domingo, abril 02, 2023

Santa semana!

 «Eis que chega a chamada semana maior da nossa fé. Efectivamente é assim que é conhecida a semana santa, por nela terem lugar os mistérios centrais da vida cristã. Nomeadamente, o Tríduo Pascal, sendo o mais pequeno, no tempo, da vida litúrgica, é o mais intenso nos mistérios que nos propõe para a vivência da fé. 

Vivemos o Domingo de Ramos na Paixão do Senhor. Destaque para a leitura da Paixão, que é central da liturgia da Palavra desta Eucaristia. Mas a celebração é enriquecida com a bênção e procissão dos ramos, com que se inicia, para viver a entrada solene de Jesus na cidade de Jerusalém. Juntemo-nos às crianças e jovens que aclamaram Jesus Cristo, com palmas e ramos de árvore, na sua entrada em Jerusalém. Bendito o que vem em nome do Senhor!

A liturgia da Palavra começa o texto de Isaías, que nos fala do Servo sofredor. Cristo foi quem o viveu por excelência. Muito bela é também a resposta orante do Salmo responsorial: Meu Deus, meu Deus, porque me abandonastes! A 2ª leitura fala-nos Cristo Jesus que, de condição divina, Se fez servo. Culmina depois com o relato da Paixão.

Deus todo poderoso e eterno, que, para salvar a humanidade, quisestes que o nosso Salvador Se fizesse homem e suportasse a cruz, fazei que vivamos unidos a Ele na sua paixão, para chegarmos a tomar parte na glória da sua ressurreição. Ele que é Deus… (Oração de colecta do Domingo de Ramos)

      Com o destaque da celebração da Paixão, pelo exemplo que Jesus Cristo nos deu, pedimos a graça de tomar parte, para igualmente merecermos participar na Sua ressurreição. Como discípulos, assumamos também a nossa cruz, para nos unirmos à Sua paixão e ressurreição.

"Este era verdadeiramente Filho de Deus." (Mt. 26, 14 - 27, 66)

Como estamos a sós, com Ele, primeiramente eu sugiro que leiamos e meditemos todo o relato da Paixão. Mas depois, procuremos, com a graça do Espírito Santo, unir-nos em oração a Cristo, Filho de Deus.

Porque estamos na semana maior, para a nossa fé, para além da participação indispensável na Eucaristia do Domingo da Ressurreição, procuremos ter igualmente alguma das celebrações do Tríduo, se possível, na Vigília Pascal.»  (Pe.Armando Duarte, partilha/reflexão para a semana que segue ao Domingo de Ramos, ano A)

Uma outra reflexão - pelo padre Manuel Barbosa, scj:

 

10 comentários:

J.P. Alexander disse...

Profunda reflexión. Te deseo una buen semana santa. Temando un beso.

Roselia Bezerra disse...

Abençoada Semana Santa, querida amiga Fá!
Que as bênçãos de hoje perdurem durante toda Semana Maior!
Beijinhos

Caderrno de San disse...

Tão bom ouvir (ou ler) as palavras aqui proferidas para que não esqueçamos da nossa Fé, dos nossos compromissos com o Senhor. Que tenhamos uma semana abençoada!
Abraços, Fá!

Ailime disse...

Boa tarde Fá,
Desejo-lhe uma santa Semana Santa!
Beijinhos,
Ailime

O Árabe disse...

Hora de abrirmos os nossos corações, Fa, para que a Fé continue a fazer-nos pessoas melhores! Meu abraço, boa semana; feliz Páscoa!

Jovem Jornalista disse...

É uma festa e tanto! Adorei!

Boa semana!



Até mais, Emerson Garcia

Majo Dutra disse...

Tem um santo Tríduo Pascal e uma Festa de Aleluia
em paz, harmonia e muito amor...
Abraços, querida amiga.
~~~~~~~~

Rajani Rehana disse...

Beautiful blog

Jaime Portela disse...

Feliz Páscoa, minha amiga Fá.
Um beijo.

Amélia disse...

Linda e perfumada reflexão, amiga.
Uma Santa e feliz Páscoa com muita saúde
Beijinhos

Partilhas maiores