sábado, agosto 09, 2025

“onde estiver o vosso tesouro, aí estará o vosso coração”

«Aqui estamos de novo, na continuidade da união que temos no Senhor, uns com os outros, como fruto da vivência eucarística. Na nossa pequenez cósmica, experimentamos uma dimensão infinitamente superior quando correspondemos ao dinamismo da fé, que nos projecta na caminhada de encontro com Deus. Não queremos estar apáticos e adormecidos, mas atentos ao compromisso de sermos discípulos de Jesus Cristo, numa vigilância activa da fé, que leva ao encontro dos bens e das realidades que não se vêem, como nos lembra a segunda leitura da Eucaristia deste domingo.

Temos a alegria de viver o XIX Domingo comum. 
A Palavra de Deus convida-nos a acolher o Senhor, para escutar os seus apelos e construir o Reino, “chamando-nos”, refere a primeira leitura. 
A Epístola aos Hebreus convida à experiência da fé, como Abraão. 
No evangelho, Jesus fala aos seus discípulos como “pequenino rebanho” (Lc. 12, 32), para lhe mostrar o que deve fazer, para que os tesouros deste mundo não sejam prioridade. 
Por isso, devemos estar vigilantes, à espera do Senhor, usando os bens, para acumular “um tesouro inesgotável nos céus” (Lc. 12, 33). Daí que se espere uma atitude de despreendimento e partilha com os mais necessitados, num coração liberto dos apegos terrenos, mais afeiçoado aos bens do alto, porque “onde estiver o vosso tesouro, aí estará o vosso coração” (Lc. 12, 34). Para isso, peçamos a Deus a confiança, para vivermos como filhos.

Deus eterno e omnipotente, a quem podemos chamar nosso Pai, fazei crescer o espírito filial em nossos corações, para merecermos entrar um dia na posse da herança prometida. Por NSJC…(Oração de colecta do XIX Domingo comum) 

O espírito filial, que deveremos experimentar regularmente, e fazer crescer, convida a levar-nos à relação com Deus Pai, para que a vida cresça em nós, de modo a usufruirmos um dia a felicidade da herança prometida, “o tesouro inesgotável do Reino”!

"Estai vós também preparados…" (Evangelho: Lc. 12, 32-48)

Reza! Faz encontro! Prepara-te! Jesus ama-te!
Levanta-te! Vamos em frente!»
(Pe. Armando Duarte, partilha/reflexão para o XIX Domingo comum ano C e semana que se lhe segue) 

 
«E Jesus pergunta: Onde está o teu tesouro? 
No sucesso? No dinheiro? No conforto? No que os outros pensam de ti? 
Ou… está em Deus, que não falha, que não desiste, que te conhece e te ama até ao fim?
(...)
que Ele nos encontre assim: 
De coração firme. De lâmpada acesa. 
E com o nosso tesouro… guardado n’Ele.»

1 comentário:

Roselia Bezerra disse...

Olá querida amiga Fá!
O meu tesouro é Deus Trino.
Não tem outro maior.
Tenha um final de semana abençoado!
Beijinhos fraternos de paz e bem

Partilhas maiores