segunda-feira, junho 19, 2023

Cristo chama e envia

«Cristo convida a aderir ao seu plano de amor e de vida pelos homens. 
E nós ficamos felizes por sentir que Ele precisa de nós, apesar das nossas limitações?
Ele chama-nos pelo nosso nome. 
E nós queremos oferecer-nos? 

Uma vez chegados ao tempo de férias, tenhamos o cuidado de não pautar a nossa relação com Deus no nível dos nossos esquemas terrenos. Isto é: porque entramos em férias, não podemos pensar que dispensamos a nossa relação com Deus por uns meses. Porque a Eucaristia é um banquete, a Ceia do Senhor. Nós também não suspendemos as nossas refeições habituais, e a nossa relação com os amigos e uns com os outros. E Cristo é o nosso maior amigo, que deu (e continua a dar) a vida por nós. Vale a pena lembrar que, logo nos primórdios da Igreja, os cristãos diziam que, ao domingo, não podemos viver sem a Eucaristia.

Chegados ao XI Domingo do tempo comum, somos convidados a viver a presença contante de Deus no mundo. Por isso, enchamo-nos da sua Vida a experimentar a salvação que nos oferece. Tudo isto pressupõe uma relação constante e autêntica com Deus.

Para além da vivência pessoal, importa fazer esta experiência em Igreja, em comunidade (comum + unidade). Ele é a visibilidade da presença de Deus, que nos convida a sentirmo-nos membros vivos do novo Povo de Deus. Assim, sejamos “um reino de sacerdotes, uma nação santa”, lembra a 1ª leitura. 
No Senhor, “depois de reconciliados, seremos salvos pela sua vida”, lembra a carta aos Romanos. O Senhor quer manifestar-nos a Sua compaixão, porque “somos como ovelhas sem pastor”, lembra o evangelho. Jesus quer que o nosso nome seja acrescentado ao dos apóstolos, para realizar o seu plano.

Senhor nosso Deus, fortaleza dos que esperam em Vós, atendei propício as nossas súplicas; e, como sem Vós nada pode a fraqueza humana, concedei-nos sempre o auxílio da vossa graça, para que as nossas vontades e acções Vos sejam agradáveis, no cumprimento fiel dos vossos mandamentos. Por NSJC… (Oração de colecta do XI Domingo comum)

Só com a graça de Deus se pode corresponder ao que Ele quer de nós. Por isso lha pedimos, para mover a nossa vontade e o nosso agir, de acordo com o seu projecto.

"Recebestes de graça, dai de graça." (Mt. 9,36 -10, 8)

Cristo chamou 12 apóstolos, e enviou-os. Continua a chamar cada um de nós. Procuremos escutá-lO, e segui-lO. A vocação e a missão é para todos: Ide. Se eu O não escutar e seguir, ninguém o fará por mim!

Podes, Senhor, contar comigo. Eis-me aqui!»
(Pe.Armando Duarte, partilha/reflexão para a semana que segue ao XI Domingo Comum, ano A)


7 comentários:

Ailime disse...

Boa tarde Fá,
Excelente reflexão às leituras deste domingo e o apelo que Jesus nos faz para que O sigamos sendo no mundo um sinal do Seu Amor em comunidade.
Beijinhos e uma boa semana.
Ailimw

Ane disse...

Gostei de ler tua reflexão!

******Beijos! :)

J.P. Alexander disse...

Profunda reflexion uno siempre debe tener fe. Te mando un beso.

" R y k @ r d o " disse...

Cristo é o caminho, a luz, a vida.
.
Saudações cordiais … um dia feliz.
.
Pensamentos e devaneios poéticos
.

Porventura escrevo disse...

Sempre uma enorme devoção por aqui
:-)

Meulen disse...

Un mensaje para mucho meditar, de cuan somos fieles a su llamdo desde nesutra trinchera , la que sea, como respondemos al Señor en esa misión de vida que espera sepamos acercarnos siquiera un poco a su gracias poderosa y divina y que además nos espera día a día.
Es cierto que somos flojos(as) en ir en forma constante al encuentro verdadero con Dios en la Eucarístia , no falta motivo , yo tengo varios y se que frente a Dios eso no vale nada ...pero, en mi torpeza me lo creo...
Al menos si está muy complicada existe la ceremosnia por Internet, no es lo mismo pero te permite estar en el camino correcto.

Te dejo un abrazo.

silvioafonso disse...

Delícia. Vou guardar
para mim e dentro do
possível, mudar meus
conceitos.
Beijos e beijos, muitos.

Partilhas maiores