«Com a Ascensão, a liturgia pascal encaminha-nos para a vida plena no Senhor ressuscitado. Efectivamente, no final de um caminho, percorrido no amor e na doação, está a vida definitiva, em comunhão com Deus. Mas o caminho continua, agora connosco, seguidores de Jesus Cristo, para realizar o projecto libertador de Deus, de modo a beneficiar toda a humanidade.
Completada a obra de reconciliação, e de renovação de toda a criação, Jesus continua a dar vida nova, agora no seio do Pai. Cristo, cabeça do Corpo, continua a dar a Vida, para que Ele seja “tudo em todos” (Ef. 1, 23), como termina a segunda leitura. Tenhamos o coração sempre aberto, e supliquemos o Espírito Santo, para sermos suas testemunhas, até aos confins da terra e à plenitude dos tempos.
A Ascensão de Jesus abre o caminho à humanidade. A nossa natureza, enriquecida com a vida divina de Cristo, acolhe o chamamento a participar da glória, de que beneficia a nossa Cabeça, em que o Corpo anseia unir-se e viver. Se os discípulos “estavam continuamente no templo” (Lc. 24, 53), como refere o evangelho deste domingo, precisamos de estar unidos, na assembleia dominical, para ser iluminados e fortalecidos pelo Espírito Santo, continuando o plano de Jesus. Não há outro caminho, mais ninguém consegue este desígnio, senão pela graça de Jesus Cristo. Assim, por Ele, procuremos corresponder à esperança a fomos chamados.
"Deus omnipotente, fazei-nos exultar em santa alegria e em
filial acção de graças, porque a ascensão de Cristo, vosso Filho, é a nossa
esperança: tendo-nos precedido na glória como nossa Cabeça, para aí nos chama
como membros do seu Corpo. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo." (Oração de colecta na solenidade da Ascensão)
Esta oração expressa a forma como devemos viver a Ascensão: com alegria e acção de graças, porque nos indica que a porta foi aberta. O Corpo, que é a Igreja, é chamado a unir-se à Cabeça, que é Cristo, e participar da Sua glória.
"Eu vos enviarei Aquele que foi prometido por meu Pai" Evangelho: Lc. 24, 46-53
Na semana passada, rezávamos a Jesus que prometeu voltar e ficar connosco. No evangelho deste domingo, concretiza a promessa com o envio do Espírito Santo.
Como O vemos? Ele é a força e poder de Deus, não à maneira do homem, mas como dom que renova, fortalece, vivifica e salva. Invoquemo-lO! Sem Ele, nada podemos fazer, pois vem em auxílio da nossa fraqueza.»
(Pe. Armando Duarte, partilha/reflexão para o VII Domingo de Páscoa – Ascensão do Senhor – ano C e semana que se lhe segue)
Deixou de estar connosco para estar em nós.
(...)
Corações ao alto! Que saibamos responder efectivamente que o nosso coração está em Deus porque Ele está no nosso coração.»
4 comentários:
Un mensaje que debemos reflexionar, como digo siempre, tantas veces pasa por alto el significado correcto , de los hechos del Señor, por eso es relevante recibir esa catequesis o buscarla ...No dejar de celebrar el día del Señor, ya que recibimos muchas bendiciones y sobretodo escuchamos la palabra, comprendemos el camino que se ha de seguir cada día.
Te dejo un abrazo.
Si tenemos a Dios en nuestro corazón todo mejora. Te mando un beso.
Bela semana e bom dia
em toda a harmonia agradável, beijinhos ´,~`)
e ao que li também.
Sim temos que continuar a obra de Jesus junto a humanidade, Fá boa semana bjs.
Enviar um comentário