segunda-feira, junho 26, 2023

Não tenhais medo dos homens

Chegou o Verão, a lembrar as férias, mas como referimos anteriormente, não há férias para Deus, para a oração, para a Eucaristia, de modo a não perdermos o horizonte duma vida que aspira à eternidade e à glória. (...)

Precisamos de quem anuncie caminhos de vida, para não andarmos desorientados e perdidos, como facilmente verificamos no seio da sociedade actual. Como discípulos de Jesus, queremos segui-l’O e testemunhá-l’O, com a mais feliz concretização dum horizonte rasgado, que nos faça avançar pelos critérios do Reino.

A Palavra que o Senhor nos dirige, na celebração do XII Domingo do Tempo Comum, alerta-nos para alguns obstáculos e dificuldades, que precsamos de vencer. Para isso, necessitamos de fortalecer a nossa fé na caminhada, pois o Senhor Jesus nos assiste e acompanha, para termos um testemunho coerente, a experimentar e anunciar a Sua salvação.

Como o profeta, confiemos em Deus e anunciemo-lo. Como S. Paulo nos pede, sejamos fiéis ao projecto de Deus, para que a Sua graça seja concedida com abundância a muitos. Jesus envia os discípulos, e assiste-os na sua caminhada, como nos interpela no evangelho.

"Senhor, fazei-nos viver a cada instante no temor e no amor do vosso santo nome, porque nunca a vossa providência abandona aqueles que formais solidamente no vosso amor. Por NSJC…" (Oração de coleta do XII Domingo comum)

Esta oração é um convite à confiança na providência divina, pois Deus sempre assiste os que se entreguem e abandonem ao seu amor. Façamos essa experiência de fé.

"Não tenhais medo dos homens" (Mt. 10, 26)

No evangelho de hoje, Jesus pede-nos várias vezes a não termos medo dos homens, no testemunho que devemos dar da Palavra de Deus; o que escutamos ao ouvido devemos proclamar sobre os telhados. Devemos declararmo-nos por Ele diante dos outros, para que Ele também se declare por nós diante do Pai. Por isso, rezemos esta Palavra.»
(Pe.Armando Duarte, partilha/reflexão para a semana que segue ao XII Domingo Comum, ano A)

Para dar confiança àqueles que O seguem, Jesus diz claramente: «Não tenhais medo, não temais os que matam o corpo, mas não podem matar a alma." (Mt. 10, 28)

Sejamos, pois, discípulos sem medo.

Também um comentário do padre Manuel Barbosa, scj

6 comentários:

Roselia Bezerra disse...

Boa tarde de paz, querida amiga Fá!
Não temer homens (seres humanos) maus é sabedoria pura.
O Senhor é Fiel e nos cuida com Amor.
Deus abençoe você e sua família!
Beijinhos

" R y k @ r d o " disse...

Não temer os homens? Hummmmmm.
Deus é amor. É vida.
Cumprimentos poéticos

J.P. Alexander disse...

Profunda reflexion te mando un beso.

Reflexos Espelhando Espalhando Amig disse...

Fa,
Ter medo até podemos
ter, porém
não podemos nos acovardar
e os encolhermos diante dos
homens.
Atos sempre falam
mais que palavras.
Bjins querida.
Amei a publicação.
CatiahoAlc.

Porventura escrevo disse...

Uma reflexão bastante profunda

lis disse...

Necessário texto, Fá
um bom recado sobre o cuidado de estar presente em Deus , todos os dias do ano.
Obrigada ! e neu abraço

Partilhas maiores