Há quem defenda que toda a gente tem algum tipo de vício, mesmo que inconscientemente. Há quem defenda que um vício só acaba quando se substitui por outro.
Vício de tomar café, vício de comer... vício de ouvir música, vício de ler antes de adormecer... vício de roer as unhas, vício de fumar... vício de fazer exercício físico, vício de jogar computador... vício das compras, vício de mentir...
Será tudo isso vício?
Todos conhecemos histórias de vícios que consumiram vidas. Mas haverá algum vício bom ou, pelo menos, inofensivo... levezinho?
Um vício não está só no consumo abusivo de substâncias, mas também em comportamentos compulsivos.
Pode-se ser viciado numa ampla variedade de substâncias - drogas, tabaco, álcool, café - em que substâncias diferentes produzem níveis diferentes de êxtase, desejo, vício e ressaca.
E pode-se também ter vícios de comportamentos - sexo, comida, jogo, internet...
... internet!!!
Um comportamento compulsivo apresenta sintomas comportamentais, enquanto que o abuso de substâncias, geralmente, apresenta sintomas comportamentais e sintomas físicos.
Parece que praticamente todos temos a capacidade de ficar viciados numa substância ou numa actividade que experimentamos, se gostarmos do modo como ela nos faz sentir, e, muito embora muitos nunca fiquem dependentes, outros podem chegar a doenças mentais.
"Os Magos representam todos os povos da terra que procuram o Messias e, ao encontrá-lo, prostam-se diante dEle e adoram-No. A estrela que conduziu os Magos era o próprio Jesus que é a Luz para todos os povos. Os Magos procuraram incessantemente essa luz. Os sacerdotes e escribas também conheciam as escrituras mas ficaram indiferentes. O Rei Herodes tentou até apagar essa Luz."
"Deus continua a colocar-nos sinais para que O sigamos. Podemos fazer como Herodes que tenta eliminar esses sinais, podemos fazer como os sacerdotes e ficar indiferentes ou podemos fazer como os Magos que ficaram atentos aos sinais, reconheceram Jesus como o Salvador, O adoraram e regressaram por outro caminho, isto é, depois do encontro com Jesus, as suas vidas não voltaram mais a ser as mesmas. Passaram a ver os acontecimentos do mundo à luz de Deus."
Abre o coração Deixa que ele solte todo o Amor que aprisiona! Deixa egoísmos e, com as tuas cores, vem ajudar a construir um arco-íris de Amor e Paz que envolva a Terra inteira. A Paz é de quem a faz O Amor é de quem se dá! Que assim tenhas um 2009 repleto do que mais desejas!
_______________________
Deve haver um lugar dentro do teu coração
Onde a paz brilhe mais que uma lembrança
Sem a luz que ela traz já nem se consegue mais
Encontrar o caminho da esperança
Sinta, chega o tempo de enxugar o pranto dos homens
Fazendo-te irmão e estendendo a mão
Só o amor, muda o que já se fez E a força da paz junta todos outra vez Venha, já é hora de acender a chama da vida E fazer a terra inteira feliz
Se você for capaz de soltar a sua voz
Pelo ar, como prece de criança
Deve então começar outros vão te acompanhar
E cantar com harmonia e esperança
Deixe, que esse canto lave o pranto do mundo
Pra trazer perdão e dividir o pão
Só o amor, muda o que já se fez E a força da paz junta todos outra vez Venha, já é hora de acender a chama da vida E fazer a terra inteira feliz
Quanta dor e sofrimento o mundo ainda tem,
Pra manter a fé e o sonho dos que ainda vêm.
A lição pro futuro vem da alma e do coração,
Pra buscar a paz, não olhar pra trás, com amor
Se quiseres começar outros vão te acompanhar
E cantar com harmonia e esperança.
Deixe, que esse canto lave o pranto do mundo
Pra trazer perdão e dividir o pão
Somos só peregrinos na viagem da vida,
Uns caminham nas trevas, outros seguem a luz.
Trazemos tesouros junto ao coração,
Alguns vão e outros nunca nos deixarão.
Algures na caminhada encontramos o Rei
que nos transformou, a Ele damos tesouros.
Homens sábios procuram e seguem a estrela,
Que os guia a Jesus, vindos de longe.
Dos fortes das nações aos pobres da terra,
Todos juntos proclamam:
Jesus nasceu.
Às vezes não damos lugar dentro de nós,
esperanças e sonhos todos sem Jesus.
Caminhamos às voltas sem encontrar saída,
Eis a estrela no Céu a brilhar como o dia.
Ele encontra lugar nos corações mais duros,
segreda "Eu te amo", "Não te abandonarei".
Homens sábios procuram e seguem a estrela,
Que os guia a Jesus, vindos de longe.
Dos fortes das nações aos pobres da terra,
Todos juntos proclamam:
Jesus nasceu.
Estrela de Belém brilha esta noite,
Leva-nos, guia-nos, à sua luz perfeita.
Oh, vem Jesus, pedimos-te "fica",
Renova o nosso espírito neste Natal.
Somos só peregrinos na viagem da vida,
saímos das trevas agora vemos luz.
Trazemos o tesouro mais precioso que o ouro,
a vida eterna, sua graça nós temos.
Um dia estaremos aos pés do Rei,
Juntos com os anjos, louvando a Deus.
Homens sábios procuram e seguem a estrela,
Que os guia a Jesus, vindos de longe.
Dos fortes das nações aos pobres da terra,
Todos juntos proclamam:
Jesus nasceu.
(Homens Sábios Procuram) (Wisemen Still Seek Him - Lynn Cooper)
Um dia em cheio para os grupos de catequese, de jovens e escuteiros de três paróquias vizinhas que se juntaram ao apelo do mesmo pároco.
O tempo ajudou a uma manhã inteira de jogos tradicionais ao ar livre, que pôs miúdos e graúdos a mexer (Lili, manda-me as fotos das minhas figuras tristes...) e que abriu o apetite ao almoço partilhado, ao qual se seguiu a Eucaristia muito festiva. Para as despedidas, algumas actuações em palco e... mais uma que eu não sabia:
Natal é ah, ah, ah É ih, ih, ih É oh, oh, oh Natal é não estar lá É estar aqui É não estar só
Natal é uma criança Que sozinho risca o chão Natal é a Joana É o Pedro e o João
Natal é dar um beijo Pela manhã ao pai e à mãe Natal é dar amor A quem o quer e não o tem.
Natal é lá na escola Quando todos dão a mão E abrem a sacola E repartem o seu pão
"Querem roubar-Te o Natal, Senhor. Querem ficar com a festa, mas não querem convidar o festejado.
Querem a árvore de Natal, mas esquecem a sua origem; querem dar e receber presentes, mas esquecem os que os Magos Te levaram a Belém; querem cantos de Natal, mas esquecem os que os Anjos Te cantaram naquela noite abençoada. Até a São Nicolau o disfarçaram de "pai Natal".
Querem as luzes e o feriado, o peru e as rabanadas; Querem a Ceia de Natal mas já não vão à Missa do Galo, nem Te adoram feito Menino nas palhinhas do Presépio.
Quando se lembram estas coisas e o facto que lhes deu origem diz-se que "o Natal é todos os dias", mas não se dispensa esta quadra de consumo e folguedos.
No meio de toda esta confusão deseja-se a paz e a fraternidade, mas esquecem que só Tu lhes podes dar.
E a culpa de tudo isto ser assim… é também minha que alinho nesta maneira pouco cristã de celebrar o teu nascimento.
Se desta vez eu der mais a quem tem menos e comprar menos para quem já tem quase tudo… se em vez de me cansar a correr de loja em loja guardar esse tempo para parar diante de Ti…
Se neste Natal fores mesmo Tu a razão da minha festa… as luzes e os cantos, o peru e as rabanadas, os presentes e até o Pai Natal me falarão de Ti e desse gesto infinito do Teu Amor de teres vindo ao meu encontro nessa noite santa do teu Natal."
estou aqui de fugida para pedir desculpas pela minha ausência, nas visitas aos companheiros da blogosfera e em retribuição aos comentários que venho recebendo, embora os leia com muito carinho. Muito obrigada por comentarem os meus posts. Podem comentar qualquer um dos anteriores que não tenham ainda visto, que os lerei sempre e retribuirei assim que puder.