«Graça, misericórdia e paz!
Assim saúda a 2ª Carta de S. João. Deste modo, seguindo uma pedagogia bíblica, também é oportunidade de descobrir tanta riqueza que a Bíblia nos apresenta, e não ficamos limitados a uma simples saudação habitual!Vivemos o XXVII Domingo comum. A Palavra de Deus apresenta vários temas, mas o Evangelho convida os discípulos a aderir, com alma e coração, ao projecto de vida que Deus nos oferece, em Jesus Cristo. O encontro com Deus, e a abertura aos dons que nos oferece, leva à vivência da fé. Com humildade e confiança nos comprometemos na construção do Reino, para que Deus possa realizar a Sua salvação. Empenhemo-nos, pois, com o auxílio do Espírito Santo, para que a fé nos comprometa num testemunho coerente, e finalmente nos sintamos instrumentos de Deus, como nos pede a segunda leitura.
"Deus eterno e omnipotente, que, no vosso amor infinito, cumulais de bens os que vos imploram muito além dos seus méritos e desejos, pela vossa misericórdia, libertai a nossa consciência de toda noa inquietação e dai-nos o que nem sequer ousamos pedir. Por NSJC…" (Oração de colecta do XXVII Domingo comum)
Sempre nos devemos fixar nesta oração de entrada, pois ela apresenta motivos importantíssimos para a nossa participação regular. Reparai como a graça de Deus excede muito mais do que possamos desejar e pedir. Além disso nos liberta das inquietações e bloqueios interiores, para que nos enriqueça e frutifique. Que bom é o encontro com o nosso Deus!
O Senhor está sempre disponível a aumentar a nossa fé, mas espera a disponibilidade para lhe obedecermos e sermos coerentes com ela. Pode ser pequenina, mas deve transformar o nosso coração. Depois de pô-la em prática, devemos ser confiantes e humildes. Assim nos sugere o que Senhor nos convida a rezar ao longo desta semana:
‘Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer’ (Evangelho: Lc. 17, 5-10)
Esta oração nos ajudará a não cair na arrogância dos fariseus, e a sermos constantes na relação com Deus.»
(Pe. Armando Duarte, partilha/reflexão para o XXVII Domingo comum ano C e semana que se lhe segue)
"Seguir Jesus é viver a aventura da fé:
🌟 fazer caminho com Ele,
🌟 identificar-se cada vez mais com Ele,
🌟 revestir-se do Seu estilo de vida.
A fé não é peso, é caminho. Não é medo, é confiança. Não é rotina, é aventura com Deus."
Sem comentários:
Enviar um comentário