sábado, dezembro 13, 2025

Alegrai-vos !

«Olá, amigos!

Ao domingo da alegria, aqui vai uma achega para que a vossa alegria possa ser grande e fecunda!

A graça e a paz do Senhor que é, que era e que vem, estejam convosco!

De novo, amigos, uso uma saudação do Missal romano, que está em consonância com o tempo litúrgico que vivemos. Numa semana, em que ocorreu também a solenidade da Imaculada Conceição, felicito particularmente aqueles que participaram na Eucaristia, em honra d’Aquela que foi concebida sem mancha do pecado original, e nossa Mãe, porque os filhos nunca faltam a uma festa da Mãe. 
E vale a pena continuar a saborear a resposta que deu ao convite de Deus, que a todos nós beneficiou, e que frutifica por toda a eternidade: “Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a Tua Palavra”.

O Senhor vem, e nós queremos preparar-nos para ir ao seu encontro. Estamos já no terceiro domingo do Advento, marcado pela proximidade libertadora de Deus, que vem alegrar os nossos corações. É também conhecido como o domingo da alegria, porque Deus não abandona os homens, e, como vivemos no dia 8, oferece-nos um plano de salvação. 

Na Palavra deste domingo, começa por nos alegrar, para vencer os desertos da criação, e dos homens em particular, pois o nosso Deus “vem salvar-nos”. Dando consistência à nossa esperança, convida-nos à paciência, pois o nosso Deus “está à porta”, lembra a segunda leitura. Deixemo-lO entrar nosso coração! No evangelho, aparece-nos João Baptista como mensageiro, a preparar a chegada de Jesus. Ele se apresenta com a clareza dos sinais do Reino.

"Deus de infinita bondade, que vedes o vosso povo esperar fielmente o Natal do Senhor, fazei-nos chegar às solenidades da nossa salvação e celebrá-las com renovada alegria. Por NSJC…" (Oração de colecta do III Domingo do Advento.)

Como vemos, nesta oração inicial se expressa a nossa alegria, que cresce em intensidade, na esperança de viver as solenidades do nascimento do nosso Salvador.

"O menor no reino dos Céus é maior do que ele [João Baptista]." (Evangelho: Mt. 11, 2-11)

Aqueles que fazem a experiência do Reino, que reconhecem os seus sinais e O acolhem no seu coração, são maiores que João Baptista. 
Se aderimos a Ele, que felicidade nos dá!»
 (Pe. Armando Duarte, partilha/reflexão ao III Domingo Advento (domingo Gaudete) — ano A e semana que se lhe segue)

1 comentário:

Majo Dutra disse...

Queria me queixar, confessando que de preparação, só vejo miríades de luzes pisca-pisca, mas não quero estragar o teu sério artigo.
Ando triste... falta-me um dos meus meninos... 💔
Tem um santo final de Advento.
Um grande abraço, Amiga.
~~~~

Partilhas maiores