sexta-feira, junho 02, 2023

Ele está connosco para sempre

«Quase a finalizar o Tempo Pascal, celebrámos a Ascensão do Senhor aos Céus. Ascensão é subir pelo seu próprio poder, distinguindo-se de Assunção (a 15 de Agosto), que é subir pelo poder de outrem. Cristo, que é Deus, sobe até ao Pai por si mesmo. Além disso, indica-nos o sentido da nossa caminhada: vimos de Deus, que nos deu a vida, e vamos para Deus, para nos tornarmos participantes da Sua glória. Que felicidade!

Acolhendo o dom de vivermos a Ascensão de Cristo aos Céus, somos convidados a ser inundados de alegria e de esperança: alegria, porque Jesus vai para o Pai, para nos enviar o Espírito Santo, e continuar sempre connosco; esperança, porque assumiu a nossa humanidade, e agora a faz penetrar nos céus. Jesus, que amou, serviu e deu a vida, indica-nos o caminho que devemos seguir, assumindo a missão que nos confia, de testemunharmos o projecto libertador que Ele iniciou. Queremos ter a honra e a dignidade de sermos seus continuadores. Essa é a missão que as leituras da Ascenção nos apontam.

"Deus todo poderoso, fazei-nos exultar em santa alegria e em filial acção de graças, porque a ascensão de Cristo, vosso Filho, é a nossa esperança: tendo-nos precedido na glória, como nossa Cabeça, para aí nos chama, como membros do seu Corpo. Ele que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos." (Oração de colecta da solenidade da Ascensão do Senhor)

Nesta oração pedimos a Deus a alegria e a esperança, para nos entregarmos à missão de continuar o compromisso do chamamento que nos dirige, como membros da sua comunidade. Somos o seu Corpo, e queremos estar unidos à Cabeça, em comunhão (= comum união).

"Ide e ensinai todas as nações… Eu estou sempre convosco até ao fim dos tempos." (Mt. 28, 16-20)

Não estamos órfãos! Esta mensagem também quer ajudar a entender que Ele é o Emanuel, Deus connosco, mas é sobretudo a Palavra de Deus a fazê-lo sentir mais vivamente.

A nossa oração orienta-se em duas traves mestras: corresponder ao imperativo da evangelização e à consolação de O termos sempre ao nosso lado. Por isso nos entregamos a Ele, com a força do seu Espírito: eis-me aqui, Jesus, envia-me! Podes contar comigo, porque quero estar contigo!»

 (Pe.Armando Duarte, partilha/reflexão para a semana que segue à Ascensão do Senhor)

3 comentários:

J.P. Alexander disse...

Buena reflexion te mando un beso.

Roselia Bezerra disse...

Bom sábado de paz, querida amiga Fá!
No aguardo da vinda do Espírito Santo de Deus com fé e esperança.
Um lindo post da Ascenção do Nosso Senhor.
Tenha um final de semana abençoado!
Beijinhos

Meulen disse...

HE ENCONTRADO HOY, bellos testimonios de la PALABRA , la verdadera...por eso dejaré en tus escritos parte de mi poema "Camino" al que no le puse cita o versículos crsitiano, pero que ahora me doy cuenta está (según mi criterio muy relacionado a estas verdades de hoy)

*************
Quiero vivir en ti latente

irme por esas lindes sin fronteras

llenos los resquicios de mi ser

eres el refugio de mi ansia plena.



Tu voz seduce a toda hora

aún en noches de larga espera

que vuela ese latido al encuentro

deshaciendo tristezas pasajeras.

**********
Abrazo.

Partilhas maiores