua experiência libertadora. Deixemos que Ele se aproxime. Mais: que entre em nós! Aqueça os nossos corações e os transforme!

Com a Eucaristia, a partilha do pão da Palavra e do seu Corpo, Ele nos fortalece. Pelo seu Espírito, Ele nos liberta, e faz despertar. Acordemos, pois! Abramos o nosso coração desanimado e triste. Procuremos reconhecê-lo com os dons que Ele nos continua a oferecer. Vale a pena deter-nos e perceber que sinais nos manifesta, hoje.

Senhor nosso Deus, exulte sempre o vosso povo, com a renovada juventude da alma, de modo que, alegrando-se agora por se ver restituído à glória de adopção divina, aguarde o dia da ressurreição na esperança da felicidade eterna. Por NSJC…  (Oração de colecta do III domingo de Páscoa)

Se existe, duma forma subjacente, o desejo duma eterna juventude, ela só é possível pela ressurreição de Cristo nas nossas vidas, e pelo poder do seu Espírito. Segundo a natureza humana, vamos crescendo e envelhecendo. Só no Espírito do Senhor alcançamos a renovação. É essa graça que solicitamos na oração colecta de hoje.

"Tomou o pão, recitou a bênção, partiu-o e entregou-lho." (Lc. 24, 13-35)

Esta Palavra faz-nos perceber o que se realiza na Eucaristia, no relato da consagração, em que o sacerdote continua a fazer o que Cristo fez, e se transformam o pão e o vinho no Corpo e no Sangue de Jesus, para serem nosso alimento e nossa bebida [espirituais]. Então, repitamos várias vezes esta frase, pensando na Eucaristia, com o desejo de receber Cristo, para ser nossa vida.»

 (Pe.Armando Duarte, partilha/reflexão para a semana que segue ao III Domingo do Tempo Páscal, ano A)

4 comentários:

- R y k @ r d o - disse...

Texto que me encantou ler. Quem caminha com Jesus/Deus caminha sob a mais bela e sublime luz
.
Feliz dia do livro.. bom domingo

J.P. Alexander disse...

Profundo reflexión. Te deseo una buena semana.

Jovem Jornalista disse...

Amém! Que assim seja!

Boa semana!



Até mais, Emerson Garcia

Ane disse...

Uma excelente reflexão, gostei de ler!
Um abraço! Fique com Deus!

Partilhas maiores