sábado, setembro 20, 2025

Não se trata de ter ou não ter, mas de partilhar ou não partilhar

«Graça e paz vos sejam dadas em abundância!

Hoje apresento a saudação das cartas de S. Pedro. Facilmente descobrem que esta é também uma pedagogia, para vos convidar a abrir regularmente a Bíblia, porque nela está um alimento de vida eterna. Recordem o que Jesus disse: “Nem só de pão vive o homem, mas…”

Vivemos o XXV Domingo comum, em que a Palavra de Deus nos sugere uma reflexão sobre o lugar que o dinheiro e os outros bens materiais devem assumir na nossa vida. De acordo com a mensagem que nos é proposta, os discípulos de Jesus devem evitar que a ganância ou o desejo imoderado do lucro manipulem as suas vidas e condicionem as suas opções; em contrapartida, são convidados a procurar os valores do "Reino".


"Senhor, que fizestes consistir a plenitude da lei no vosso amor e no amor do próximo, dai-nos a graça de cumprirmos este duplo mandamento, para alcançarmos a vida eterna. Por NSJC..." (Oração de colecta do XXV Domingo comum)

O amor, para ser verdadeiro, deve ser a Deus e aos outros. A graça, que hoje pedimos a Deus, é de não ficarmos com um coração estreito e velho! Mas que seja grande e novo, para termos a vida eterna. Demo-nos conta que hoje muita gente não acredita na vida eterna, e só pensa neste mundo. Por isso, que Ele nos permita alargar a estreiteza dos horizontes deste mundo!

O Evangelho apresenta a parábola do administrador astuto. Nela, Jesus oferece aos discípulos o exemplo de um homem que percebeu como os bens deste mundo eram caducos e precários e que os usou para assegurar valores mais duradouros e consistentes... Jesus avisa os seus discípulos para fazerem o mesmo.


"Não podeis servir a Deus e ao dinheiro." (Evangelho: Lc. 16, 1-13)

 

Com uma história que apresenta contornos de caso real, tirado da vida, Jesus instrui os discípulos acerca da forma como se hão-de situar face aos bens deste mundo. Ser-nos-á muito útil rezar ao longo da semana esta Palavra. O dinheiro pode ser um ídolo, um falso deus, que queremos evitar.
(Pe. Armando Duarte, partilha/reflexão para o XXV Domingo comum ano C e semana que se lhe segue)


Ver também:

7 comentários:

J.P. Alexander disse...

Muy cierto, siempre es bueno compartir. Te mando un beso.

Roselia Bezerra disse...

Boa noite de paz, querida amiga Fá!
O Evangelho de hoje foi bem explanado na missa e uma lição de vida para todos nós.
Tenha uma nova semana abençoado!
Beijinhos fraternos

lis disse...

Sempre encontro aqui a partilha tríade que forma o fá menor nas notas musicais e me deixo embalar na Palavra que instrui sobre os nossos bens _ evitar que se torne ídolo e refletir se estamos fazendo dele uma partilha . Sejamos pois .um acorde menor Fá a deslizar numa melodia conforme tão bem ensina no seu perfil.
Te admiro e sou feliz em poder compartilhar contigo. beijinhos e uma leve e boa semana.

Beites disse...

Bela Semana
Outono agradável desejo eu
e bom dia também ao exposto, beijinhos ´,~`)

Lucimar da Silva Moreira disse...

Sim não podemos servir a Deus e ao dinheiro bem lembrado Fá, boa semana bjs.

By Me disse...

Os ensinamentos estão todos aí, não segue quem não quer. Às vezes é preciso uma dor forte para as pessoas abrirem os olhos e às vezes nem assim.

Meulen disse...

Importante y relevante recuerdo de la verdadera importancia que hay que seguir ...Abrazos.

Partilhas maiores