25/10/2008

Eu sou assim

O Fontez e a Carol desafiaram...
E eu lá me resolvi...

Entre outras:

Seis coisas com que me preocupo

*A vida
*A pobreza no mundo
*Os meus amigos
*A catequese
*Os meus pais
*Os meus filhos

Seis coisas com que não me preocupo

*"Diz que disses" e conversas "da treta"
*Outras futilidades/certos escritos, notícias, revistas cor-de-rosa...
*Se os outros têm coisas que eu não
*Maquilhagem
*Televisão
*Estado do tempo

Seis coisas de que gosto

*Que os filhos conversem comigo sobre as suas coisas
*Jogar com o marido
*Dormir
*Ler
*Ouvir música
*Andar na estrada

Seis coisas de que não gosto

*Cobras
*Prepotência
*Arrogância
*Má educação
*Manias de grandeza
*Que tentem mandar em mim

Seis coisas que me fazem sorrir

*Um sorriso
*Uma piada
*Um dia de sol
*Saber-me amada
*Um pouco de atenção
*Uma criança educada

Seis coisas que me deixam triste

*Solidão
*Miséria
*Falta de amor
*Zangas
*Ingratidão
*Injustiças

Seis coisas que me definem

*Sorriso no rosto
*Amor/Amizade
*Perfeccionismo
*Impulsividade
*Inconformismo
*Música/Canto

E agora passo o desafio a quem se sentir tentado.

19/10/2008

Dia Mundial das Missões



Dar a Deus o que é de Deus!

12/10/2008

Ser grão de trigo

Se o grão de trigo não morrer na terra é impossível
que nasça fruto.
Aquele que dá a sua vida aos outros terá sempre o Senhor


Felizes seremos nós na pobreza
se em nossas mãos houver o amor de Deus,
se nos abrirmos à esperança,
se trabalharmos por fazer o bem.
Felizes seremos nós na humildade
se como crianças soubermos viver
a terra será a nossa herança, a nossa herança.

Felizes seremos se partilharmos,
se o nosso tempo for para os irmãos
para quem vive em grande tristeza
e para quem caminha em solidão.
Felizes seremos se dermos amor
se houver sinceridade em nossas mãos
poderemos sempre olhar e ver a Deus, e ver a Deus.

Felizes seremos se oferecermos paz
se denunciarmos toda opressão
se desterrarmos ódio e rancores
será mais limpo o nosso coração.
Felizes seremos na adversidade
se nos perseguirem sem terem razão
então, a vida terá sentido em Deus, sentido em Deus.


(Grão de Trigo no Youtube)

Primeira Missa das Crianças do novo Ano Catequético.Nestas Missas das Crianças, um dos principais objectivos é o de que se sintam parte integrante da Comunidade, ao participarem mais activamente, quer pelo canto, leituras, ofertório, acólitos...

Vão chegando e começando a ficar agitados, uns pelas tarefas que lhes cabem, outros pela natural irrequietude das crianças.
Mas estão ali com sorrisos estampados nos rostos. Estão ali dispostos a ser pequenos grãos de trigo na seara do Senhor!

08/10/2008

Avancemos!



Podem, um dia, ter-te fechado uma porta.
Mas se foste conseguindo ir abrindo janelas,
afasta as cortinas e deixa entrar toda a claridade.
Imerge nessa luz que se insinua.

Já fiz a matrícula!

05/10/2008

Fica junto a nós

As sombras se desvanecem e a noite cai,
no horizonte se desprendem
os reflexos tão distantes de um dia
que nasceu em nós e não terá fim,
porque sabemos que uma nova vida
daqui partiu e nunca mais acabará.

Fica junto a nós, em breve desce o sol,
fica junto a nós que o dia findará.
Fica junto a nós que o sol se esconderá,
se estás entre nós, a noite não virá.


Como o mar se espraia infinitamente,
o vento soprará e abrirá
os caminhos escondidos, tantos corações
hão-de ver uma nova luz clara,
como uma chama que onde passa queima,
o Teu amor todo o mundo invadirá.

À nossa volta a humanidade luta, sofre e anseia
como um deserto esta terra
está sedenta de uma chuva, de um céu azul
sem ter nuvens mas que pode dar vida.
Em Ti seremos nascentes de água viva.
E Tua luz, esta terra inundará.

Hino Oficial da Primeira JMJ 


no youtube em português 2

Fica, Senhor, junto a nós!
Inunda-nos da tua presença
E que o meu coração em Ti encontre o refúgio.

02/10/2008

Preciso

PACIÊNCIA



Em doses extra!!!

01/10/2008

Frágil



Quando não se resiste à pressão!

20/09/2008

Do Caos para Eros

game… to be [Ser]

sou quem sou
e quero ser.
sei para onde vou (?)
e espero merecer.

és quem és…
porque queres ser.
vai lés a lés…
[e]nao penses no ter.

(by Fontez - Don’t panic! The truth is… )

Não feches o coração
Se queres ser alguém
E tornar a vida melhor
És um com o mundo
Na alegria ou na dor
Na paz ou na aflição
Sozinho não és nada
Só te completas no outro, teu irmão

(by Fa menor - Partilhas em Fa menor)

A minha mensagem:
Solidão...

(música: Sarah Mclachlan - Angel)

Sarah McLachlan - Angel por ILONA0034

Este é um desafio proposto pelo Fontez.
Diz ele, e muito bem, que "cada um de nós deixa uma marca afectando os demais…"

O desafio consiste em juntar uma estrofe às já colocadas pelos participantes no jogo, e passá-las todas para outro amigo, que por sua vez lhes juntará a sua e assim por diante... formando uma corrente de "Eros num Caos".

Atrever-me-ia a pedir que cada participante juntasse ainda uma mensagem ou complemento/justificação da estrofe (facultativo).
O Fontez deixou-a num pequeno texto, eu coloquei-a sob a forma de vídeo.

E agora peço à minha recente amiga Peregrina que use a sua criatividade e se atreva!


E quem mais quiser "apanhar este barco" sinta-lhe o embalo e avance!

14/09/2008

Olhar para a cruz de outro modo

Exaltação da Santa Cruz


Não há quem não tenha a sua cruz, quem não tenha que carregar fardos, com mais ou menos peso.
Mas olhemos bem, com olhos de ver, para a imagem de Jesus pregado na Cruz, e sintamos as suas dores. O Inocente, condenado como se fora um malfeitor, o mais reles dos assassinos.

Na Cruz de Cristo está a nossa salvação, a redenção dos nossos pecados, a nossa libertação de escravos para homens livres.
O Inocente pagou para nos remir, para que, em todos os tempos, os homens ao usarem a sua liberdade, vivam corajosamente o mandamento novo que Ele nos deixou: "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei."

Pensemos bem na Cruz de Cristo, quando fazemos, em nós, o Sinal da Cruz, Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Pois é do Alto que nos vem a Paz e a Redenção.

12/09/2008

Paz no coração




Janelas da alma franqueadas
Aos alvores do amanhecer

Asas abertas a planar
Respirando o alvorecer

Sentir o vento no rosto
É receber um sopro de Deus

O coração ainda a recordar
E a paz a chegar na brisa da manhã

Partilhas maiores