14/01/2009

Espero-te tanto...


(imagem algures na net)

Absorta
Aguardo

No meio do ruído
Insinuam-se momentos de música
Um único pensamento me absorve
De uma saudade quase a volatizar-se

As horas que nos separam
Não tardam a afastar-se
Diminuem ao embalo
Do bater do coração
Cada vez mais apressado
Na ânsia de te abraçar
De te mimar

Espero-te...
Na música que me dá cor
Amor!
Mais nada me canta!



"É que eu quero-te tanto,
é sempre mais do que eu te sei dizer...
mil vezes mais do que eu te sei dizer"


  (Mafalda Veiga - Imortais)


09/01/2009

Teoria do Vício... ou nem por isso

Há quem defenda que toda a gente tem algum tipo de vício, mesmo que inconscientemente.
Há quem defenda que um vício só acaba quando se substitui por outro.

Vício de tomar café, vício de comer...
vício de ouvir música, vício de ler antes de adormecer...
vício de roer as unhas, vício de fumar...
vício de fazer exercício físico, vício de jogar computador...
vício das compras, vício de mentir...

Será tudo isso vício?

Todos conhecemos histórias de vícios que consumiram vidas. Mas haverá algum vício bom ou, pelo menos, inofensivo... levezinho?

Um vício não está só no consumo abusivo de substâncias, mas também em comportamentos compulsivos.

Pode-se ser viciado numa ampla variedade de substâncias - drogas, tabaco, álcool, café - em que substâncias diferentes produzem níveis diferentes de êxtase, desejo, vício e ressaca.

E pode-se também ter vícios de comportamentos - sexo, comida, jogo, internet...

... internet!!!

Um comportamento compulsivo apresenta sintomas comportamentais, enquanto que o abuso de substâncias, geralmente, apresenta sintomas comportamentais e sintomas físicos.

Parece que praticamente todos temos a capacidade de ficar viciados numa substância ou numa actividade que experimentamos, se gostarmos do modo como ela nos faz sentir, e, muito embora muitos nunca fiquem dependentes, outros podem chegar a doenças mentais.

Acho que devemos estar atentos...

Cuidado para não se ficar adicto!

06/01/2009

O Dia de Reis

   

 Aqui estão os reis à porta 
E os pastores pra os cantar 
Se os senhores nos dão licença 
Nós os vamos começar 

 Senhores da casa gente nobre 
Escutai e ouvireis 
Das partes do oriente 
São chegados os três reis 

 Treze dias a acabar 
E os santos reis a chegar 
À procura do rei Herodes 
Para os bem encaminhar 
  
Canção dos Reis (desconheço o autor) 
 
 [Acordes: 
Introdução - Sol Re La Re 
Estrofes - La Re La Re] 
 
Cantar os Reis - última etapa dos festejos do Natal.

04/01/2009

Uma Luz para todos os Povos da Terra

"Os Magos representam todos os povos da terra que procuram o Messias e, ao encontrá-lo, prostam-se diante dEle e adoram-No.
A estrela que conduziu os Magos era o próprio Jesus que é a Luz para todos os povos.
Os Magos procuraram incessantemente essa luz.
Os sacerdotes e escribas também conheciam as escrituras mas ficaram indiferentes.
O Rei Herodes tentou até apagar essa Luz."



"Deus continua a colocar-nos sinais para que O sigamos.
Podemos fazer como Herodes que tenta eliminar esses sinais, podemos fazer como os sacerdotes e ficar indiferentes ou podemos fazer como os Magos que ficaram atentos aos sinais, reconheceram Jesus como o Salvador, O adoraram e regressaram por outro caminho, isto é, depois do encontro com Jesus, as suas vidas não voltaram mais a ser as mesmas.
Passaram a ver os acontecimentos do mundo à luz de Deus."

In: Epifania - Ano A / Ministério do Leitor

31/12/2008

Ano Novo de Amor e Paz!

Abre o coração
Deixa que ele solte todo o Amor que aprisiona!

Deixa egoísmos e,
com as tuas cores,
vem ajudar a construir um arco-íris de Amor e Paz
que envolva a Terra inteira.

A Paz é de quem a faz
O Amor é de quem se dá!

Que assim tenhas um 2009
repleto do que mais desejas!

_______________________

Deve haver um lugar dentro do teu coração
Onde a paz brilhe mais que uma lembrança
Sem a luz que ela traz já nem se consegue mais
Encontrar o caminho da esperança

Sinta, chega o tempo de enxugar o pranto dos homens
Fazendo-te irmão e estendendo a mão

Só o amor, muda o que já se fez
E a força da paz junta todos outra vez
Venha, já é hora de acender a chama da vida
E fazer a terra inteira feliz


Se você for capaz de soltar a sua voz
Pelo ar, como prece de criança
Deve então começar outros vão te acompanhar
E cantar com harmonia e esperança

Deixe, que esse canto lave o pranto do mundo
Pra trazer perdão e dividir o pão

Só o amor, muda o que já se fez
E a força da paz junta todos outra vez
Venha, já é hora de acender a chama da vida
E fazer a terra inteira feliz


Quanta dor e sofrimento o mundo ainda tem,
Pra manter a fé e o sonho dos que ainda vêm.
A lição pro futuro vem da alma e do coração,
Pra buscar a paz, não olhar pra trás, com amor

Se quiseres começar outros vão te acompanhar
E cantar com harmonia e esperança.

Deixe, que esse canto lave o pranto do mundo
Pra trazer perdão e dividir o pão



25/12/2008

Oh, Jesus, renova o nosso espírito neste Natal!

Somos só peregrinos na viagem da vida,
Uns caminham nas trevas, outros seguem a luz.
Trazemos tesouros junto ao coração,
Alguns vão e outros nunca nos deixarão.
Algures na caminhada encontramos o Rei
que nos transformou, a Ele damos tesouros.

Homens sábios procuram e seguem a estrela,
Que os guia a Jesus, vindos de longe.
Dos fortes das nações aos pobres da terra,
Todos juntos proclamam:
Jesus nasceu.

Às vezes não damos lugar dentro de nós,
esperanças e sonhos todos sem Jesus.
Caminhamos às voltas sem encontrar saída,
Eis a estrela no Céu a brilhar como o dia.
Ele encontra lugar nos corações mais duros,
segreda "Eu te amo", "Não te abandonarei".

Homens sábios procuram e seguem a estrela,
Que os guia a Jesus, vindos de longe.
Dos fortes das nações aos pobres da terra,
Todos juntos proclamam:
Jesus nasceu.

Estrela de Belém brilha esta noite,
Leva-nos, guia-nos, à sua luz perfeita.
Oh, vem Jesus, pedimos-te "fica",
Renova o nosso espírito neste Natal.

Somos só peregrinos na viagem da vida,
saímos das trevas agora vemos luz.
Trazemos o tesouro mais precioso que o ouro,
a vida eterna, sua graça nós temos.
Um dia estaremos aos pés do Rei,
Juntos com os anjos, louvando a Deus.

Homens sábios procuram e seguem a estrela,
Que os guia a Jesus, vindos de longe.
Dos fortes das nações aos pobres da terra,
Todos juntos proclamam:
Jesus nasceu.

(Homens Sábios Procuram)
(Wisemen Still Seek Him - Lynn Cooper)

 

Wisemen Still Seek Him (Mais aqui)


Saibamos ser sábios!
Deixemos-nos guiar pela Luz!
Um Salvador nasceu para nós!

20/12/2008

Natal também é...

Um dia em cheio para os grupos de catequese, de jovens e escuteiros de três paróquias vizinhas que se juntaram ao apelo do mesmo pároco.

O tempo ajudou a uma manhã inteira de jogos tradicionais ao ar livre, que pôs miúdos e graúdos a mexer (Lili, manda-me as fotos das minhas figuras tristes...) e que abriu o apetite ao almoço partilhado, ao qual se seguiu a Eucaristia muito festiva. Para as despedidas, algumas actuações em palco e... mais uma que eu não sabia:

Natal é ah, ah, ah
É ih, ih, ih
É oh, oh, oh
Natal é não estar lá
É estar aqui
É não estar só

Natal é uma criança
Que sozinho risca o chão
Natal é a Joana
É o Pedro e o João

Natal é dar um beijo
Pela manhã ao pai e à mãe
Natal é dar amor
A quem o quer e não o tem.

Natal é lá na escola
Quando todos dão a mão
E abrem a sacola
E repartem o seu pão
__________________

Façam por viver um Santo e Feliz Natal!

14/12/2008

O meu Natal tem Jesus

"Querem roubar-Te o Natal, Senhor.
Querem ficar com a festa,
mas não querem convidar o festejado.

Querem a árvore de Natal, mas esquecem a sua origem;
querem dar e receber presentes,
mas esquecem os que os Magos Te levaram a Belém;
querem cantos de Natal,
mas esquecem os que os Anjos Te cantaram naquela noite abençoada.
Até a São Nicolau o disfarçaram de "pai Natal".

Querem as luzes e o feriado, o peru e as rabanadas;
Querem a Ceia de Natal
mas já não vão à Missa do Galo,
nem Te adoram feito Menino nas palhinhas do Presépio.

Quando se lembram estas coisas e o facto que lhes deu origem
diz-se que "o Natal é todos os dias",
mas não se dispensa esta quadra de consumo e folguedos.

No meio de toda esta confusão deseja-se a paz e a fraternidade,
mas esquecem que só Tu lhes podes dar.

E a culpa de tudo isto ser assim… é também minha
que alinho nesta maneira pouco cristã de celebrar o teu nascimento.

Se desta vez eu der mais a quem tem menos
e comprar menos para quem já tem quase tudo…
se em vez de me cansar a correr de loja em loja
guardar esse tempo para parar diante de Ti…

Se neste Natal fores mesmo Tu a razão da minha festa…
as luzes e os cantos, o peru e as rabanadas, os presentes
e até o Pai Natal
me falarão de Ti e desse gesto infinito do Teu Amor
de teres vindo ao meu encontro nessa noite santa do teu Natal."

(Rui Corrêa d'Oliveira – "Bom dia" – Canal Sim RR – 08.12.2008)


08/12/2008

Sobe... sobe...

Sobe à montanha... para orar.

Mas primeiro mete gasóleo no carro!

05/12/2008

Desculpas

Caros amigos e visitantes,
estou aqui de fugida para pedir desculpas pela minha ausência, nas visitas aos companheiros da blogosfera e em retribuição aos comentários que venho recebendo, embora os leia com muito carinho. Muito obrigada por comentarem os meus posts. Podem comentar qualquer um dos anteriores que não tenham ainda visto, que os lerei sempre e retribuirei assim que puder.

Entretanto, convido-vos a visitar-me também nos meus outros blogues que poderão encontrar aqui: https://www.blogger.com/profile/15673009006344117280 

Conto publicar e ir-vos visitando tão breve quanto me for possível, mas outras prioridades agora se me impõem.

 Grata a todos!

Partilhas maiores