quinta-feira, dezembro 25, 2025

Deus acampou no meio de nós!

«Dia de Natal, tão significativo para a nossa vida!

Mas só quem participa na Eucaristia tem a graça de beneficiar deste dom. 

Temo que o Natal possa passar ao lado da vida de alguns, e, sendo o nosso coração o verdadeiro presépio, Jesus não tenha lugar para nascer, como aconteceu em Belém. 
Oxalá que a história não continue a repetir-se, pois é já tempo de termos aprendido como se realiza o "hoje" da nossa salvação.

Para ajudar um pouco, ofereço esta breve partilha.

Saudações no Deus Menino!

A paz e o amor de Deus Pai, que se manifestaram em Cristo, nascido para nossa salvação, estejam convosco!

Amigos: esta é saudação específica para a celebração do Natal, que o novo Missal romano nos apresenta. Por isso, a quero partilhar convosco. Assim se exprime o amor que Deus nos tem, ao dar-nos o seu Filho. Deus nasce entre nós, e oferece-nos a Vida, por Jesus. No Natal, Deus nasce como homem. para fazer de nós filhos de Deus. Que alegria e felicidade, Ele nos vem trazer! Vivamo-la em profundidade e gratidão. 

A solenidade da celebração litúrgica do Natal é de tal forma importante, que se reveste de sinais de festa por uma semana. Além disso, num convite a viver a grande riqueza da Palavra de Deus, porque a Palavra se fez Vida, no seio da Virgem Maria, apresenta-nos textos diferentes, consoante as horas, em que a Eucaristia é celebrada. Além disso, voltam as flores, entoa-se de novo o “Glória”, para juntar ao canto dos anjos, e os paramentos voltam a ser brancos. Mas também nas igrejas, somos convidados a contemplar a ternura das figuras dos presépios, que se multiplicaram nas casas, nas ruas e nas instituições, além da música alegre desta festa cristã.

 "Senhor, nosso Deus, que de modo admirável criastes o homem e de modo ainda mais admirável o renovastes, fazei que possamos participar na vida divina do vosso Filho que Se dignou assumir a nossa natureza…" 
(Oração de colecta da solenidade do Natal)

Por duas vezes se insiste no modo admirável, com que fomos criados e renovados por Deus. E o maior bem é poder participar na vida divina. Recebêmo-la no nosso Baptismo. Para o nosso maior bem, não a podemos ignorar e perder. 


"E o Verbo fez-se carne e habitou entre nós." (Evangelho: Jo. 1, 1-5.9-14)

Acolher a Palavra é participar na vida de Deus, porque montou a Sua tenda no meio de nós. O Filho de Deus torna-se um de nós, para nos dar a participar na vida de filhos de Deus. Ele dá ao homem a vida em plenitude para que cresçamos na mais perfeita realização. Importa saborear a Palavra, rezar o Verbo de Deus, presente no nosso coração. 


 No Natal somos chamados a pensar nos que não podem ter as nossas condições, para celebrá-lo em paz e alegria. 
 
Natal é partilha, amor, vida e serviço aos pobres e aos que mais sofrem. Não há Natal verdadeiro para os que se fecham em si. Vamos ser generosos!»
(Pe.Armando Duarte, partilha/reflexão para o Natal do Senhor)

Santo Natal!

Sem comentários:

Partilhas maiores