domingo, junho 11, 2023

Jesus chama-te!

«Como é bom sentir que Deus nos chama, que Cristo nos interpela, que a Sua graça me toca! Ele é a Palavra viva! Por isso, é muito belo experimentar que somos importantes para Ele, e assim passa à nossa porta, e fala-nos. E eu quero responder, por isso rezo.

Deus é amor!: expressa a mensagem da palavra de Deus deste domingo. Abramos o nosso coração ao amor de Deus. 

Retomamos as celebrações do Tempo Comum. Celebramos o X domingo do Tempo Comum, e a liturgia da Palavra convida a atitudes coerentes e sinceras, para aderir à proposta de salvação de Deus. O Senhor apela à misericórdia, e não ao sacrifício, pois as lindas intenções e os actos de culto vazio, além de ilusórios, são ofensivos. Logo a 1ª leitura, do livro de Oseias, afirma que Deus quer “a misericódia e não o sacrifício”. A 2ª leitura, da epístola aos Romanos, apresenta-nos o exemplo da fé de Abraão, para convidar-nos também a acreditar na ressurreição de Cristo. O evangelho, na versão de S. Mateus, apresenta Jesus que desafia este publicano a entrar na comunidade dos seus seguidores, pois afirma que “Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores”.

Senhor, nosso Deus, fonte de todo o bem, ensinai-nos com a vossa inspiração a pensar o que é recto e ajudai-nos com a vossa providência a pô-lo em prática. Por NSJC… (Oração de colecta do X domingo do Tempo Comum)

Antes de mais, somos convidados a mergulhar em Deus, fonte de todos os dons, para pensar e agir com coerência. Para isso, experimentamos o amor do Senhor, traduzindo em gestos concretos o compromisso da nossa fé, que passa pelo testemunho do seguimento de Jesus Cristo.

"Disse-lhe: “Segue-Me”. Ele levantou-se e seguiu Jesus." (Mt. 9, 9-13)

Tal como Mateus, um pecador que deixou tudo e seguiu Jesus, também o desafio nos continua a ser lançado. Tenhamos a coragem e confiança de ser prontos e generosos na nossa resposta, que deve começar por não querer apenas pensar no meu “eu”, mas decidido a amar e a servir. Uma primeira decisão pode ser de me oferecer para algum serviço na comunidade, como leitor, acólito, ou outro.»

(Pe.Armando Duarte, partilha/reflexão para a semana que segue ao X Domingo Comum, ano A)


6 comentários:

Lucinalva disse...

Olá, Fá
Bela reflexão, seguir a Cristo é a melhor decisão da vida, Ele é o nosso lindo Salvador, nos oferece paz e amor, um forte abraço.

Porventura escrevo disse...

Comp é linda a.devocao

J.P. Alexander disse...

Profunda reflexion. Hay que mantener la fe. Te mando un beso.

" R y k @ r d o " disse...

Jesus é a luz. O caminho. A vida. Belo texto
Cumprimentos poéticos

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida amiga Fá!
Cada vez mais sentimos que Deus é Amor.
Tenha dias abençoados!
Beijinhos

Majo Dutra disse...

Como é divino ler-te!..
Dias de paz, iluminados e felizes, a teu gosto.
Beijinhos, Fátima. 🤍☘️🕊️
~~~~

Partilhas maiores